Com tantas bebidas e comidas de carnaval deliciosas, é difícil segurar a gula nessa época. Depois de devorar um bom churrasco ou feijoada e beber todos os seus drinks favoritos, cai bem pegar mais leve nos dias seguintes para deixar o seu organismo se recuperar. Fazer um detox carnaval é uma maneira de ingerir mais nutrientes e eliminar toxinas. Descubra se fazer detox para desinchar funciona, quando alguém deve fazer e dicas de receitas do TudoGostoso para sair do carnaval renovado.
Sucos que misturam verduras e frutas são a base da dieta detox
O que é dieta detox?
A dieta detox foi feita para regular o funcionamento do organismo. O nosso corpo já faz a desintoxicação através do fígado, mas alimentos mais gordurosos e bebidas alcoólicas acabam exigindo mais do metabolismo.
A ideia da dieta detox é ingerir alimentos mais naturais e ricos em nutrientes que vão agilizar e facilitar o processo de desintoxicação do corpo. Assim, um detox pós-carnaval serve justamente para “limpar” o nosso sistema depois dos exageros dessa festa.
Dieta detox para desinchar funciona?
Ao eliminar mais toxinas, a dieta detox ajuda a tirar aquela sensação de inchaço. O inchaço é a retenção de líquidos que acontece principalmente ao comer alimentos pouco saudáveis e mais salgados. Ao seguir uma dieta mais natural e com mais água, a retenção de líquidos diminui e o inchaço também.
Por isso, fazer um detox para desinchar pode fazer a pessoa perder peso em pouco tempo. Mas atenção: o detox não é uma solução milagrosa para emagrecer, já que não elimina gorduras e não altera os hábitos alimentares por muito tempo.
Quantos dias se faz detox?
A dieta detox não é para durar para sempre, apenas o necessário para eliminar as toxinas naquele momento. A duração do detox pode variar de 2 a 14 dias. Os detox de poucos dias servem para pessoas que só querem limpar o organismo para manter a boa saúde. Já as mais longas são indicadas para uma revitalização profunda.
A ideia é que os primeiros dias sejam os mais leves, com refeições mais voltadas para os líquidos, com sopas e sucos detox, além de muitas frutas. Depois você inclui alimentos repletos de nutrientes para reforçar o sistema digestivo. Para um detox carnaval, até sete dias é o suficiente para se recuperar.
Quando fazer um detox?
Como o nosso corpo já elimina as toxinas, não é preciso seguir um cardápio detox com tanta frequência. Vale mais a pena fazer uma dieta detox depois de dias de alimentação mais pesada ou para ajudar na imunidade. Fazer uma desintoxicação após grandes eventos e festas é um bom exemplo.
Alimentos leves e saudáveis são essenciais em uma dieta detox carnaval.
Por que fazer detox depois do carnaval?
O carnaval é um feriado que envolve muitas comidas pesadas e salgadas, como o churrasco e a feijoada. Além disso, os drinks alcoólicos colocam nosso fígado para trabalhar ainda mais. O detox carnaval pode ajudar a se livrar de todas as toxinas acumuladas durante o feriado para retomar a rotina com mais saúde e energia.
Como fazer dieta detox pós-carnaval?
A hidratação é a chave para um bom detox pós-carnaval. Além do sal da comida e do álcool das bebidas, o carnaval no Brasil acontece em pleno verão. Mesmo nas festas caseiras é quase inevitável perder água através do suor. Para recuperar tudo isso, vai precisar ingerir bastante líquido. Sucos naturais e chás de ervas são os principais aliados.
Para a alimentação, procure alimentos crus ricos em fibras e nutrientes para ajudar no fígado e no intestino. Frutas, saladas e alimentos integrais são ótimos para isso. Procure consumir vegetais como brócolis, repolho, couve, couve flor e espinafre, e leguminosas como soja e feijão. Se não conseguir dispensar a carne, prefira peixes e frangos com menos gordura.
O mais importante de uma dieta detox pós-carnaval é evitar alimentos processados, industrializados ou altamente gordurosos. Ou seja, nada de refrigerante, bacon ou chocolate. E lembre-se: quando estiver em dúvida, fale sempre com seu nutricionista para indicar o melhor detox carnaval para você.
Dica de detox carnaval: beba muita água
Já falamos sobre a hidratação várias vezes, mas é sempre bom reforçar: beba muita água. Dois litros de água por dia é o recomendado durante todo o ano, mas é ainda mais importante durante uma boa dieta detox pós-carnaval. Sucos e chás são ótimos para hidratar, mas procure beber bastante água pura também que seu corpo vai agradecer.
Suco detox é opção para eliminar toxinas e inchaço
Detox carnaval: receitas de bebidas detox para ficar bem hidratado
Um típico suco detox é feito à base de água ou chá, com uma verdura e mais uma ou duas frutas. Às vezes é usado mel ou açúcar mascavo para adoçar e gengibre, chia ou canela para complementar. Aqui a escolha foi água, couve, laranja, limão e gengibre.
O suco detox pode ficar com um tom forte de vermelho ao usar ingredientes como beterraba, melancia e cenoura juntos.
Os sucos detox ganham cores diferentes dependendo dos ingredientes
Este suco detox de cor amarela leva pêssego, pera, limão e gengibre na mistura.
A melancia e o pepino são dois alimentos ricos em água, então com esses dois juntos a hidratação é certa.
Com couve, banana e laranja, esta receita usa chá de camomila como base do suco detox.
Abacaxi com hortelã é uma delícia que rende um ótimo suco detox. A linhaça e o gengibre complementam o sabor e os nutrientes.
O melão reforça a imunidade enquanto hidrata e desintoxica, sendo uma fruta perfeita para um suco detox.
O repolho roxo é fonte de nutrientes como o ferro e a vitamina A e o seu suco fica com a cor roxa bem característica da verdura.
O que o suco detox de inhame e couve tem de diferente, tem de saudável. A couve é rica em fibras, ferro e vitaminas A e C, enquanto o inhame tem como destaque as vitaminas do complexo B e os efeitos antioxidantes.
Abacaxi, uva e maçã são as estrelas desta bebida que é simples e ideal para quem está começando a tomar sucos detox.
Detox carnaval: receitas de comidas detox para uma dieta equilibrada
Saladas são ótimas para uma dieta detox. Esta receita ainda usa o grão-de-bico que é uma fonte saudável de proteínas.
Experimente preparar essa salada de grão-de-bico supergostosa
Sunomono é uma salada japonesa com pepino agridoce, ou seja, é um prato bastante refrescante e nutritivo.
“Apfelrotkohl” vem do alemão e significa exatamente o que o nome diz: uma mistura de maçã com repolho roxo, que dá forma a esta salada diferente e deliciosa.
Esta receita fácil de salada de couve-flor é garantia de que está colocando mais cálcio, fósforo, cálcio e vitamina C no seu organismo.
Os chips de abobrinha no forno ficam crocantes e são ótimos para acompanhar as suas refeições.
Este preparo de peixe assado tem menos gordura do que a carne vermelha e funciona durante uma dieta detox.
O pão integral pode ser consumido durante o detox e você ainda pode fazê-lo em casa.
Os doces também podem fazer parte da dieta. Este bolo integral de banana é bem natural e saudável.
Este picolé é uma maneira diferente e ainda mais refrescante de consumir um suco detox.