• Entrar
  • Cadastrar
Almoço de Páscoa: 50 receitas simples e deliciosas para servir no domingo

Veja sugestões de pratos para montar uma mesa farta para o almoço de Páscoa que até o coelhinho vai querer ficar para comer

Essas receitas salgadas e doces são perfeitas para quem ainda não se planejou para o almoço de Páscoa do domingo (Créditos: TudoGostoso)

Quando acontece a Páscoa muda todo ano, mas o que não muda é que a Páscoa é celebrada no Brasil sempre com muita comida boa e o almoço no domingo é sinônimo de fartura. É um dia perfeito para juntar a família e compartilhar uma refeição completa com pratos de peixe, carne e, claro, sobremesas de Páscoa com muito chocolate. Confira receitas para a Páscoa deliciosas do TudoGostoso para montar um cardápio inteiro que vai surpreender os seus convidados com um almoço de Páscoa simples e inesquecível do começo ao fim.

O que comer no almoço de Páscoa?

Todo o período de Páscoa é marcado por tradições. São costumes que vieram da religião, mas que acabaram sendo adaptadas e adotadas por todo o país. Afinal, quem não gosta de comer um saboroso ovo de Páscoa cheio de chocolate? Ou então ver as crianças procurando os ovos escondidos pelo coelhinho logo no domingo de manhã? Esses momentos ficam na nossa memória e não poderia ser diferente com o almoço de Páscoa.

Se o costume é jejuar, evitar carne vermelha e comer peixe na Sexta-Feira Santa, no domingo a abundância é a regra. Por isso, está liberado comer carne de boi e de frango, mas o peixe continua sendo a opção de quem quer manter a tradição até o fim de semana. Para fechar o almoço de Páscoa não pode faltar chocolate, não importa se em forma de ovo de Páscoa caseiro ou de uma simples barrinha.

Como montar um cardápio completo para o almoço de Páscoa?

Não sabe o que comer na Páscoa? Para montar o cardápio de almoço de Páscoa, o segredo é ter uma mesa bem cheia. Um prato de carne vermelha é ideal para quem passou vontade nos últimos dias, mas incluir um bacalhau é bem típico de como comemoramos a Páscoa. E não precisa ficar só com as carnes. É bom ter alguma opção vegetariana ou uma receita vegana para aquelas pessoas da família que seguem esse tipo de alimentação. Massas e acompanhamentos também são bons para encher o prato.

E não esqueça da sobremesa! O ovo de chocolate é um clássico. Mas, se você acha que não vale a pena comprar ovo de Páscoa do mercado, você pode fazer um ovo de Páscoa caseiro ou então apostar em gostosuras em doses menores fazendo bombom ou trufas. Outras sobremesas com chocolate também servem, como um pavê ou uma mousse, e ainda pode incluir ovo de páscoa diet ou sobremesa de frutas mais leves. Para seguir no tema do feriado, a colomba pascal é o panetone da Páscoa é uma boa pedida. Ou seja, não faltam pratos para adoçar o seu almoço de Páscoa!

Almoço de Páscoa: receitas com peixe e frutos do mar

Um bom almoço de Páscoa precisa ter pratos com peixes ou frutos do mar para fechar a tradição da quaresma com estilo. O bacalhau é o mais tradicional, mas você pode usar outros peixes sem problemas.

Bacalhoada

A bacalhoada é um clássico da Páscoa (Créditos: TudoGostoso)

Para quem gosta de seguir as tradições, uma bacalhoada deliciosa não pode ficar de fora de uma mesa de almoço de Páscoa. Veja a receita de bacalhoada.

Moqueca de camarão

Moqueca de camarão é típica do nordeste, mas vale fazer em qualquer lugar do país (Créditos: TudoGostoso)

Receitas de moqueca ficam ótimas com qualquer fruto do mar, mas esta de camarão com azeite de dendê vai te surpreender. Veja a receita de moqueca de camarão.

Tilápia assada no forno

A tilápia assada é prática e uma delícia (Créditos: TudoGostoso)

A tilápia é um tipo de peixe branco que fica incrível assado com batata, tomate e cebola. Veja a receita de tilápia assada no forno.

