O ovo cozido é um alimento repleto de benefícios: além de ser uma fonte de proteína de alta qualidade, também oferece nutrientes essenciais, como as vitaminas A, D, E, K e do complexo B. Por ser um alimento comum no cardápio de muitos na busca por uma alimentação saudável, não é raro nos depararmos com pessoas que cozinham vários ovos e se organizam para comê-los ao longo da semana. Será que esse hábito é seguro para a saúde?
Quem responde para o TudoGostoso é a nutricionista Lúcia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil, entidade sem fins lucrativos criada em 2007 para dar mais informações sobre as propriedades nutricionais do ovo e desfazer mitos sobre o consumo dessa proteína.
Segundo a especialista, o ovo pode ser consumido um dia depois do cozimento, mas deve ser mantido em refrigeração. “O ovo é um alimento perecível e depois de cozido pode ser guardado em geladeira por até 24 horas. Como o ovo é um alimento fácil de se preparar, em 12 minutos está cozido, o ideal seria que fosse preparado no momento do consumo”, aponta.
O tempo de cozimento do ovo interfere na durabilidade dele?
Quando preparamos ovo cozido, o ponto da gema é uma questão muito pessoal: há quem prefira ela mais mole e quem prefira ela mais consistente. Será que esse aspecto também interfere na durabilidade dele depois de cozido. “A nossa recomendação é que o ovo seja cozido por 12 minutos. Este é o tempo para que a gema fique totalmente firme e cozida e livre de microrganismos”, ressalta a nutricionista.
“Quando cru, o ovo pode ser armazenado em temperatura ambiente ou refrigerado; entretanto, se o ovo sofrer algum tipo de cozimento, deve ser mantido em refrigeração”, acrescenta.
Entenda por que o ovo cozido é uma opção mais saudável do que as demais versões?
De acordo com a especialista em nutrição, o ovo cozido está entre as melhores formas de consumir esse alimento pois não sofre acréscimos de óleo no seu preparo.
“Por isso, não tem acréscimo de calorias. O cozimento do ovo não produz crostas, que são inflamatórias, como as que podem se formar com o ovo frito e omelete. Ao cozinhar no tempo correto, você tem menor perda de vitaminas do complexo B”, conclui Lúcia. Sabia dessas informações sobre esse alimento tão popular? Então prepara-se e o coloque mais vezes em seu menu diário!
Veja mais:
- Ovo cozido no shoyu: ingrediente famoso do rámen, é fácil de fazer em casa;