• Entrar
  • Cadastrar
Comidas de Carnaval: 25 receitas doces e salgadas para curtir o feriado

Tá em dúvida sobre o que servir no Carnaval? A folia pede um cardápio especial e o TudoGostoso te ajuda com receitas de comidas de Carnaval para fazer durante o feriado

As comidas de Carnaval merecem uma alegoria só para elas, é uma delícia atrás da outra (Créditos: TudoGostoso)

Carnaval é coisa de brasileiro e sinônimo de festa, alegria e, claro, muita comida boa. Seja aproveitando o feriado de Carnaval em casa, seja chamando os amigos para uma festa temática, não dá para deixar a data passar batido. É a ocasião perfeita para preparar uma refeição especial para marcar o dia com petiscos carnavalescos, drinks refrescantes e comidas coloridas. Para ajudar você a decidir o que preparar nesses dias, confira as sugestões do TudoGostoso de receitas de comidas de Carnaval para alegrar seu feriado.

Quais são as comidas típicas de Carnaval?

Diferente de como celebramos a Páscoa ou fazemos na ceia de Natal, as comidas de Carnaval não seguem um cardápio com muitas regras, mas existem alguns tipos de pratos que se tornaram mais comuns nesta época.

Existe uma ligação entre a origem do Carnaval e a Quaresma, o período de restrição e de jejum de 40 dias dos católicos até a Semana Santa da Páscoa. Por precisarem limitar as festas e o consumo de carne, as pessoas aproveitaram para curtir os dias anteriores ao início da Quaresma. É por isso que as comidas de Carnaval mais típicas tem uma abundância de carne. O churrasco é um bom exemplo disso.

Diferentes regiões do país também têm as suas próprias tradições e comidas de Carnaval mais características. Nos blocos de rua do Rio de Janeiro é comum encontrar barraquinhas de espetinhos. Já nas festas da Bahia, o acarajé se torna uma refeição prática para os dias de folia. Em Escolas de Samba, a feijoada de Carnaval completa que serve os inúmeros foliões é uma tradição histórica. Ou seja, não faltam inspirações de comidas de Carnaval gostosas para escolher.

Como fazer uma festa com comidas de Carnaval?

Para montar uma festa com comidas de Carnaval e chamar os amigos, a fartura é fundamental. Um bom prato com carne é ideal como centro da mesa, rodeado por acompanhamentos variados para atender ao paladar dos convidados.

No Carnaval também não faltam bebidas alcoólicas, desde a cerveja básica aos drinks para todos os gostos. Escolher receitas que combinem com o álcool é uma excelente ideia. E se a sua festa se tornar quase um bloco de Carnaval em casa de tanta música, comidas mais leves e petiscos são legais para a galera comer facilmente enquanto dança.

Comidas de Carnaval: receitas de entradas e lanches

Essas receitas simples são boas para fazer de lanche entre idas aos bloquinhos ou para começar a festa antes de sair de casa.

Sanduíche de mortadela

O sanduíche de mortadela é um lanche prático (Créditos: TudoGostoso)

O sanduíche de mortadela é simples e direto. Não demora mais do que 15 minutos para preparar este lanche prático. Veja a receita de sanduíche de mortadela.

Sanduíche de linguiça calabresa

Experimente fazer esse sanduíche de linguiça calabresa quando quiser um lanche em dia de bloco (Créditos: TudoGostoso)

O sanduíche de linguiça calabresa é bem completo e um ótimo lanche para quando bater a fome no meio da folia. Já prepara para levar para o bloco! Veja a receita de sanduíche de linguiça calabresa.

Cachorro-quente no palito

O cachorro-quente no palito é bom para comer sem largar a bebida (Créditos: Shutterstock)

O cachorro-quente no palito é uma comida de rua perfeita para as festas. Dá para comer este aperitivo sem largar a cerveja. Veja a receita de cachorro-quente no palito.