Salmão grelhado

Salmão grelhado vai deixar a sua festa mais chique (Créditos: TudoGostoso)

Esta receita de salmão grelhado é tão fácil que dá para preparar o molho de acompanhamento enquanto deixa o peixe dourando. Veja a receita de salmão grelhado.

Peixe frito

Um bom peixe frito sempre cai bem no almoço (Créditos: TudoGostoso)

As vantagens das receitas de peixe frito é que elas são fáceis de preparar e agradam muitas pessoas. Veja a receita de peixe frito.

Bobó de camarão

Bote um bobó de camarão na mesa do almoço de Páscoa e veja ele fazer sucesso (Créditos: TudoGostoso)

Com mandioca e camarão, não tem como errar com um incrível bobó de camarão como este. Veja a receita de bobó de camarão.

Bacalhau desfiado no forno

Um bom bacalhau desfiado fica incrível na Páscoa (Créditos: TudoGostoso/Sabrina Liz Moreira)

As receitas com bacalhau desfiado tem tudo a ver com o almoço de Páscoa e esse prato torna tudo mais simples. Veja a receita de bacalhau desfiado no forno.

Torta de sardinha de liquidificador

A torta de sardinha de liquidificador é ótima para quem tem pouco tempo para fazer o almoço (Créditos: TudoGostoso/Livia Rezende)

Duas latas de sardinha e muitos legumes recheiam esta massa prática. Quer acertar na receita? Veja mais dicas de como fazer torta de sardinha de liquidificador sem erro. Veja a receita de torta de sardinha de liquidificador.

Almoço de Páscoa: receitas com outras carnes

É sempre bom ter uma opção com carne na mesa do almoço de Páscoa, especialmente para quem passou os 40 dias da Quaresma evitando o ingrediente e agora quer saciar essa vontade de uma vez.

Pernil de cordeiro assado

O pernil de cordeiro é um prato tradicional de Páscoa (Créditos: TudoGostoso)

Quem prefere seguir mais à tradição pode fazer uma receita com a carne de cordeiro, um dos símbolos antigos do almoço de Páscoa. Veja a receita de pernil de cordeiro assado.

Carne de panela com batata

É só botar carne e batata na panela de pressão para fazer esse prato (Créditos: TudoGostoso)

Na mesma panela de pressão você cozinha a carne de panela e a batata. Prático, não é? Veja a receita de carne de panela com batata.

Picanha ao forno

Imagina uma picanha deliciosa dessas no almoço de Páscoa? (Créditos: TudoGostoso)

A picanha ao forno é feita com uma carne tão deliciosa que não precisa de muito esforço ou tempero para que ela fique saborosa. Veja a receita de picanha ao forno.

Rocambole de carne moída

Esse rocambole de carne vai alimentar a sua familia inteira (Créditos: TudoGostoso)

A carne moída dá uma boa massa para um rocambole salgado com queijo e presunto por dentro. Veja a receita de rocambole de carne moída.

Linguiça assada

A linguiça assada pode ser um prato principal, um acompanhamento ou mesmo um petisco (Créditos: TudoGostoso/Aline Abreu)

Ter uma porção de linguiça assada à mesa no almoço de Páscoa é útil para cada convidado servir a porção que desejar. Veja a receita de linguiça assada.

Filé mignon ao molho de mostarda

O filé mignon é uma boa pedida em qualquer época do ano (Créditos: TudoGostoso)

O molho de mostarda é um dos que mais combina com o suculento filé mignon. Veja a receita de filé mignon ao molho de mostarda.

Escondidinho de carne-seca

O escondidinho de carne-seca é para quem quer um prato que agrada todo mundo (Créditos: TudoGostoso)

Esta receita de escondidinho de carne-seca usa mandioca em vez da batata que fica com ainda mais cara do Brasil e o resultado continua bem gostoso. Veja a receita de escondidinho de carne-seca.

