• Entrar
  • Cadastrar
Quem está com diarreia pode comer ovo? Nutricionista tira dúvida muito comum de uma vez por todas

A dor de barriga bateu? Saiba se é indicado comer ovo e qual modo de preparo é o melhor!

Ovo pode ser comido por quem está com diarreia? Nutri explica (Foto: Shutterstock)

Muitas vezes, algumas questões de saúde nos pegam de surpresa: por conta das altas temperaturas e algumas vezes de alimentação inadequada durante o período de férias, a diarreia pode ser um problema mais comum no verão.

“A diarreia consiste em um aumento da frequência, fluidez e volume das evacuações. A alimentação deve ser adequada às necessidades da pessoa; entretanto deve ter um aumento na concentração de proteínas por seu estado catabólico”, explica a nutricionista Lúcia Endriukaite.

E você sabia que uma das dúvidas mais frequentes nesse sentido é sobre a inserção do ovo na dieta? Esse alimento versátil pode, sim, ser consumido diante do quadro de diarreia.

“O ovo entra na alimentação como uma ótima estratégia pois apresenta uma ótima digestibilidade e pode ser consumido de diversas formas como prato principal ou agregado a receitas, sem um limite específico. Lembre-se de evitar exageros”, aponta a especialista em nutrição do Instituto Ovos Brasil, criado sem fins lucrativos para multiplicar a informação sobre tal ingrediente.

Qual é a melhor forma de comer ovo quando se está com diarreia?

Segundo a nutricionista, de modo geral é importante priorizar os preparos mais saudáveis. “Na prática, é indicado optar por texturas alimentares que não tem frituras, por alimentos fibrosos, com crostas para proporcionar conforto ao paciente e promover a melhora do estado geral”, aponta Lúcia.

Dessa forma, o ovo pode consumido na forma cozido, mexido, pochê ou participando de receitas como suflês, tortas, purês, arroz, cremes, mingaus. “A variação é importante para que o paciente tenha uma ótima aceitação e assim aumentar o consumo de proteína; afinal, o ovo é uma excelente fonte que contribui para o estado geral, minimizando perda de massa magra e melhorando o estado imunológico. Além disso, o ovo pode contribuir com vitaminas, minerais e carotenóides na alimentação e deve estar distribuído nas refeições”, pondera.

Veja mais:

- Quem fez tatuagem pode comer ovo? Tire a dúvida de uma vez por todas!

- Ovo cozido: o tempo de cozimento é o segredo para acertar o ponto da gema.

Temas relacionados