Empada cremosa de queijo

Essa empada cremosa de queijo desmancha na boca (Créditos: TudoGostoso)

Quem gosta de queijo vai adorar esta receita de empada bem cremosa de queijo. Chega a derreter na boca de tão delicada. Veja a receita de empada cremosa de queijo.

Lanche natural de atum light

Este lanche saudável é ótimo para passar um Carnaval com muita saúde (Créditos: TudoGostoso)

Para uma opção de um sanduíche mais leve, que tal esse lanche natural de atum light com pão integral. Tem mais nutrientes para aguentar o dia movimentado. Veja a receita de lanche natural de atum light.

Comidas de Carnaval: receitas de pratos principais

Para fazer a folia em casa, prepare a sua roda de samba com os amigos e sirva esses pratos principais que são a cara da festa.

Feijoada

Não pode faltar feijoada no Carnaval (Créditos: TudoGostoso)

Em uma roda de samba não pode faltar uma boa feijoada dentre as comidas de Carnaval. Para não errar no preparo, veja nossas dicas de como escolher a carne para feijoada. Veja a receita de feijoada.

Churrasco expresso feito no forno

A solução para fazer churrasco sem churrasqueira (Créditos: TudoGostoso)

Se não tem como fazer um churrasco clássico, experimente esta receita de churrasco feito no forno. E não esqueça de preparar um pão de alho para complementar. Veja a receita de churrasco expresso feito no forno.

Acarajé

O acarajé é protagonista do Carnaval no Nordeste e vai ser na sua casa também (Créditos: TudoGostoso)

O acarajé é um prato típico da culinária baiana e que é muito comum como comida de rua. Mas ele também pode ser a estrela na mesa do almoço de qualquer brasileiro durante o Carnaval. Veja a receita de acarajé.

Refogado de proteína de soja

O refogado de proteína de soja é para quem não come carne, mas quer entrar na folia (Créditos: TudoGostoso/Dani Cruz)

O refogado de proteína de soja não leva carne ou produtos de origem animal. Esta receita é uma opção vegana para o Carnaval que agrada até os carnívoros da festa. Veja a receita de refogado de proteína de soja.

Escondidinho de carne-seca

O escondidinho de carne-seca vai bem em qualquer almoço (Créditos: TudoGostoso)

O escondidinho de carne seca é ótimo para um almoço com a família ou com os amigos. Essa receita serve para qualquer ocasião, com ou sem festa. Veja a receita de escondidinho de carne-seca.

Sanduíche cremoso de forno

O sanduíche de forno é feito na travessa e fica uma delícia (Créditos: TudoGostoso)

O sanduíche cremoso de forno usa queijo e presunto de recheio e é um prato rápido de fazer para seus convidados. É só montar na travessa e cada um cortar a sua porção. Veja a receita de sanduíche cremoso de forno.

Rocambole de carne moída

O rocambole de carne-moída tem massa e recheio de carne (Créditos: TudoGostoso)

Este rocambole de carne moída é ideal para quem quer seguir a tradição de comidas de Carnaval com bastante carne, mas com uma receita diferente. Veja a receita de rocambole de carne moída.

Macarrão de forno

O macarrão de forno com queijo gratinado é irresistível (Créditos: TudoGostoso)

O macarrão de forno é bem recheado e fácil de fazer. Ele fica uma delícia com o queijo derretido e gratinado por cima de tudo. Veja a receita de macarrão de forno.

Arroz colorido

O arroz colorido é praticamente um confete de Carnaval que você pode comer (Créditos: TudoGostoso)

É o confete da festa que você pode comer! O arroz colorido traz mais cor para a sua mesa e ainda é bem saudável. Veja a receita de arroz colorido.

Salpicão de frango

O salpicão de frango é uma receita coringa para qualquer festa (Créditos: TudoGostoso)

Esta receita de salpicão de frango vai ao forno e pode te surpreender com o sabor. É um prato prático para alimentar muitas pessoas na festa. Veja a receita de salpicão de frango.

