Já se perguntou para que serve ômega 3? O nutriente costuma ser bastante comentado quando o assunto é alimentação saudável, mas nem todo mundo conhece os benefícios. O ômega 3 contribui para a saúde cognitiva, previne doenças cardiovasculares, fortalece o sistema imunológico e tem até efeito anti-inflamatório e antioxidante no organismo.
Como esse ácido graxo que não é produzido pelo nosso corpo, o ideal é que seja adquirido através do consumo de alimentos compostos pela substância. O peixe é o principal, mas também é possível garantir essa suplementação natural com sementes, oleaginosas e óleo vegetais. Quer saber um pouco mais sobre essas opções? Confira a seguir a lista de alimentos ricos em ômega 3!
Salmão é uma ótima fonte de ômega 3, nutriente que melhora o funcionamento do cérebro e a saúde do coração
Peixes
Peixes são uma das principais fontes de ômega 3 na alimentação, principalmente aqueles oriundos de águas frias como salmão. Outras opções interessantes são atum, sardinha, cavalinha e corvina. Esse tipo de proteína também tem outras vantagens como o baixo teor de gordura ruins, ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos, melhora a saúde do coração e ainda é rico em vitamina e minerais. Importante ressaltar que o ômega-3 costuma estar mais concentrado na pele do peixe. Por isso, evite retirá-la durante o preparo do alimento.
Óleos vegetais
O azeite já é um ingrediente conhecido na lista de alimentos com ômega 3, mas existem também outros óleos vegetais que contém o ácido graxo na composição. Entre eles estão óleo de canola, óleo de linhaça e óleo de soja. É importante ficar de olho no rótulo para levar para casa produtos mais naturais, com menos adição de conservantes e gorduras hidrogenadas. Prefeita também usar esse tipo de ingrediente puro ou em refogados e grelhados, evitando frituras.
Sementes de chia e linhaça
Essa dupla de sementes é uma ótima pedida para quem quer aumentar o consumo de ômega 3. O melhor de tudo é que são bastante versáteis e podem ser adicionadas tanto em receitas doces quanto salgadas. Chia e linhaça também são boas opções para quem sofre com constipação, já que são alimentos ricos em fibras, que ajudam a regular o funcionamento do intestino.
Oleaginosas
Noz, castanha-do-pará, amêndoa e pistache são exemplos de oleaginosas que vão contribuir para o aumento de ômega 3 na alimentação. Vale a pena usar esse tipo de ingrediente da forma mais natural possível com iogurte, salada ou até na massa de bolos e pães.
Como tomar ômega 3?
Além de adicionar fontes de ômega 3 na alimentação, algumas pessoas podem receber a indicação do uso de remédios com a substância. É importante que consumo seja realizado apenas com recomendação médica porque o excesso desse ácido graxo também pode acarretar efeitos colaterais. Não existe uma indicação universal sobre a quantidade a ser consumida e por quanto tempo, sendo necessária uma avaliação individual de um médico ou nutricionista.
Veja mais
Pode comer carne crua? Nutricionista faz alerta sobre risco de consumir boi, frango, peixe e até ovos que não estão cozidos
Como assar peixe na airfryer sem deixar o alimento seco ou grudado na fritadeira