• Entrar
  • Cadastrar
URGENTE! 11 alimentos saudáveis que você precisa incluir na dieta para viver bem

Uma alimentação saudável fornece todo o aporte nutricional para que o nosso organismo consiga viver bem. Saiba quais alimentos não podem faltar na sua mesa. 

Uma alimentação equilibrada oferece qualidade de vida e influenciam nosso bem-estar físico, mental e emocional. (créditos: Shutterstock) 

A alimentação é a chave para alcançar a qualidade de vida. É a partir do que ingerimos que o nosso corpo cria energia para a realização de nossas atividades diárias. Os alimentos também afetam as nossas emoções, o funcionamento do intestino, a memória, o aprendizado, a disposição física, o sono, entre outras funções vitais e metabólicas. Por isso, é importante investir em uma dieta diversificada que priorize grupos alimentares com alto teor nutricional, pois eles são fundamentais para que o nosso organismo consiga se manter bem e em equilíbrio.

Para te ajudar a montar um cardápio nutritivo, o TudoGostoso separou 10 alimentos essenciais para viver bem.

Alimentos que não podem faltar na sua dieta para uma alimentação equilibrada

Batata-doce

A batata-doce fornece energia e promove o ganho de massa muscular. Por ser rico em fibras, o alimento auxilia na saúde do intestino e controla o apetite, já que faz com que a sensação de saciedade perdure por mais tempo. A batata doce também é fonte de vitamina A e C, dois poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres e fortalecem o sistema imunológico.

Frutas vermelhas

Frutas vermelhas são ricas em fibras, cálcio, potássio, fósforo e vitaminas A, C e do complexo B. Neste grupo está incluso o morango, mirtilo, framboesa, jabuticaba, maçã, açaí e amora. Os frutos de cor vermelha também são conhecidos pelo seu altíssimo potencial antioxidante, pois contém licopeno e flavonoides, compostos que protegem as células do corpo contra inflamações e dos radicais livres.

Oleaginosas

As oleaginosas são fontes de gordura boa que aumentam a sensação de saciedade e contribuem para a redução do colesterol. Ricas em ômega-3 e ômega-6, dois ácidos graxos insaturados, elas também estão entre os alimentos que melhoram o funcionamento do cérebro e auxiliam em suas funções cognitivas. Do grupo, destacam-se as amêndoas, castanhas, nozes e avelãs.

Cenoura

A cenoura tem alto teor de fibras, melhora a função cognitiva e ajuda na saúde dos olhos, cabelos, peles e ossos. O vegetal também é rico em carotenoides, o pigmento responsáveis pela sua cor alaranjada da cenoura também ajudam a regular os níveis de glicose no sangue.

Verduras verde escura

As verduras verde escura estão entre os alimentos que auxiliam na redução dos níveis de açúcar no sangue. Elas também têm ação antioxidante e são ricas em nutrientes como manganês, cálcio e ferro, minerais que fortalecem o sistema imunológico. Fazem parte desse grupo a couve, o espinafre, a chicória, o agrião, a rúcula e acelga.

Alho

O alho é um tempero usado em diversos preparos. Além de deixar as comidas mais saborosas, o ingrediente tem propriedades anti-bacteriana, anti-inflamatória, fortalece o sistema imunológico, diminui o colesterol e controla a pressão arterial.

O alho também possui propriedades expectorantes e melhora as funções respiratórias. Por isso, ele pode ser utilizado para tratar resfriados, gripes e crises de bronquite, sinusite, tosse e outros problemas pulmonares.

Lentilhas

As lentilhas oferecem duas vezes os valores diários de ferro do feijão. Ela contribui tanto para a prevenção quanto para o tratamento da anemia e ainda melhora o sistema imunológico e cognitivo. O alimento também é rico em proteína e triptofano, um aminoácido que participa da síntese da serotonina, um neurotransmissor responsável por regular o humor, o sono, libido e o processo digestivo.

Semente de linhaça

A semente de linhaça é rica em proteínas, gorduras insaturadas e fibras. Seu consumo auxilia no trânsito intestinal, controla os níveis de açúcar no sangue, aumenta as defesas do organismo e regula o colesterol e a pressão arterial. Além da semente, você também pode consumir a linhaça por meio da sua farinha. Uma dica é usá-la no preparo de bolos, vitaminas, mingaus, sopas, tortas e biscoitos.

Peixes

Peixes são ricos em ômega 3, um ácido graxo associado à melhora da saúde cognitiva e cardiovascular. Eles também são fonte de minerais como o magnésio, fósforo, iodo, selênio, zinco, manganês e vitaminas A e E. Além disso, os peixes possuem um altíssimo valor nutricional e, segundo a ciência, algumas espécies de pescado têm um teor proteico maior do que a carne vermelha.

Ovo

Ovo é um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais. Sua gema é fonte de colina, uma vitamina do complexo B que atua na produção de neurotransmissores responsáveis por funções cerebrais como memória e cognição. O consumo de ovo também fortalece a musculatura e protege os ossos e articulações.

Abacate

O abacate é rico em potássio e vitaminas A, E e do complexo B. A fruta também possui um alto teor de fibras e gorduras monoinsaturadas, principais aliadas no combate ao mau colesterol (LDL). Entre seus benefícios para o organismo, podemos destacar sua atuação no controle da pressão arterial, proteção dos olhos, ação antioxidante, melhora no funcionamento do intestino e equilíbrio nos níveis de açúcar no sangue.

Veja também:

Lanche da tarde saudável: 12 receitas gostosas e nutritivas para um cardápio balanceado
Existe açúcar saudável? Descubra se a simples troca do refinado é garantia de mais saúde

Temas relacionados