Difícil encontrar quem não goste de um bom feijão, né? Ele é muito usado nas feijoadas clássicas, no típico feijão tropeiro e entre outras opções. Ele tem diversos tipos, com sabores, cores e modos de preparo diferentes. Mas você sabe qual deles é o responsável por ser cheio de nutrientes e em especial, por diminuir a glicose e o colesterol? Então venha descobrir no TudoGostoso e tenha uma alimentação mais saudável!
Qual é o feijão absorve o açúcar e reduz o colesterol?
O feijão é um daqueles ingredientes que são vários em apenas um. Entre as suas mais diversas variações, o feijão nutricional, responsável por absorver o açúcar e reduzir o colesterol é o feijã-de-corda! Você imaginava que se tratava dele? Quando o assunto é eliminar a glicose do sangue, ele cumpre o seu papel! O feijão-de-corda é rico em fibras solúveis, que retardam a digestão e a absorção de carboidratos no intestino. Isso leva a uma liberação mais lenta e gradual da glicose na corrente sanguínea, ajudando a evitar picos abruptos de glicose após as refeições.
Já sobre a redução do colesterol, o feijão-de-corda contém antioxidantes e compostos bioativos, como polifenóis, que podem ajudar a prevenir a oxidação do colesterol ruim. O colesterol oxidado é mais propenso a se depositar nas paredes das artérias, formando placas que podem levar a doenças cardiovasculares. Além disso, as fibras solúveis presentes no feijão-de-corda se ligam aos ácidos biliares no intestino, que são compostos derivados do colesterol. Essa ligação impede a reabsorção desses compostos e promove sua excreção, o que força o fígado a utilizar mais colesterol para produzir novos ácidos biliares, reduzindo assim os níveis de colesterol no sangue.
Outros benefícios do feijão-de-corda
O feijão-de-corda é uma leguminosa rica em nutrientes que oferece diversos benefícios para a saúde. Veja agora!
Rico em nutriente: contém vitaminas do complexo B, que são essenciais para o metabolismo energético, a saúde do sistema nervoso e a produção de glóbulos vermelhos. É uma boa fonte de minerais como ferro, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e zinco, importantes para a saúde óssea, função muscular, regulação da pressão arterial e fortalecimento do sistema imunológico.
Benefícios cardiovasculares: os antioxidantes, fibras e baixo teor de gorduras saturadas contribuem para a saúde do coração, ajudando a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, o potássio presente no feijão-de-corda ajuda a regular a pressão arterial, diminuindo o risco de hipertensão.
Fortalecimento da imunidade: os nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro e zinco, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a infecções e doenças.
Fortalecimento dos ossos: minerais como cálcio, fósforo e magnésio são essenciais para a manutenção e fortalecimento da estrutura óssea, prevenindo doenças como a osteoporose.
Veja mais
Catalonha: o que é e como consumir esse ingrediente repleto de benefícios ao corpo
"Efeitos promissores na saúde metabólica": como azeitonas podem tratar obesidade e o diabetes tipo 2
Todo mundo comete esse erro ao cozinhar feijão: aprenda para nunca mais errar