• Entrar
  • Cadastrar
Como fazer ovo de Páscoa caseiro: veja dicas de passo a passo e receitas

Para quem ama um chocolate, a Páscoa é a época perfeita para se lambuzar com o doce. Aprenda como fazer ovo de Páscoa caseiro para todos os gostos!

Fazer ovo de Páscoa caseiro é bom para presentear e curtir essa delícia que é tradição da festa (Créditos: Shutterstock)

Quando a Páscoa chega o que não pode faltar é o ovo de chocolate tradicional! O ovo de Páscoa é ótimo para presentear os amigos e a família e é uma das principais formas de comemorar a Páscoa. Além disso, esse doce chocolatudo é ótimo para curtir como sobremesa depois do almoço de Páscoa.

O ovo de Páscoa mais tradicional é feito com duas cascas ocas que escondem uma surpresa dentro, mas o ovo de Páscoa de colher bem recheado conquistou muitos chocólatras. Se você quer aprender como fazer ovo de Páscoa caseiro, o TudoGostoso separou dicas preciosas de preparo e receitas de lamber os beiços para provar.

O que preciso para fazer ovo de Páscoa?

A maioria das pessoas já tem em casa os utensílios mais básicos para fazer ovo de Páscoa. Um recipiente de vidro para derreter o chocolate, uma faca para cortar o ingrediente em pedaços e uma colher ou espátula para mexer a mistura são os itens mais básicos. Mas um que não pode faltar são as formas de ovo de Páscoa de acetato ou de silicone no tamanho desejado.

Além disso, se você tiver uma balança para medir o peso e um termômetro para controlar a temperatura se optar por temperar chocolate, melhor ainda, mas não é necessário. Para os ingredientes, um ovo de Páscoa simples e clássico precisa de apenas um: o chocolate puro. Outros ingredientes como nozes, frutas, leite condensado entram em cenas nas opções recheadas como ovo de Páscoa trufado ou ovo de Páscoa de colher.

Qual o tamanho das forminhas de ovo de Páscoa?

Existem forminhas de ovo de Páscoa de vários tamanhos, desde menores de 50g até os maiores de 1kg. Um ovo de menos de 100g vai ter cerca de 9cm de comprimento. Uma forma de 350g tem 16cm, enquanto um ovo grande com 500g mede 20cm. Quanto maior o ovo, mais recheio ou surpresas ele comporta, então tenha isso em mente ao escolher.

Como fazer ovo de Páscoa caseiro?

Para fazer ovo de Páscoa de chocolate caseiro, comece picando o chocolate em pedaços pequenos e uniformes. A quantidade de barras de chocolate que precisa para fazer ovo de Páscoa depende da capacidade da forma, mas é recomendado derreter um pouco mais de chocolate do que o pedido para não faltar.

Use a faca para cortar o chocolate e coloque em uma vasilha resistente ao calor. Você pode derreter o chocolate para o ovo de Páscoa usando micro-ondas ou o banho-maria. No micro-ondas, coloque por 30 segundos. Depois desse tempo tire-o e misture bem. Se ainda tiver pedaços inteiros, coloque por mais 30 segundos, repetindo o processo até estar completamente derretido.

No banho-maria você deve aquecer a água e depois colocar o chocolate no recipiente. Mexa-o de dentro para fora delicadamente. Depois de derretido, espere esfriar. Você pode colocar a vasilha em cima de um recipiente com água gelada ou colocar o chocolate em uma superfície lisa, de preferência de mármore, e mexer nele em movimentos circulares até esfriar por igual. Esse processo é chamado de temperagem de chocolate.

Pegue a forminha de ovo de Páscoa vire para os lados para formar uma camada de chocolate por dentro. Algumas formas vem com uma parte menor para colocar dentro e segurar o formato. Se a sua não tiver, deixe-a de cabeça para baixo para o chocolate escorrer. Coloque-o na geladeira.

Deixe por alguns minutos para endurecer e em seguida repita o processo para fazer uma segunda camada. Pode fazer uma terceira camada depois se necessário. Quando estiver firme, remova com cuidado da forma e use uma faca para aparar as bordas. Para fechar o ovo, use o chocolate restante como “cola” nas bordas. Ou então use a casca só da metade para rechear ao seu gosto.

Fazer ovo de Páscoa caseiro é um bom programa com a família (Créditos: Shutterstock)

Qual a diferença de ovo de Páscoa trufado, recheado e de colher?

O ovo de Páscoa trufado é fechado com os dois lados, mas tem uma casca mais grossa com uma camada de recheio. Já o ovo de Páscoa de colher é só meio ovo, mas ele é recheado até a borda e, como o nome entrega, é melhor comer usando o talher. O termo ovo de Páscoa recheado é usado para qualquer tipo de ovo com algum recheio, então costuma ser um sinônimo para o trufado e o de colher.

Qual chocolate ideal para fazer ovo de Páscoa caseiro?

