• Entrar
  • Cadastrar
Como fazer suco detox: dicas e combinações para a sua receita saudável ficar irresistível
Siga receitas deliciosas de suco detox ou monte a sua versão dessas bebidas saudáveis e desintoxicantes

O suco detox mais clássico é aquele todo verde que muita gente tem até receio de experimentar. Mas você sabia que ele é muito mais do que isso? Existem inúmeras formas de preparar bebidas que ajudam a desintoxicar o organismo. Assim você não precisa seguir sempre aquela uma receita que você nem sequer gosta. Descubra no TudoGostoso como fazer suco detox delicioso seguindo as orientações do regime.

suco detox: pessoa segurando um copo com suco detox verde O suco detox é usado para hidratar, repor nutrientes e ajudar a desinchar

Para que serve suco detox?

Quando comemos muitos alimentos gordurosos e processados, nosso corpo tem um trabalho extra para eliminar as impurezas que não consegue absorver. Muitas das toxinas formadas acumulam água e geram inchaço a ponto de aumentar o peso. Ao mudar para uma dieta mais saudável e natural, o sistema digestivo começa a eliminar essas toxinas e o suco detox é excelente para acelerar o processo.

A dieta detox não é só suco e fazer refeições leves com vegetais é tão importante quanto as bebidas. Só que a ingestão de líquidos é fundamental para o processo e os primeiros dias do regime se baseiam no suco detox. Assim, quem deseja fazer uma dieta detox pós-feriado para desinchar e perder alguns quilos começa com a parte líquida.

Qual a melhor hora para beber suco detox?

Dependendo da hora que você bebe o suco detox, a resposta do seu corpo muda. Um ótimo momento do dia é logo pela manhã quando ainda estiver em jejum. Dessa maneira, os nutrientes vão ser absorvidos bem mais rápido e seu metabolismo vai funcionar melhor. No entanto, é fundamental ingerir bastante líquido ao longo de todo o dia. Por causa disso, também vale beber suco detox após as refeições para ajudar na “limpeza” pós-digestão.

pessoas segurando um suco detox verde em garrafa e dando outra garrafa com suco detox laranja para a camera O suco detox pode ser bebido a qualquer hora, de manhã até de noite

Como preparar suco detox?

Qualquer suco natural é benéfico para a saúde. Mas o suco detox é uma bebida bem encorpada que costuma misturar pelo menos três ingredientes juntos, entre verduras, frutas e condimentos. Em geral, a bebida tem uma base, que é o ingrediente presente em maior quantidade, seguido de outros que complementam os nutrientes. Não adianta, por exemplo, fazer um suco só com frutas cítricas que possuem valor nutricional bem similar.

Açúcar e adoçantes artificiais são proibidos na dieta detox. Para contornar e não precisar beber um suco muito azedo ou amargo, a dica é acrescentar ingredientes naturais mais doces, como a maçã ou o mel.

Quais ingredientes são a base dos sucos detox?

Para fazer um suco detox bem clássico, a melhor opção é usar uma verdura ou legume como base. Folhas verde-escuras em particular são recomendadas por causa da concentração de antioxidantes que combatem os radicais livres e auxiliam a eliminar as toxinas. É esse o motivo da couve ser tão utilizada no suco verde que é quase sinônimo de detox.

Além da couve, a cenoura, a rúcula e o pepino são legumes populares como base de suco detox. Entre as frutas, o limão e a melancia são bastante usados como estrutura para bebidas mais leves e refrescantes. Usar sementes como linhaça e chia deixam o suco mais encorpado, além de repleto de fibras que ajudam na digestão. O gengibre, apesar de não servir de base, é figurinha carimbada em várias receitas por causa dos efeitos diuréticos.

O ingrediente base do suco detox determina a cor do resultado final

Como usar as cores dos alimentos para fazer a combinação?

O suco detox é conhecido por sua cor. Além do suco verde, você ainda pode preparar suco amarelo, suco laranja, suco vermelho, suco roxo e mais sem sair do regime. O suco verde tem a couve como base mais comum e pode levar hortelã e limão junto. Ele é mais popular por ter um efeito de desintoxicação mais forte.

O suco amarelo pode ter abacaxi, uma fruta diurética, ou a pera, rica em fibras, como base. Pêssego e maracujá também podem ser usados. No suco laranja, a cenoura, a abóbora e a laranja são os ingredientes de destaque. O suco vermelho tem uma cor forte por causa de tomate, beterraba, melancia e frutas vermelhas. A cor vermelha indica a presença de licopeno, um forte antioxidante que ajuda no detox. Se utilizar a beterraba como base, a cor fica ainda mais intensa e vira um suco roxo.

Receitas de suco detox para experimentar

Suco detox de couve, limão e maçã

Esta receita de suco detox segue o formato clássico do suco verde com couve e limão, usando a maçã para adoçar e adicionando gengibre e hortelã para dar mais sabor.

Suco amarelo detox de pêssego e pera

O pêssego é uma fruta boa para um suco detox amarelo. A união entre pêssego e pera então deixa a bebida nutritiva e bem docinha ao mesmo tempo.

Suco red detox com beterraba e limão

A beterraba deixa qualquer suco detox com tons de vermelho para roxo, mesmo em pequenas quantidades.

Duas canecas transparentes com suco detox de beterraba A beterraba é um ingrediente com cor forte que deixa o suco detox bem avermelhado

Suco detox de abacaxi, laranja e limão

Refrescante e nutritivo, esse suco detox é mais ácido por causa das frutas cítricas e tem um tom amarelado por causa do abacaxi e da laranja.

Suco detox de melancia e pepino

Você não precisa usar água para fazer esse suco, já que a melancia e o pepino são alimentos que possuem bastante água e o suco de limão que vai junto dá conta do recado.

Veja mais:

O que beber na dieta low carb? Confira opções liberadas com e sem álcool

Whey Protein: como inserir na sua dieta do dia a dia

Temas relacionados