A versatilidade do ovo tornou esse ingrediente um queridinho no menu de muitas pessoas por ser rico em benefícios e baixo em calorias. No entanto, se ele não for armazenado corretamente ou usado dentro do período de validade, pode causar prejuízos à saúde. Ao consumir ovo estragado, qualquer pessoa pode correr riscos de infecção alimentar, especialmente pela contaminação por Salmonela, bactéria presente na casca do ovo.
Ela pode causar sintomas incômodos e bastante mal-estar, além vômito, dores de cabeça e estômago, e calafrios. “Mesmo quando cozido com a casca, o ovo estragado apresenta odor, textura e cor alterados”, explica a nutricionista Lucia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil, existente desde 2007 sem fins lucrativos e cuja missão de desfazer mitos sobre o consumo desse alimento.
Quanto tempo de cozimento do ovo evita salmonella?
A especialista em nutrição aponta que, atualmente, a maioria das granjas já possui um controle bastante rígido em relação à saúde animal, produção do ovo e por isso, as chances de contaminação são pequenas quando esse alimento chega à sua casa. “Entretanto, o cozimento do ovo faz parte da estratégia da segurança alimentar”, adiciona.
Apesar de muitas pessoas gostarem de consumir o ovo com a gema mais molinha, Lúcia explica que o tempo de cozimento ideal é aquele que deixa essa região do alimento mais consistente. “O ovo deve ser cozido por 12 minutos e/ou outras preparações como ovo como frito, ovos mexidos, omelete deve ter como resultado a gema dura”, alerta.
Quanto tempo depois de comer algo estragado vou começar a passar mal?
Após comer um alimento estragado, os sintomas podem aparecer em questão de horas ou mesmo de dias, esse prazo acaba variando de organismo para organismo. O diagnóstico de intoxicação alimentar costuma durar até dez dias, dependendo das condições de saúde da pessoa infectada.
O que fazer com o ovo podre?
Segundo a especialista, o ovo é um dos alimentos mais fáceis de identificar quando está estragado, pois exala um cheiro muito característico e sulfuroso. Muitas vezes, ele não precisa sequer ser quebrado. Nesse caso, a única opção é o descarte: jogue fora para não comprometer sua saúde. Fique atento!
Veja mais:
- Esse é o único ingrediente que você precisa para fazer ovo mexido cremoso melhor que de hotel;
- Quanto de proteína tem um ovo mexido? Descubra se o alimento é uma boa opção para sua dieta.