• Entrar
  • Cadastrar
Gema do ovo cozido ficou verde no cantinho? Nutri responde se estragou ou se pode comer!

O ovo cozido é um preparo saudável e prático, mas o surgimento de uma parte verde próxima à gema levanta dúvidas. Entenda o que é!

O ovo cozido ficou com uma parte verde acinzentada? Nutri explica se faz mal à saúde!

Cozinhar o ovo perfeito pode parecer uma tarefa fácil, mas às vezes até a preparação menos desafiadora na cozinha se transforma em um campo minado. Quem nunca se deparou com aquela gema de cor esverdeada? Será que faz mal comer essa parte do ovo cozido?

"A descoloração cinza-esverdeada da gema em ovos cozidos é causada por cozimento excessivo. Ela é formada quando o ferro da gema reage com o sulfeto de hidrogênio da clara", explicou a nutricionista Jade Soller.

Os ovos cozidos, vale destacar, são uma fonte nutricionalmente rica e versátil: eles oferecem proteína de alta qualidade, vitamina D - importante para a saúde dos ossos - e a vitamina B12, indispensável para a função cerebral e a produção de células sanguíneas.

"É importante ressaltar que a coloração esverdeada na gema do ovo cozido não é prejudicial à saúde, mas pode afetar a aparência e sabor do ovo", explicou a especialista.

Como evitar cantinho verde acinzentado no ovo?

Apesar de não fazer mal à saúde, a nutricionista conta que, com algumas dicas, é possível evitar que essa parte verde acinzentada se forme.

A primeira delas é escolher bem o recipiente em que você irá cozinhar os ovos. “Use uma panela que retenha os ovos em uma única camada e adicione água fria suficiente para cobri-los em cerca de 2,5 cm”, sugeriu.

O tempo de cozimento do ovo também é essencial: caso queira a gema bem cozida, mas sem a faixa verde é preciso ficar de olho no relógio. “Não deixe os ovos na água por muito tempo; dez a doze minutos é suficiente para ovos de tamanho médio”, apontou a nutri.

Para finalizar, ela aponta ainda outro cuidado. “Resfrie os ovos com água fria imediatamente após o cozimento para interromper qualquer reação química tornando a gema verde”, afirmou. Preparado para colocar à prova essas dicas no seu próximo ovo cozido?

Veja mais:

- Maionese com ovo cozido: como fazer essa receita deliciosa para incrementar suas refeições

- Ovo cozido no shoyu: fazer o ingrediente famoso do RÁMEN em casa é tão fácil que você nem vai acreditar!

Temas relacionados