Boa parte dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo são adquiridos por meio da alimentação. É por isso que uma rotina alimentar inadequada pode trazer tantos malefícios para a saúde. Ao longo do ano, compartilhamos por aqui diversas dicas paracomer de forma saudávelsem deixar o sabor de lado e decidimos fechar o ano com dicas dos que comer para garantir mais saúde no próximo ano. O segredo? O simples e natural funciona. Confira!
Alimentação saudável em 2023: o que comer para ter mais saúde no próximo ano
Quer melhorar a alimentação em 2023? Confira as dicas para ter mais saúde!
Fibras
As fibras são essenciais para o bom funcionamento do intestino porque contribuem para a manutenção da microbiota e auxiliam no trânsito intestinal. A saúde do intestino em dia é importante não apenas para evitar prisão de ventre. Ela também garante que o órgão absorva os nutrientes da alimentação e elimine as substâncias que não fazem bem para a saúde, como o açúcar.
As fibras também podem contribuir para a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares, diabetes e inflamação no pâncreas e fígado. É importante que o consumo seja combinado com uma hidratação adequada. Sem o líquido, a fibra endurece e dificulta ainda mais a atividade intestinal.
Entre os alimentos ricos em fibras para incluir na sua alimentação há feijão, lentilha, grão-de-bico, couve, brócolis, rúcula, agrião, acelga, maçã, banana, manga, abacate, mamão, pera, ameixa, caqui, entre outras opções! Você também pode aumentar a ingestão de fibras adicionando aveia, farelo de aveia, chia, linhaça e psyllium nas refeições.
Alimentos verde-escuros
Sempre que possível, inclua uma opção verde-escura do prato porque esses alimentos têm mil e um benefícios para a saúde. Agrião, couve, vagem, espinafre e brócolis são fontes de minerais como cálcio, magnésio, ferro e potássio, além de vitaminas do complexo B, vitaminas C e E e K.
Vegetais verde-escuros promovem saciedade, melhoram o colesterol ruim e regulam o intestino, ajudam no tratamento da anemia ferropriva, na prevenção de diabetes e doenças inflamatórias e fortalecem a saúde dos ossos.
Cúrcuma
A cúrcuma é um superalimento que não só deixa a comida mais saborosa, como também melhora a saúde. O ingrediente, também conhecido como açafrão-da-terra, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e modula a atividade microbiana no nosso corpo.
A cúrcuma também é uma excelente opção para uso em pessoas com dores articulares, obesos e com doenças autoimunes. A especiaria também ajuda em problemas gastrointestinais, febre, resfriados, auxilia na redução do colesterol, melhora a digestão e fortalece o sistema imunológico. Pode ser consumida como tempero, mas também serve de ingredientes para shots, uma maneira prática de concentrar nutrientes e estratégias antioxidantes em uma única bebida.
Carboidratos complexos
Já explicamos por aqui que o carboidrato não é vilão na alimentação, mas devem ser consumidos do jeito certo. Priorize sempre os chamados carboidratos complexos, com fibras e mais nutrientes, são absorvidos mais lentamente e dão energia para o nosso corpo funcionar da melhor forma, processando os nutrientes que ingerimos. Os refrigerantes, salgadinhos, doces e alimentos processados cheios de açúcar devem ser evitados.
Evite frituras
As frituras aumentam a gordura dos alimentos, seja no processo de imersão ou apenas no contato mais superficial com o óleo na panela. Quando o óleo esquenta ele também se transforma em gordura maléfica para a saúde. Quando consumida em excesso, que em excesso pode levar ao surgimento de doenças cardiovasculares, aumento da pressão e colesterol e diversos processos inflamatórios pelo corpo. Sempre que possível, troque as frituras por grelhados, cozidos e assados. As receitas na airfryer também são uma maneira de ter alimentos crocantes sem precisar usar óleo.
Boas fontes de proteína
As proteínas são um dos nutrientes mais importantes da alimentação porque são formadas por aminoácidos essenciais para diversas funções do organismo. Esse tipo de alimento auxilia na formação de hormônios, na produção de anticorpos, na reconstrução de tecidos e músculos.
O problema, porém, está relacionado ao consumo excessivo de proteínas muito gordurosas. No dia a dia, dê preferência para carnes magras e preparadas de forma mais saudável. Além das fontes animais de proteínas, como carne bovina, frango, peixe e leite, você também pode aproveitar a proteína de origem animal presente no feijão, grão-de-bico, soja e até em sementes e castanhas.
Alimentação natural
Comer de forma saudável significa priorizar tudo que é natural. Frutas, legumes, verduras, a famosa “comida de verdade”. Se você pretende melhorar a sua alimentação no próximo ano, é importante desembalar menos refeições prontas e cozinhar mais.
Além disso, a atividade física é fundamental para complementar todos os benefícios de uma boa rotina alimentar. Os exercícios vão garantir um corpo mais disposto e com um metabolismo melhor para aproveitar os benefícios de uma boa alimentação.
Veja mais
Sobremesa saudável, saborosa e low carb: aproveite esse doce sem sair da dieta!
Saiba o que comer para aumentar a imunidade e não sofrer com a mudança brusca de temperatura