• Entrar
  • Cadastrar
Alimentos ricos em vitamina B12: confira boas opções para ter mais disposição e prevenir doenças!

Canfira opções de alimentos ricos em vitamina B12 e aproveite os benefícios desse nutriente para o organismo

Alimentos ricos em vitamina B12: carnes, peixes, leites e derivados estão na lista. Confira! (Crédito: Shutterstock)

A vitamina B12 é essencial para garantir o bom funcionamento do organismo. O nutriente está associado a melhora na saúde do coração, bom desempenho do sistema nervoso e até mais disposição. Como o corpo não é capaz de produzir essa vitamina, ela deve ser adquirida por meio da alimentação. Felizmente, existem diversas opções para garantir a quantidade diária ideal. No caso de adultos, por exemplo, esse número deve ser de 2,4 microgramas por dia. Para ajudar você a garantir uma alimentação nutritiva e balanceada, confira sugestões de alimentos ricos em vitamina B12 para incluir na dieta!

Carne bovina

A carne de boi é uma das principais fontes de vitamina B12. O fígado bovino é um destaque, já que em 100 g pode ser encontrado até 72,3 mcg do nutriente. O importante é evitar cortes muito gordurosos e frituras. Essa categoria ainda oferece outras substâncias importantes para o funcionamento do organismo como ferro, zinco e proteínas. Carne de porco e de cordeiro também ajudam nessa tarefa.

Leite e derivados

Iogurte, queijos e leite são fontes importantes de vitamina B12. Além disso, esses alimentos também são fontes de cálcio, proteínas e gorduras boas, que ajudam no fortalecimento dos ossos, músculos e outros nutrientes que estão associados a prevenção de hipertensão e até diabetes.

Peixes e frutos-do-mar

Para quem quer garantir o consumo de vitamina B12 sem exagerar na carne vermelha, vale a pena incluir os peixes e frutos-do-mar na alimentação. Salmão, atum, sardinha e até caranguejo e mariscos são ótimas escolhas. Com essas opções no cardápio você ainda aproveita os benefícios do ômega 3 na composição, uma substância importantíssima para fortalecer a cognição e a saúde do coração.

Ovo

O ovo é um alimento importante para aumentar a massa muscular, ajudar a reduzir o colesterol e até combater a anemia. Além da cobalamina, o alimento também é rico em vitamina A, vitamina E e minerais como selênio, zinco, cálcio e fósforo. Melhor investir no preparo cozido, para evitar o excesso de gordura.

Levedura nutricional

A levedura nutricional pode ser uma alternativa interessante para quem precisa de vitamina B12, mas não consome alimentos de origem animal. Ela é comercializada como suplemento e pode ser encontrada em flocos ou pó. Permite incrementar molhos, arroz, feijão e até massas! Ela ainda atua como antioxidante, ajuda no funcionamento do intestino e pode até melhorar infecções respiratórias. Importante consultar um profissional antes de incluir esse tipo de produto na alimentação.

Cereais fortificados

Ainda nas opções veganas e vegetarianas, os cereais fortificados podem ajudar a garantir a vitamina B12 no organismo. Esses produtos contêm vitaminas e minerais adicionados para ajudar o organismo. Apesar das quantidades pequenas, podem ajudar no somatório para garantir a quantidade diária necessária. O mesmo vale para os leites vegetais, feitos a base de soja, aveia, amêndoa e arroz. Fique de olho no rótulo e nas informações nutricionais!

Temas relacionados