• Entrar
  • Cadastrar
Segredo revelado: aprendi com a minha mãe como picar o chocolate sem que ele derreta nas minhas mãos

Deixe o chocolate derretido só na calda e não nas suas mãos usando essa dica para não fazer bagunça na cozinha

Diga adeus à bagunça do chocolate derretendo na sua mão antes de ir para a panela (Créditos: Shutterstock)

Quem ama chocolate tem sempre uma barra em casa para comer pura ou simplesmente para fazer deliciosas receitas com chocolate. Na confeitaria, a barra de chocolate consegue ser bem versátil porque você pode derreter em banho-maria para fazer caldas, cortar pedaços para rechear ou tirar lascas para decorar bolos e tortas.

Mas atire uma pedra quem nunca acabou com o chocolate derretendo na sua mão enquanto queria apenas segurar para picar o doce. Fica uma bagunça só e você acaba desperdiçando parte do ingrediente. Aqui em casa era assim, até que aprendi um truque genial que solucionou esse problema de vez. Vem ver no TudoGostoso qual o segredo para picar chocolate sem ele derreter.

Por que o chocolate derrete quando picamos chocolate?

O chocolate é um ingrediente sensível que sofre com variações de temperatura e de umidade do ambiente. No Brasil ele fica ainda mais suscetível por causa do clima quente e úmido constante. Tem gente que guarda até na geladeira, o que não é recomendado porque o chocolate pode ficar esbranquiçado. O ideal é que ele fique sempre armazenado em um armário fresco e longe do sol. Mesmo que guarde na geladeira, na hora de picar o chocolate ele precisa estar em temperatura ambiente para facilitar o trabalho e ter a textura certa.

Mas, pasmem, a causa do chocolate derretido não é nem a temperatura da sua cozinha ou do calor do verão, e sim das suas mãos! As nossas mãos tem uma temperatura de 30ºC em média por causa da temperatura interna do nosso corpo. E esse calor afeta mais a confeitaria do que você imagina. Ele pode dificultar na hora de enrolar as bolinhas do brigadeiro e fazer com que o chocolate derreta na sua mão enquanto você segura para cortar, picar ou ralar.

Dependendo do tipo de chocolate ele pode derreter com mais ou menos facilidade. O chocolate branco, por ser feito com manteiga de cacau, é o mais sensível e tende a derreter mais rápido com o toque. O chocolate ao leite também pode derreter com certa facilidade. Quanto maior o teor de cacau no chocolate, mais demora a derreter como dá para perceber nas receitas. Por isso o chocolate amargo é o mais resistente à temperatura das mãos.

Como evitar que o chocolate derreta enquanto corta?

Para não ter mais o problema do chocolate derreter enquanto segura para picar, o segredo é criar uma barreira térmica entre a sua mão e o ingrediente. No caso, tudo que você precisa é um utensílio simples: o papel-alumínio. Não apenas ele evita o toque direto da sua pele com o chocolate como ele tem propriedades térmicas que mantêm o calor na sua mão, sem se transferir para o alimento.

Mas, atenção, o truque funciona melhor se usar o lado certo do papel-alumínio. Quando queremos esquentar uma comida, o lado brilhante deve estar em contato com o alimento e o fosco para fora. Mas no caso de sanduíches para um piquenique, de um bolo de coco gelado e do próprio chocolate, a ideia é deixar fresco por mais tempo e para isso deve deixar a parte fosca do lado do alimento. Ou seja, na hora de picar chocolate, pegue um pedaço de alumínio e deixe o lado fosco encostado no chocolate e segure no lado brilhoso. Faça isso sempre que precisar manusear o chocolate e ele não vai mais derreter na sua mão.

Veja mais:
Uma barra de chocolate faz quantos ovos de páscoa? Veja a resposta e garanta uma renda extra no feriado
Como fazer brigadeiro: acerte o ponto para calda, recheio, enrolar e brigadeiro de colher
Cobertura de chocolate durinha e infalível! Seus bolos nunca mais serão os mesmos depois dessa receita

Temas relacionados