Salada verde é um prato leve e saboroso. Conhecida por ser uma opção prática, saudável e nutritiva, ela pode ser preparada com diferentes tipos de vegetais, como rúcula, alface, agrião, entre outros. Outra vantagem das saladas é que elas são super fáceis de fazer e, por esse motivo, muitas pessoas gostam de consumi-las diariamente. Mas será que existe algum problema em incluir o acompanhamento no cardápio todos os dias? O TudoGostoso procurou saber mais sobre o assunto.
O que acontece se você comer salada todos os dias
Saladas são ricas em vitaminas e nutrientes. Portanto, não há problema nenhum em consumi-las todos os dias. Inclusive, comer saladas diariamente é uma ótima maneira de melhorar a qualidade de vida e garantir o bom funcionamento do organismo. Vegetais verdes estão entre os alimentos com maior quantidade de antioxidantes. Essas substâncias inibem a ação dos radicais livres, moléculas que agridem as células saudáveis do corpo, contribuindo para o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças. Os antioxidantes também são grandes aliados do cérebro, pois protegem os neurônios de danos que podem causar declínios cognitivos.
Outra vantagem de consumir saladas verdes diariamente é que elas são repletas de fibras. Além disso, elas regulam o apetite e aumentam a sensação de saciedade, sendo uma ótima opção para pessoas que pretendem perder peso. Pesquisas também apontam que o iniciar as refeições com uma salada ajuda a controlar o colesterol, regula os níveis de açúcar no sangue e contribui para a saúde cardiovascular.
Consumo de saladas todos os dias é benéfico para o corpo, mas também requer atenção
Mesmo com tantos benefícios, existem algumas precauções a tomar quando se escolhe comer saladas todos os dias. Pessoas em tratamento com anticoagulantes devem evitar excesso. Quase todas as saladas contêm vitamina K e o consumo dessa vitamina em grandes quantidades pode interferir nos efeitos desse medicamento. Sendo assim, o ideal é estabelecer um limite de 250 gramas por dia.
Outro ponto a destacar é que a salada sozinha não deve ser a única refeição. Ao comer apenas vegetais verdes, há grandes chances de você desenvolver deficiências nutricionais, principalmente de amidos e proteínas. O recomendável é que o prato seja servido como entrada ou acompanhamento de pratos principais. Por outro lado, não há problemas em comer apenas uma salada no jantar, contanto que você tenha ingerido outros alimentos durante o almoço.
Veja também:
62 receitas de saladas diferentes para você montar um cardápio variado e muito gostoso
Saladas de inverno: aprenda receitas rápidas e perfeitas para os dias frios