Costelinha

Essa costelinha é igual de restaurante (Créditos: TudoGostoso)

Já que é para esbanjar no almoço festivo, que tal experimentar esta receita com costelinha de porco? Todos vão ficar impressionados com essa opção deliciosa para o seu almoço de Páscoa. Veja a receita de costelinha.

Fricassê de frango

Nenhuma ocasião especial pode ficar sem fricassê de frango (Créditos: TudoGostoso)

O fricassê de frango é uma receita que muita gente adora, então é garantia de sucesso em qualquer refeição em família. Veja a receita de fricassê de frango.

Filé de frango à parmegiana

O filé de frango à parmegiana é simples, mas delicioso (Créditos: TudoGostoso)

O filé de frango assado fica gostoso por si só com o molho, mas colocar um pouco de queijo em cima não custa muito e o sabor fica espetacular. Com o segredo de chef, seu filé à parmegiana vai ficar irresistível. Veja a receita de filé de frango à parmegiana.

Frango xadrez

Aposte no frango xadrez nesta Páscoa (Créditos: TudoGostoso)

O frango xadrez é um prato originalmente chinês, mas nem por isso ele não pode ser servido no almoço de Páscoa. Veja a receita de frango xadrez.

Almoço de Páscoa: receitas de acompanhamentos

O almoço de Páscoa não é feito só de carne e peixe. Você sempre precisa ter em mãos boas guarnições entre arroz, massas e salada para acompanhar a ocasião com fartura.

Macarrão ao molho branco

Quem gosta de massas vai amar esse macarrão (Créditos: TudoGostoso)

O macarrão com molho branco pode ser a estrela da refeição, mas também serve como um acompanhamento que tem tudo a ver com carnes. Veja a receita de macarrão ao molho branco.

Macarronada italiana com molho de tomate

Não precisa ter familia italiana para gostar desta macarronada (Créditos: TudoGostoso/Ellen Bergamini)

Não é difícil fazer seu próprio molho de tomate e com ele a sua macarronada fica com gostinho de comida caseira. Veja a receita de macarronada italiana com molho de tomate.

Salada de atum com feijão fradinho

Essa salada de atum é perfeita para a ocasião (Créditos: TudoGostoso)

O típico peixe do almoço de Páscoa não precisa estar só no prato principal e um bom exemplo é esta receita de salada com atum. Veja a receita de salada de atum com feijão fradinho.

Arroz à grega

O arroz à grega vai colorir sua Páscoa (Créditos: TudoGostoso)

Qualquer bom almoço em grupo precisa de uma porção de arroz em cima da mesa, então que tal fazer este arroz à grega? Veja a receita de arroz à grega.

Feijoada

Almoço de domingo e feijoada tem tudo a ver (Créditos: TudoGostoso)

Se tem um prato que é a marca de qualquer reunião de família, é a feijoada. Não deixe o seu almoço de domingo passar sem ela! Veja a receita de feijoada.

Batata assada com alho e azeite

A batata assada é o acompanhamento perfeito (Créditos: TudoGostoso)

A batata assada é gostosa e até mais saudável do que a batata frita de sempre. Além do alho, a dica é adicionar outro tempero como alecrim ou orégano por cima na hora de assar. Veja a receita de batata com alho e azeite.

Batata gratinada fácil

Essa batata gratinada é muito fácil (Créditos: TudoGostoso)

A batata gratinada é bem cremosa por causa do leite e da maionese. Por dentro, este prato ainda esconde bacon e salsinha que surpreendem ao dar uma garfada. Veja a receita de batata gratinada fácil.

Farofa paulista molhadinha

Experimente esta farofa molhadinha (Créditos: TudoGostoso)

A farofa combina muito com pratos de carne, então faz todo o sentido servir no almoço de Páscoa. Veja a receita de farofa paulista molhadinha.

Almoço de Páscoa: receitas vegetarianas e veganas

Quem possui restrições alimentares e não come carne ou produtos de origem animal não precisa ficar de fora da mesa de almoço de Páscoa. Com essas receitas vegetarianas e veganas deliciosas, todo mundo vai poder festejar feliz.

