• Entrar
  • Cadastrar
O que significa a palavra “Carnaval”? A origem do nome é bem diferente do que você imagina!

O nome da festa mais famosa do Brasil não é exclusivo daqui e tem um significado bem curioso

Para você o que significa Carnaval? Uma festa perfeita para vestir fantasias e sair nos blocos? Um espetáculo de música e carros alegóricos nos desfiles das Escolas de Samba? Ou um dia de aproveitar o feriado do Carnaval descansando ou viajando por aí? Cada um tem a sua interpretação da festa, mas o nome “Carnaval” tem uma origem bem diferente do que toda essa folia dá a entender.

carnaval no rio de janeiro com mestre-sala e porta-bandeira de bloquinho em frente ao jardim botânico O nome Carnaval tem mais a ver com comida do que com bloquinhos e samba

Qual o significado da palavra Carnaval?

A origem do Carnaval é bem antiga e a festa se transformou ao longo dos séculos e só ganhou esse nome na Idade Média quando a Igreja Católica adotou a celebração por volta do século XI. Ao mesmo tempo foi determinado que a festividade seria realizada antes da Quaresma, na véspera da Quarta-feira de Cinzas.

Como a Quaresma é um período de jejum de 40 dias com abstinência de certos alimentos, especialmente de carne, o nome da festa que antecede tudo isso não poderia deixar de ter relação com essa história. A palavra “Carnaval” vem então do latim “carnem levare” e significa “afastar-se da carne”. Na época a festa era chamada de “carnelevarium”, depois de “carnevale” no italiano e com o tempo chegou no “Carnaval” que nós conhecemos.

Por que existe uma festa antes da Quaresma?

Pode parecer contraditório existir uma grande celebração antes de um extenso jejum, mas a intenção era transformar uma celebração pagã em uma solenidade católica com o pretexto de dar às pessoas um dia de festa liberada com muita carne e outras comidas abundantes antes da Quaresma. Mas, sem nenhuma surpresa, a comemoração ultrapassou os limites da Igreja e ganhou um tom mais popular. Hoje em dia os eventos são quase separados e as pessoas que pulam o Carnaval e chegam a viajar para os melhores destinos carnavalescos no Brasil raramente seguem o rígido jejum depois.

Qual a relação entre o Carnaval e a Páscoa?

O que a Páscoa tem a ver com o Carnaval? Bem mais do que você imagina. Tanto a data do Carnaval quanto a data da Páscoa são definidas pelo mesmo fator. Se o Carnaval é antes da Quaresma, a Páscoa ocorre uma semana após o fim do jejum. Por causa disso, o próprio significado original das festas acaba se aproximando. Se o Carnaval é uma celebração para aproveitar de tudo antes da abstinência, a Páscoa é a retomada da rotina, como uma grande “renovação”.

Veja mais:

Por que comemos feijoada no Carnaval? Conheça a Tia Ciata, a matriarca do samba responsável por essa deliciosa tradição

O que comer (e o que evitar!) durante o carnaval: como aproveitar a festa com muita disposição

Temas relacionados