Se você não tem o costume de comer vegetais verde-escuros diariamente, talvez esteja na hora de repensar esse hábito. Legumes e verduras com essa coloração tem uma série de benefícios para a saúde que vão desde regular o intestino a prevenir doenças como diabetes e câncer. Além de serem pouco calóricos, são ingredientes bem versáteis que podem ser utilizados em diferentes receitas.
O TudoGostoso convidou a nutricionista Áurea Santa Izabel (@pretanutri_) para esclarecer quais as vantagens de incluir os alimentos verde-escuros na dieta. A especialista explica ainda a quantidade ideal para consumir por semana e se há alguma contraindicação. Confira!
Couve é um alimento ver-escuro rico em vitaminas, minerais e fibras que melhoram a saúde
Benefícios dos alimentos verde-escuros?
Os alimentos com coloração verde-escura são excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem pouco calóricos. Eles também promovem saciedade, ajudam no controle do colesterol e auxiliam a regularizar os movimentos intestinais, melhorando a constipação.
“Também são importantes aliados no tratamento da anemia ferropriva, na prevenção de diabetes e doenças inflamatórias, além de ter importante contribuição na saúde óssea”, ressalta a nutricionista.
Alimentos verde-escuros previnem câncer?
Segundo Áurea, existe uma associação entre os alimentos verde-escuros e a prevenção de alguns tipos de câncer, como mama e próstata, pela ação do sulforafano, um poderoso antioxidante que inibe a multiplicação de células cancerígenas.
Claro que há muitos fatores a serem considerados no caso de um diagnóstico de câncer, mas uma alimentação saudável é essencial para prevenir a doença.
Aliado a uma alimentação balanceada, brócolis é cheio de benefícios para a saúde
Quais são os alimentos verde-escuros?
Dentre os alimentos verde-escuros mais consumidos estão agrião, couve, vagem, espinafre e brócolis.
“Possuem um bom teor de minerais como cálcio, magnésio, ferro e potássio, além de fornecer vitaminas importantes, como vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, e vitamina K. Aliados a uma alimentação balanceada, ajudam a promover todos os benefícios já citados”, explica a nutricionista.
Alimentos verde-escuros podem ser consumidos diariamente?
Os vegetais verde-escuros podem ser consumidos diariamente e o ideal é comer no mínimo uma xícara e meia a 2 xícaras desses alimentos por semana. A vantagem é que são bem versáteis já que combinam com saladas, refogados, temperos e até bebidas.
O consumo do famoso suco verde pode ser uma forma de incluir alimentos com essa coloração na dieta.
“No suco conseguimos preservar boa parte dos nutrientes e ainda associá-los com outros compostos presentes nos alimentos que serão adicionados. É uma boa forma de variar o consumo desses alimentos, mas não deve ser a única, sendo importante procurar consumir em outras preparações”, destaca Áurea.
Alimentos verde-escuros tem alguma contraindicação?
A nutricionista explica que apenas pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes devem evitar o consumo em excesso de vegetais verde-escuros.
“A vitamina K presente nesses alimentos age diretamente na coagulação, interferindo no efeito do medicamento”, alerta Áurea.
Veja mais
Superalimentos: entenda como brócolis, mirtilo e até cacau em pó melhoram a sua saúde
Receitas: 12 lanches saudáveis que ficam prontos em até 15 minutos