Moqueca de banana

A moqueca de banana é a clássica opção vegana (Créditos: TudoGostoso/Cristina Matos)

Quem disse que a moqueca precisa ser de peixe? Esta receita usa banana para fazer um prato vegano. Veja a receita de moqueca de banana

Quiche de espinafre

Faça essa quiche de espinafre (Créditos: Shutterstock)

Quiches vegetarianas são bons exemplos de como receitas sem peixe para o almoço de Páscoa podem ser saudáveis e gostosas. Veja a receita de quiche de espinafre.

Empadão vegano

Se surpreenda com o empadão vegano (Créditos: TudoGostoso)

Para a massa do empadão ser vegana, ela usa grão de bico e farinha de arroz. E a estrela do recheio é o palmito. Veja a receita de empadão vegano.

Salpicão vegetariano

Salpicão pode ser vegetariano e bom muito bom (Créditos: TudoGostoso/Agnes Garcia)

Receitas vegetarianas podem ser consumidas até por quem não dispensa a carne. Esta receita de salpicão, por exemplo, vai muito bem com pratos de carne. Veja a receita de salpicão vegetariano.

Couve-flor gratinada

Que tal uma couve-flor gratinada? (Créditos: TudoGostoso)

Fazer uma couve-flor gratinada com bastante queijo é uma ótima ideia para dar mais riqueza de sabor à hortaliça. Veja a receita de couve-flor gratinada.

Lasanha vegana de berinjela

Use a berinjela como massa da lasanha vegana (Créditos: TudoGostoso)

Melhor do que depender de massas de lasanha veganas, o melhor é usar a própria berinjela fatiada para colocar o recheio vegano. Veja a receita de lasanha vegana de berinjela.

Curry de legumes

O curry vegetariano é uma delícia (Créditos: Shutterstock)

Os temperos fortes do curry funcionam muito bem para dar um gosto mais forte para vegetais mais suaves como a berinjela, a cenoura e o chuchu. Veja a receita de curry de legumes.

Suflê de legumes

Suflê de legumes é ótimo para um almoço chique fácil de fazer (Créditos: TudoGostoso)

O suflê de legumes é um prato bem leve que compensa a fartura de outros pratos da lista. Veja a receita de suflê de legumes.

Almoço de Páscoa: receitas de sobremesa

Nenhum almoço de Páscoa está completo sem uma sobremesa incrível! Tem receitas de doces tradicionais, sobremesas de família clássicas e, claro, muito chocolate.

Colomba de Páscoa

A colomba de Páscoa é tradição do feriado (Créditos: TudoGostoso)

A colomba de Páscoa é um tipo de pão adocicado que lembra o panetone natalino, mas é uma receita clássica da Páscoa. Veja a receita de colomba de Páscoa.

Mousse de chocolate

Mousse de chocolate vai bem em qualquer momento (Créditos: TudoGostoso)

Está precisando de uma sobremesa simples e fácil para terminar o cardápio? A mousse de chocolate é sempre uma boa opção que todo mundo adora. Veja a receita de mousse de chocolate.

Biscoitos de Páscoa

Os biscoitos de Páscoa são ótimos presentes (Créditos: TudoGostoso)

Esta receita de biscoitos leva especiarias bem variadas. Para ficar no tema da Páscoa, use forminhas adequadas e capriche na decoração com glacê colorido. Veja a receita de biscoitos de Páscoa.

Bolo de cenoura

Bolo de cenoura com chocolate tem tudo a ver com a Páscoa (Créditos: TudoGostoso)

O bolo de cenoura com cobertura de chocolate agrada ao coelhinho da Páscoa e também aos humanos convidados para o almoço. Veja a receita de bolo de cenoura.

Bombom de travessa

Para que se contentar com um bombonzinho quando pode ter um bombom na travessa (Créditos: TudoGostoso)

O bombom de travessa é um dos melhores doces para a Páscoa porque tem bastante chocolate e a sobremesa é grande o bastante para render para a família toda. Veja a receita de bombom de travessa.

