O carnaval é uma das maiores festas do país. É a hora de tirar a fantasia do armário e cair na folia. Se você é do time que curte sair por aí festejando e aproveitando cada segundo dessa festa, precisa manter uma alimentação equilibrada para aguentar todos os dias com saúde e disposição. Por isso preparamos um guia do que comer e o que evitar, para quem quer curtir o carnaval, dos bloquinhos de rua aos bailes noturnos. Vem com a gente!
Hidrate-se e alimente-se bem para curtir o carnaval com muito mais energia
Como se alimentar no carnaval para aguentar a folia
Como estamos falando de uma festividade que acontece em fevereiro ou março, no verão, a primeira regra, não importa onde você escolheu comemorar, é se hidratar muito bem. Beber bastante água é primordial, mas se você quer outras alternativas para manter a hidratação do corpo em dia, existem outras opções para diversificar. Aposte em sucos, água de coco e água saborizada.
Além do calor, o consumo de bebidas alcoólicas torna fundamental a reposição de água no corpo. Aproveite para beber um copo de água entre um drink e outro, assim você consegue aproveitar mais e por mais tempo.
O que você deve comer para encarar os bloquinhos de rua
Um patrimônio histórico do nosso país, os blocos de carnaval são democráticos, acessíveis e acontecem por todo o canto do Brasil. Além de levar milhões de pessoas às ruas, acontecem durante o dia inteiro. A logística de alimentação precisa ser bem organizada.
Antes de sair de casa, faça uma boa refeição com proteína e carboidratos de baixo índice glicêmico. Prepare um bom sanduíche de ovo e prefira pães de fermentação natural. Se der tempo para o almoço, aposte em um pouco de arroz e peixes leves.
Invista nos sanduíches naturais para não passar sufoco na rua
Como o tempo que você vai passar na rua vai ser grande, faça pequenas refeições entre um bloco e outro. Se for levar a comida de casa, prefira carregar uma boa salada de frutas, diversas barrinhas de cereais ou sanduíches naturais. Caso prefira comer na rua, passe longe de alimentos muito gordurosos, opte por saladas bem servidas, por exemplo.
No trio elétrico a ordem é praticidade
Para os adeptos do carnaval acompanhando os trios elétricos, com shows incríveis e pulando igual pipoca, o ideal é se preparar para um grande gasto de energia. Assim como acontece com os blocos de rua, fica muito difícil parar para fazer refeições nos horários corretos.
Opte por comer um café da manhã com muita fruta e bem rico em fibras. Se for almoçar antes de partir para aproveitar muito, tente comer um macarrão integral com uma salada bem reforçada.
E que tal levar um lanchinho bem prático e gostoso, que cabe na pochete, para não ficar muito tempo sem comer? Nuts de castanhas, nozes e amêndoas podem salvar a sua vida na hora da fome. Fazem bem para a flora intestinal e garantem a sensação de saciedade.
Planejamento também para os eventos a noite
Quem prefere curtir a noite, seja nos bailes à fantasia ou nos desfiles de escolas de samba, também precisa se planejar para evitar problemas durante o festejo. Embora, nesses casos, o tempo fora de casa seja menor, ainda existe o gasto de energia e, para quem curte, o consumo de bebidas alcóolicas.
Prepare um cardápio que garanta um organismo preparado para o período da noite. Comece com um café da manhã com frutas e ovos. No almoço, é recomendado comer fontes de fibras, carboidratos e proteínas: um arroz integral com carnes magras e uma boa salada de folhas verde-escuras é a melhor pedida. Antes de sair de casa, faça um lanchinho leve. Evite alimentos muito gordurosos e refeições com molhos pesados.
Não esqueça de se hidratar muito bem ao longo do dia, bebendo água e sucos naturais. Se for beber drinks alcoólicos ou uma cervejinha, tenha em mente que o ideal é intercalar com copos de água.
Que tal uma saladinha cheia de sabor para matar a fome antes da festa?
Organize sua lista de compras para o carnaval
Agora que você já viu as melhores estratégias para aproveitar com saúde e disposição, que tal partir para o supermercado e abastecer a geladeira com tudo o que vai precisar para não vacilar nesses dias?
- Castanhas e nozes
- Arroz tradicional e integral
- Macarrão integral
- Ovos
- Frutas da estação
- Vegetais verde-escuros
- Pães leves
- Cereais
- Carnes brancas (aves e peixes com pouca gordura)
- Carnes vermelhas leves, como patinho e fraldinha
- Água de coco
Gostou de saber como usar a alimentação a seu favor durante o carnaval? Veja mais dicas para curtir onde quiser, com muita comida gostosa, saúde e disposição:
Como curar a ressaca: veja os sucos que vão te salvar depois da bebedeira
Bloquinho dos petiscos: 30 receitas simples e fáceis para o carnaval em casa
80 receitas de carnaval para festejar com muita disposição e energia!