Comidas de Carnaval: receitas de doces

Depois de tantas comidas de Carnaval salgadas deliciosas, não podem faltar as sobremesas que vão adoçar a folia.

Bolo arco-íris

Não tem doce mais carnavalesco do que o bolo arco-íris (Créditos: TudoGostoso)

O bolo arco-íris com massa e confeitos coloridos é uma sobremesa divertida para festas como o Carnaval. É folia pura assim que corta a primeira fatia! Veja a receita de bolo arco-íris.

Salada de frutas com creme de limão

A salada de frutas com creme de limão é leve e refrescante (Créditos: TudoGostoso)

A salada de frutas com creme de limão é uma sobremesa bem leve, mas ainda cremosa. É ideal depois de um almoço farto. Veja a receita de salada de frutas com creme de limão.

Gelatina mosaico

A gelatina mosaico pode ter os sabores que você quiser (Créditos: TudoGostoso)

A gelatina mosaico é uma sobremesa com a cara das cores Carnavalescas e que ainda refresca nesta época do ano. É muito fácil de fazer e você pode escolher os seus sabores favoritos. Veja a receita de gelatina mosaico.

Pipoca doce vermelha

A pipoca doce vermelha feita em casa fica igual a do pipoqueiro (Créditos: TudoGostoso/Tatiana de Melo)

Essa pipoca doce vermelha é igual a que os pipoqueiros de rua fazem. O truque para deixar a pipoca doce de todas as cores que quiser é usar corante alimentício. Veja a receita de pipoca doce vermelha.

Churros caseiros

Com a receita de churros caseiro você faz esse doce das barraquinhas dos blocos em casa (Créditos: TudoGostoso)

Esta receita de churros caseiros não perde nada para o sabor dos doces das barraquinhas de rua. Fica pronto em 30 minutos! Veja a receita de churros caseiros.

Picolé de frutas

O picolé de frutas combina com o calor do Carnaval (Créditos: TudoGostoso)

O picolé de frutas é um doce refrescante que não pode faltar no seu congelador para quando der aquele calor. No Carnaval então, é o doce certeiro! Veja a receita de picolé de frutas.

Pavê prestígio

Pode até render piadinhas, mas o pavê prestígio deixa qualquer um sem palavras ao comer (Créditos: TudoGostoso)

O pavê prestígio é uma boa sobremesa deliciosa após o almoço ou o jantar. Ou, neste caso, para o seu Carnaval! Veja a receita de pavê prestígio.

Mousse de limão rápido

Mousse de limão rápido é para quem quer deixar o doce pronto em minutos sem perder as festas (Créditos: TudoGostoso)

É tão fácil preparar este mousse de limão rápido que em 10 minutos o doce já vai para a geladeira. Prepare na véspera de Carnaval e terá uma sobremesa gelada para o feriado inteiro. Veja a receita de mousse de limão rápido.

Pirulito de brigadeiro

O pirulito de brigadeiro tem a cara do Carnaval e ainda é prático de fazer e de comer (Créditos: TudoGostoso)

O pirulito de brigadeiro é uma ideia divertida para crianças e adultos se deliciarem. O doce no palito serve muito bem para comer nas festas sem se lambuzar. Veja a receita de pirulito de brigadeiro.

Sorvete de coco

O sorvete de coco é resfrescante e simples de preparar em casa (Créditos: TudoGostoso/Maria Eduarda)

Experimente fazer seu próprio sorvete de coco para servir na hora da sobremesa. É fácil e refrescante! Veja a receita de sorvete de coco.

Veja mais:
Quando é o Carnaval? Confira o calendário do feriado até 2033 e se programe para a folia
Os melhores destinos no Brasil para curtir o Carnaval com muita folia
Pipoca de frango crocante na airfryer é a receita fácil de petisco que você vai querer comer durante todo o Carnaval

Temas relacionados