Cenourinha recheada com chocolate

As crianças vão amar essa cenourinha de chocolate (Créditos: TudoGostoso)

Esta receita é bem lúdica para a Páscoa e todas as crianças vão se divertir com este cone de sorvete com chocolate que parece uma cenoura. Veja a receita de cenourinha recheada com chocolate.

Pão de mel no cone

O pão de mel no cone é uma ideia diferente e deliciosa (Créditos: TudoGostoso)

Com as mesmas casquinhas de sorvete você pode fazer esta receita de pão de mel diferente. Veja a receita de pão de mel no cone.

Torta de palha italiana com creme de avelã

É torta, palha italiana e creme de avelã juntinhos (Créditos: TudoGostoso)

Dá para salivar só de ver o nome da receita de torta de palha italiana com creme de avelã de tanta gostosura junta em uma só sobremesa de Páscoa. Veja a receita de torta de palha italiana com creme de avelã.

Brownie sem glúten e sem lactose

Brownie de chocolate para todos com essa receita (Créditos: TudoGostoso)

Para quem tem dietas mais restritivas, evitar o chocolate pode ser um pesadelo nesta época do ano. Mas para não passar vontade, conte com receitas de doces sem lactose para a Páscoa como este brownie. Veja a receita de brownie sem glúten e sem lactose.

Almoço de Páscoa: receitas de ovo de Páscoa

Como a Páscoa é uma ocasião para lá de especial, a tradição de presentear e comer ovo de Páscoa não pode faltar. Ainda mais se for um ovo de Páscoa caseiro e muito recheado!

Ovo de Páscoa recheado de brigadeiro

Ovo de Páscoa com brigadeiro é bom demais (Créditos: TudoGostoso)

O ovo de Páscoa com uma camada de brigadeiro como recheio é uma delícia para presentear ou dividir com a família. Veja a receita de ovo de Páscoa recheado de brigadeiro.

Ovo de Páscoa de pote

Esse ovo de Páscoa é muito recheado e uma delícia (Créditos: TudoGostoso)

Esta receita usa a casca de ovo de Páscoa como pote para servir um creme de chocolate com creme de avelã para ninguém botar defeito. Veja a receita de ovo de Páscoa de pote.

Ovo de Páscoa na travessa

Não precisa deixar em formato de ovo de Páscoa para ser uma delícia (Créditos: TudoGostoso/Simone de Oliveira)

Se não tiver a forma do ovo de Páscoa, você pode fazer este doce em camadas que vai na travessa comum. Veja a receita de ovo de Páscoa na travessa.

Ovo de Páscoa recheado com bolo de cenoura

Rechear o ovo de Páscoa com bolo de cenoura é uma ideia deliciosa (Créditos: TudoGostoso)

Esta é mais uma receita divertida com cenoura e chocolate que representa alguns dos principais símbolos da festa. Veja a receita de ovo de Páscoa recheado com bolo de cenoura.

Ovo de Páscoa de Amarula

Ovo de Páscoa só para os adultos (Créditos: TudoGostoso)

Esta receita é para os adultos. A amarula é um licor que harmoniza bem com chocolate. Já que existe bombom e trufa de amarula, por que não fazer então um ovo de Páscoa de amarula caseiro? Veja a receita de ovo de Páscoa de Amarula.

Ovo de Páscoa recheado com torta de limão

Aproveite o toque cítrico deste ovo de Páscoa de torta de limão (Créditos: TudoGostoso)

Nem todo ovo de Páscoa precisa ser de chocolate ao leite ou amargo. Esta receita tem uma casca de chocolate branco e um recheio inspirado na torta de limão, com direito a biscoito triturado no fundo, creme de limão no meio e cobertura de merengue. Veja a receita de ovo de Páscoa recheado com torta de limão.

Veja mais:
Coelho bota ovo? Entenda o que o animal e o chocolate têm a ver com a Páscoa
Qual o melhor tipo de chocolate para fazer OVO DE PÁSCOA?
Não é fã de doces? Conheça versões de ovo de Páscoa salgado

Temas relacionados