O chocolate puro ou nobre é o melhor chocolate para fazer ovo de Páscoa caseiro, mas precisa de um cuidado maior ao derreter para ficar no ponto certo. O chocolate fracionado é inferior na aparência e no sabor, mas é mais barato e fácil de manusear por não precisar fazer a temperagem. Por isso, serve para quem quer ter como fazer ovo de Páscoa sem gastar muito e sem ter dificuldades.

O que fazer para o chocolate do ovo de Páscoa não derreter?

No calor do Brasil, evitar que o chocolate derreta é um desafio. Antes de fazer o ovo de Páscoa, mantenha as barras de chocolate bem guardadas. Ao contrário do que se pode achar, evite deixá-lo na geladeira. O choque térmico de mudar de temperatura pode fazer o chocolate ficar esbranquiçado e suar e essa umidade afeta no preparo. Deixe o chocolate no lugar mais fechado e escuro possível em temperatura ambiente. Vale até deixar fora da cozinha.

Acertar na temperagem do chocolate também é importante para seu ovo de Páscoa não derreter. Evite ficar manuseando o chocolate por muito tempo, já que a temperatura da sua mão pode afetá-lo. Para guardar, use embalagens bem fechadas ou embrulhe em papel manteiga.

Como fazer ovo de Páscoa trufado?

Use o processo normal de como fazer ovo de Páscoa tradicional. Antes de desenformar, você deve espalhar o recheio ou trufa escolhida em uma camada generosa ao longo da casca. A textura dele deve ser de creme para poder espalhar sem que escorra para o fundo. Coloque o ovo para gelar por alguns minutos. Depois use o chocolate derretido para fazer mais uma ou duas camadas para fechar. Tire do molde e então junte as duas metades do seu ovo de Páscoa recheado ou trufado.

Como fazer ovo de Páscoa de colher?

Para o ovo de Páscoa de colher, você vai precisar preparar um recheio de acordo. Pode ser brigadeiro, mousse, brownie ou algum outro bolo ou creme. Deve ser bem macio para colocar no formato do ovo e ser fácil de comer com colher. É importante que ele esteja frio ou em temperatura ambiente para não derreter o chocolate do ovo.

Preencha até a borda e finalize com granulado, confeito, calda ou ganache para decorar. O ovo de Páscoa de colher só precisa de uma metade, então não precisa se preocupar em fechar. Uma dica: se o seu recheio for muito pesado, como o caso do brownie, faça mais camadas de chocolate na casca para ficar mais firme e não quebrar.

Qual a quantidade de recheio para ovo de Páscoa de colher?

O ovo de Páscoa de colher deve ser bem caprichado, então calcule a quantidade de recheio com base no tamanho do espaço dentro do ovo, sempre lembrando de considerar que parte do ovo é ocupado pela concha de chocolate. Formas maiores têm mais espaço para o preenchimento e ficam também mais pesados. Quando você usa um molde de 500g para fazer um ovo de colher, por exemplo, ele pode chegar a pesar 1kg.

O que colocar dentro do ovo de Páscoa caseiro?

Caso você opte por um ovo de Páscoa tradicional ou recheado, que ainda sobra espaço dentro, é sempre legal esconder uma surpresa no interior. Você pode colocar brinquedinhos para crianças ou então outras opções comestíveis para todas as idades, como um biscoito de Páscoa, uma bala de brigadeiro ou uma trufa de doce de leite.

Quanto custa um ovo de Páscoa?

O preço de um ovo de Páscoa varia conforme tamanho e qualidade. Os ovos prontos e industrializados menores e mais simples, com 50g, podem sair a cerca de 10 reais. Outros com mais de 150g e de marcas mais famosas e com brinquedos no interior podem passar dos 50 reais. Os ovos gourmet com chocolate de maior qualidade superam a marca de 100 reais. Por isso que tanta gente diz que prefere comprar barra de chocolate com o valor de um ovo de Páscoa.

Como fazer um ovo de Páscoa caseiro praticamente só pede o gasto com ingredientes e eventuais utensílios, o custo é mais baixo. Um ovo tradicional de 100g pode custar menos de 10 reais se usar chocolates mais em conta. Já um ovo de Páscoa de colher que pesa 500 gramas pode custar 30 reais ou mais dependendo do sabor. É a forma mais econômica de presentear as pessoas com essa delícia e você ainda pode vender para conseguir uma renda extra de Páscoa.

Ovo de Páscoa: receitas com bastante chocolate

Nada de miséria! Essas receitas de ovo de Páscoa caseiro são recheados com bastante chocolate para ninguém botar defeito

Ovo de Páscoa recheado de brigadeiro

Ovo de Páscoa de brigadeiro (Créditos: TudoGostoso)

O brigadeiro é um recheio delicioso para o ovo de Páscoa e você pode dar um toque especial colocando granulado na casca do doce. Veja a receita de ovo de Páscoa recheado de brigadeiro.

