• Entrar
  • Cadastrar
Quanto de proteína tem um ovo mexido? Descubra se o alimento é uma boa opção para sua dieta

Ovo mexido é uma receita simples que combina com qualquer hora do dia. Além de ser uma delícia, o prato também é uma poderosa fonte de proteína e vitaminas. 

Descubra qual a quantidade de proteína do ovo mexido e se valor é igual a outros métodos de preparo. (créditos: Shutterstock) 

O ovo é um alimento versátil perfeito para comer no café da manhã, almoço ou jantar. Rico em proteínas e com um alto valor nutricional, ele é considerado um grande aliado da saúde, principalmente para quem pratica exercícios físicos regularmente. Uma das formas mais comuns de consumi-lo é mexido, pois além de ser um preparo prático, fica uma delícia. Mas uma dúvida frequente é se esse método de cozimento interfere de alguma forma na quantidade de proteínas do alimento. Além disso, será que o ovo mexido pode ser considerado um prato saudável?

O TudoGostoso procurou saber mais sobre o assunto. Confira!

Quanto de proteína tem um ovo mexido?

Uma unidade de ovo tem, aproximadamente, 6g de proteína. Esse valor corresponde a 10% da necessidade diária de proteínas de uma pessoa adulta. Além disso, o ovo também é rico em vitamina B12, fósforo, ferro, cálcio e antioxidantes. Portanto, o ovo pode ser consumido todos os dias, visto que é um dos alimentos mais benéficos para a saúde do corpo.

Agora, se você quer saber qual método de preparo mantém a maior quantidade de proteína dos ovos, a resposta é simples: não faz diferença. As proteínas dos alimentos não alteram com o cozimento, o que muda são apenas as calorias e gorduras totais. Logo, um ovo mexido, cozido ou frito possuem o mesmo valor proteico.

Pode comer ovo mexido todos os dia?

Não há problema nenhum em comer ovo todos os dias. O único cuidado é evitar métodos de preparo que deixem o alimento mais calórico. No caso do ovo mexido, a recomendação é não utilizar nenhum tipo de gordura durante a fritura. Ao invés do óleo ou manteiga, acrescente um pouco de água na frigideira para o ovo não grudar. Outra escolha interessante é sempre optar por panelas antiaderente. Essa mesma dica vale para o ovo frito.

Benefícios de comer o ovo todos os dias

O ovo é rico em nutrientes que desempenham um papel importante na manutenção da saúde. As proteínas, por exemplo, participam da produção de vários hormônios, têm ação anti-inflamatória, antioxidante e atua na formação da massa muscular e de neurotransmissores.

Por ser um alimento fonte de vitamina B12, o ovo também combate a anemia e protege o sistema nervoso central. Já o cálcio e o fósforo são responsáveis pela manutenção da saúde dos ossos, dentes e articulações, o que ajuda na prevenção de doenças como osteoporose, artrose, artrite e periodontite.

O ovo também é um dos poucos alimentos que oferece todos os aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que o organismo não consegue produzir naturalmente. Eles são de extrema importância para a formação dos tecidos e enzimas que atuam no sistema digestivo.

Veja também:

Receitas low carb com ovo: aprenda opções variadas
Ovos: confira os mitos e verdades sobre o alimento

Temas relacionados