Quem já viu que não vale a pena comprar ovo de Páscoa para presentear sabe que a melhor maneira de manter a tradição gastando menos é fazer seu próprio ovo de Páscoa caseiro. Fazer ovo de Páscoa, desde o clássico, ao trufado e até o ovo de colher, é um ótimo presente nesta data e ainda uma oportunidade de ganhar renda extra se quiser vender.
Para poder começar, não basta só pegar qualquer chocolate e derreter. Você precisa saber a quantidade de barra de chocolate para fazer um ovo e, mais importante, qual é o melhor tipo de chocolate para essa receita! Descubra no TudoGostoso qual chocolate usar para fazer ovo de Páscoa e garanta um resultado delicioso sempre para surpreender todo mundo no almoço de Páscoa!
Qual é o melhor tipo de chocolate para fazer ovo de Páscoa?
Se você já foi ao mercado atrás de barras ou pedaços de chocolate para fazer a casca do ovo de Páscoa, deve ter ficado em dúvida sobre as diferenças entre chocolate puro, fracionado e hidrogenado. Os três são muito usados na confeitaria, mas tem uma diferença importante entre eles que afeta até o modo de preparo.
O chocolate puro, também chamado de chocolate nobre, é o mais natural deles e a única gordura na composição é a da própria manteiga de cacau. Por causa disso, quando ele é derretido, precisa passar pela temperagem para chegar na temperatura certa antes de ser moldado na forma do ovo de Páscoa. Ele é muito vendido em barras e também em gotas para derreter mais fácil. Apesar de dar mais trabalho, o melhor tipo de chocolate para fazer ovo de Páscoa é o chocolate puro por ser o de maior qualidade e deixar aquela casquinha brilhante.
O chocolate fracionado tem esse nome porque ele tem uma mistura de manteiga de cacau e gordura vegetal na composição, o que tira a sua “nobreza”. Ele é mais barato e tem uma qualidade inferior no sabor e no acabamento. Por outro lado, você não precisa fazer a temperagem para conseguir moldar a casquinha do ovo de Páscoa sem que ela se quebre. Ainda é uma boa opção para fazer um ovo de Páscoa mais simples e em conta, especialmente se for rechear com outros sabores.
O terceiro tipo é o chocolate hidrogenado e nele a manteiga de cacau está totalmente ausente e só usa a gordura vegetal hidrogenada, por isso o nome. Dos três tipos, o chocolate hidrogenado tem a pior qualidade. Ele é mais gorduroso e fica mais opaco por não ter o brilho do cacau. Apesar de ser fácil de usar e não precisar de temperagem, ele não é indicado para doces finos como ovos de Páscoa e bombons por não ser tão gostoso.
Ovo de Páscoa com chocolate amargo, ao leite ou branco?
Outra dúvida que você pode ter é qual chocolate usar: o chocolate amargo, o chocolate ao leite ou o chocolate branco? A boa notícia neste caso é que qualquer um pode ser a base do seu ovo de Páscoa caseiro! O chocolate ao leite costuma ser o democrático que agrada mais gente, com um sabor de chocolate doce e suave. O chocolate amargo tem um gosto mais intenso e até mais benefícios para a saúde. O chocolate branco muitos dizem não ser chocolate é mais suave e tem menos gosto do ingrediente, mas fica ótimo em doces.
Mas uma dica para você escolher o melhor para a sua receita é considerar o sabor. Se for fazer um ovo de Páscoa com casquinha trufada ou aquele bem recheado para comer de colher, os sabores precisam se complementar. Se o recheio for muito doce, prefira o chocolate amargo para não ficar muito enjoativo. Mas se fizer um doce cítrico como uma mousse de limão, o chocolate branco cremoso é uma excelente opção. Se estiver na dúvida, um truque é fazer uma mistura entre chocolate ao leite e amargo, para ter um ovo de Páscoa com a doçura e cremosidade e um pouco do amargor delicioso.
Veja mais:
Almoço de Páscoa: 50 receitas simples e deliciosas para servir no domingo
O Brasil tem uma capital de chocolate artesanal com muitas atrações deliciosas e até spa e hotel temático que você precisa conhecer
Coelho bota ovo? Entenda o que o animal e o chocolate têm a ver com a Páscoa