Ovo de Páscoa trufado com marshmallow

Ovo de Páscoa de trufado com marshmallow (Créditos: TudoGostoso)

Além de fazer ovo com trufa de chocolate, você pode usar marshmallow como um recheio bem macio. Você pode até experimentar fazer uma metade de cada sabor. Veja a receita de ovo de Páscoa trufado com marshmallow.

Ovo de Páscoa decorado e recheado com nozes

Ovo de Páscoa com nozes (Créditos: TudoGostoso)

Nozes combinam com chocolate e nessa receita de ovo de Páscoa você usa o chocolate branco além do chocolate ao leite. Veja a receita de ovo de Páscoa decorado e recheado com nozes.

Ovo de Páscoa com recheio de leite em pó

Ovo de Páscoa de leite em pó (Créditos: TudoGostoso/Kaique)

Essa receita de ovo de Páscoa de colher tem uma camada de creme de avelã e outra camada de creme de leite em pó. Veja a receita de ovo de Páscoa com recheio de leite em pó.

Ovo de colher com Ferrero Rocher

Ovo de Páscoa de bombom Ferrero Rocher (Créditos: TudoGostoso)

O bombom do Ferrero Rocher vira uma decoração crocante e deliciosa deste ovo de Páscoa de colher com recheio cremoso. Veja a receita de ovo de Páscoa com Ferrero Rocher.

Ovo de Páscoa: receitas com sabores diversificados

Esses sabores diferentes de ovo de Páscoa vão surpreender e todo mundo vai amar.

Ovo de Páscoa recheado com bolo de cenoura

Ovo de Páscoa recheado com bolo de cenoura (Créditos: TudoGostoso)

Normalmente um bolo de cenoura leva calda de chocolate por cima, mas aqui é o bolo de cenoura que complementa o chocolate. Veja a receita de ovo de Páscoa recheado com bolo de cenoura.

Ovo de Páscoa pavê

Ovo de Páscoa pavê (Créditos: TudoGostoso/Flor de Farinha)

O pavê é uma receita tradicional das festas de família e que ganha mais gosto de chocolate dentro de um ovo de Páscoa. Veja a receita de ovo de Páscoa pavê.

Ovo de Páscoa de prestígio

Ovo de Páscoa prestígio (Créditos: Shutterstock)

O creme de coco fica uma delícia entre as camadas de chocolate deste ovo de Páscoa trufado. Veja a receita de ovo de Páscoa de prestígio.

Ovo de Páscoa trufado maracujá

Ovo de Páscoa de maracujá (Créditos: Shutterstock)

Os recheios de frutas também fazem sucesso em um ovo de Páscoa trufado. Este de maracujá deixa o doce mais leve e tira o foco do chocolate. Veja a receita de ovo de Páscoa trufado de maracujá.

Ovo de Páscoa arco-íris

Ovo de Páscoa arco-íris (Créditos: TudoGostoso)

Colorido e refrescante, o ovo de Páscoa arco-íris usa sorvete de chiclete no meio e granulado colorido por fora. Veja a receita de ovo de Páscoa arco-íris.

Ovo de Páscoa: receitas em outros formatos

Essas receitas de ovo de Páscoa são diferentes até no formato, mas são boas ideias para aproveitar a festa com muita criatividade.

Ovo de Páscoa na travessa

Ovo de Páscoa na travessa (Créditos: TudoGostoso)

Se não tiver uma forma de ovo de Páscoa, vale experimentar fazer esse prato com creme de chocolate e creme à base de leite na travessa ou em copos. Veja a receita de ovo de Páscoa na travessa.

Cappuccino de ovo de Páscoa

Cappuccino de ovo de Páscoa (Créditos: TudoGostoso)

Este cappuccino é uma ótima saída para usar restos de ovo de Páscoa que sobram depois do feriado. Veja a receita de cappuccino de ovo de Páscoa.

Ovo de Páscoa de pote

Ovo de Páscoa de pote (Créditos: TudoGostoso)

O ovo de Páscoa de pote é uma sobremesa com bastante chocolate que usa a casca do ovo como pote para servir uma generosa porção de creme de avelã. Veja a receita de ovo de Páscoa de pote.

Kinder ovo caseiro

Kinder ovo caseiro (Créditos: Shutterstock)

Com chocolate ao leite por fora e chocolate branco por dentro, o Kinder Ovo caseiro tem gostinho de infância. Veja a receita de Kinder ovo caseiro.

Pão com ovo de Páscoa

Pão com ovo de Páscoa (Créditos: TudoGostoso/Luzia)

Esta receita diferente usa restos de ovo de Páscoa como recheio para um sanduíche de chocolate com pão tostado. Veja a receita de pão com ovo de Páscoa.

Veja mais:
Coelho bota ovo? Entenda o que o animal e o chocolate têm a ver com a Páscoa
O que comer na Páscoa? Confira os pratos mais tradicionais do feriado no Brasil e o que evitar no cardápio
Almoço de Páscoa: 50 receitas simples e deliciosas para servir no domingo

Temas relacionados