• Entrar
  • Cadastrar
Mulher de 106 anos come estes alimentos saudáveis todos os dias: Dorothy foi cozinheira profissional e tem regras rígidas sobre o que não come em sua dieta

Confira os conselhos da centenária para ter longevidade com uma dieta saudável e equilibrada (e quais alimentos ela evita)

Mulher de 106 anos come estes alimentos saudáveis todos os dias: Dorothy foi cozinheira profissional e tem regras rígidas sobre o que não come em sua dieta

Receita da longevidade: mulher de 106 anos revela quais alimentos fazem parte da sua dieta (Foto: Shutterstock)

Aos 106 anos de idade, Dorothy Staten é um de vitalidade e independência. Nascida perto de Austin, Texas, ela atribui sua longevidade à sua dieta rigorosa, composta por alimentos saudáveis que consome diariamente.

Como ex-cozinheira profissional, ela tem suas próprias regras sobre nutrição, evitando açúcar, álcool, bebidas geladas e sorvete. Sua filha, Rosie Lyles, afirma que por ter trabalhado para "pessoas ricas", ela tem muita experiência com alimentos bons e saudáveis.

Apesar de alguns desafios de visão e um marca-passo para manter sua saúde cardíaca estável, Dorothy mantém uma disposição jovial. Ela não cozinha tanto quanto antes, mas ainda aprecia a boa comida, especialmente quando preparada pela filha.

Seu apetite saudável é evidente ao falar um de seus pratos favoritos, o feijão, em entrevista ao Today.com. Dorothy Staten procura manter a sua vida plena e escolhas conscientes.

Os conselhos de saúde e bem-estar da centenária para ter longevidade

Muitos conselhos para ter longevidade e boa qualidade de vida estão centrados na dieta. Veja quais são as dicas simples de Staten:

  • Preencha sua dieta vegetais:

A dieta dela se concentra em alimentos integrais à base de vegetais e não processados. Ela gosta de comer cenoura, rico em betacaroteno, fibras e antioxidantes; brócolis, que protege contra o câncer, beneficia o coração e promove a saúde digestiva; verduras frescas e espinafre, que estão entre os vegetais mais saudáveis para o coração.

  • Inclua frutas à sua dieta:

Ela adora melancia e melão. A melancia tem mais licopeno, um antioxidante anti-inflamatório, do que qualquer outra fruta ou vegetal. Ele ajuda na redução da pressão arterial. O melão contém muito betacaroteno e vitamina C, ambos antioxidantes que protegem contra danos celulares.

  • Fontes saudáveis de proteína:

Staten costuma comer proteíns como frango e peixe. Até gosta de carne vermelha, mas não em excesso.

  • Evite açúcar:

A centenária não come açúcar e não gosta de doces. Se precisar de um adoçante, ela usa uma opção sem açúcar. Ela afirma que o açúcar não faz bem e que pode causar diabetes. Diversos efeitos adversos à saúde estão ligados ao alto consumo de açúcar, conforme apontam vários estudos.

  • Aproveite os feijões:

O feijão é um dos alimentos favoritos de Staten. "As pessoas que têm uma vida mais longa e saudável tendem a comer de meia xícara a uma xícara de feijão por dia", disse Samantha Cassetty, nutricionista de Nova York ao TODAY.com. O feijão é uma excelente fonte de proteínas e fibras de origem vegetal, além de conter vitaminas, minerais e outros nutrientes.

  • Evite alimentos gordurosos:

Staten não gosta de comida gordurosos. Os cardiologistas alertam que um prato gorduroso e salgado pode anular todas as escolhas nutritivas que as pessoas fazem em outras refeições. Comer lanches gordurosos ou açucarados altera a atividade cerebral e cria preferências duradouras por esses itens não saudáveis, apontam estudos.

  • Aproveite o chá:

Staten afirma que bebe muito chá e opta pelos que não têm açúcar. Essa é uma maneira inteligente de bebê-lo, dizem os nutricionistas. O chá é um superalimento que fornece antioxidantes, especialmente o chá verde, seguido pelo chá amarelo, oolong, Puer, preto e branco. O chá sem açúcar praticamente não contém calorias ou gordura.

  • Beba bastante água:

Ela também bebe muita água, um hábito importante para o bom funcionamento do corpo. Sua regra pessoal é nunca beber água gelada, pois ela acredita que isso não é bom para a saúde. Estudos descobriram que a água gelada pode diminuir a frequência cardíaca. Bebidas muito geladas podem desencadear fibrilação atrial em algumas pessoas, observam os pesquisadores.

Alimentos que dão prazer de vez em quando e os proibidos

A centenária pondera sobre alguns alimentos que dão prazer para consumir de vez em quando. Ocasionalmente ela opta por um pouco de sorvete, mas de forma bastante regrada. "Eu gosto, mas nunca tomo muito sorvete", afirma.

O refrigerante também é pouco consumido por ela, ciente dos danos que o refrigerante pode trazer à saúde. Quando toma, opta pela bebida sem açúcar e ainda dilui com água.

Staten não bebe álcool, mesmo depois de sua filha a incentivar a beber um pouco de vinho ao ler sobre os ponteciais benefícios da bebida para o coração, mas ele prefere não beber nada.

Há uma associação entre o consumo de álcool e um risco menor de doenças cardíacas devido à forma como o álcool afeta a resposta do cérebro ao estresse, segundo um estudo recente, mas nenhum nível de consumo é seguro para a saúde, alerta a Organização Mundial da Saúde.

Veja mais!

A fonte da juventude de Harvard: essa é a proteína (de múltiplos benefícios!) que as mulheres devem comer depois dos 50 anos para viver mais

10 mudanças para você se sentir melhor hoje que o homem mais feliz do mundo aprovaria

Temas relacionados