• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios de comer com as mãos: nutricionista revela vantagens surpreendentes do hábito inusitado

Nutricionista revela vantagens de dispensar os talheres e comer com as mãos: você certamente não imaginava!

Comer com as mãos tem inúmeras vantagens segundo nutricionista (Foto: Shutterstock)

Na cultura ocidental, os talheres são parte do cotidiano na cozinha: eles são usados como referência de medida e também na hora da alimentação. Entretanto, em muitos países do sul da Ásia, como Índia, Sri Lanka e Malásia, e alguns países da África e do Oriente Médio comer com as mãos é o mais habitual.

Você sabia que, por mais incomum e inusitada que esse hábito pareça, ele pode trazer benefícios para nossa saúde? “Acredita-se que as terminações nervosas nas pontas dos dedos enviam uma mensagem ao cérebro de que o corpo está prestes a consumir alimentos, que então envia mensagens ao estômago e aos órgãos digestivos, preparando-o para iniciar o processo digestivo”, revelou a nutricionista Shiza Khan ao portal eMediHealth.

Confira abaixo quatro principais vantagens de comer usando as mãos no lugar de talheres, de acordo com a especialista em nutrição.

1. Conexão maior com os alimentos

Ao tocar o alimento com as mãos, consegue perceber as diferentes texturas e cria uma conexão sensorial maior com ele. “Esse é um hábito benéfico a ser desenvolvido como parte da alimentação consciente, pois aumenta a consciência de sua experiência alimentar”, apontou a expert.

2. Ajuda na digestão

Na maioria das vezes, ao comer com as mãos, você diminui a velocidade ao se alimentar, o que, por consequência, garante a digestão adequada. O estresse prejudica a digestão, o que pode causar doenças do trato digestivo.

“Sabe-se que pessoas que sofrem de síndrome do intestino irritável, distensão do intestino devido a gases e dor no abdômen respondem favoravelmente a práticas de alimentação consciente, como comer com as mãos”, indicou Khan.

3. Pode melhora o diabetes

De acordo com estudos, ao comer muito rápido, você desenvolve um risco maior de diabetes, pois é improvável que você se sinta saciado e muitas vezes acaba comendo demais.

“Em Cingapura, onde os habitantes usam as mãos, hashis e colheres para consumir alimentos, foi realizado um estudo para avaliar o efeito do uso de diferentes métodos de alimentação sobre o índice glicêmico (a velocidade com que um determinado alimento aumenta os níveis de açúcar no sangue após a ingestão). Descobriu-se que o índice glicêmico do arroz era menor quando se tomavam bocados menores, como no caso do uso de hashis e dedos ao comer”, indicou.

4. Ajuda na perda de peso

Por conta dos diferentes benefícios acima apresentados, comer com as mãos também se mostra como uma estratégia eficaz na prevenção da alimentação excessiva que, muitas vezes, resulta diretamente em ganho de peso.

“Comer com as mãos é um padrão em muitas culturas, embora esse método pareça estar morrendo devido à possível falta de aceitação no mundo global. Esse hábito traz benefícios que incluem uma melhor conexão com o alimento, maior saciedade e satisfação e melhor digestão, entre outros”, reforçou Khan. E aí, que tal dar uma chance a essa forma de se alimentar?

No TudoGostoso, você acompanha mais conteúdos sobre bem-estar, alimentação e hábitos que vão beneficiar sua saúde e qualidade de vida.

Veja mais:

- 8 hábitos alimentares que são inimigos de uma vida saudável;

- Segredo revelado: aprendi com a minha mãe como picar o chocolate sem que ele derreta nas minhas mãos

Temas relacionados