A prática de colocar os grãos de feijão de molho é algo que passa de geração em geração, mas será que existem outros motivos por trás da explicação geral de que o objetivo é amolecer o alimento e acelerar o processo de cozimento? O TudoGostoso foi atrás dessa dúvida que também se aplica para os outros tipos de leguminosas proteicas! Confira agora e surpreenda-se!
Grãos mais macios
Não é mito! Ao deixar os grãos de molho, eles realmente ficam mais macios e precisam de menos tempo para cozinhar, reduzindo o tempo de preparo das receitas. Ao deixar de molho, além de mais saudável, também faz com que seja mais econômico porque isso acarretará na diminuição da utilização do gás de cozinha. Quanto mais horas de molho, mais macios os grãos ficarão e menos tempo irão demorar para chegarem ao ponto certo de cozimento.
Deixar os grãos de molho absorve os nutrientes
Mais do que facilitar o tempo de cozimento, deixar os grãos de feijão de molho é importante pois ajuda o organismo a absorver com mais facilidade as vitaminas e minerais presentes no alimento. Em sua composição podem ser encontrados nutrientes como o zinco, cálcio, magnésio e o ferro. Ao não fazer isso, esses compostos que reagem bem ao entrarem em contato com a água não serão ativados em toda sua potencialidade, tornando-se um prato pouco proteico para a saúde.
Colocar de molho neutraliza o ácido fítico
Deixar esses alimentos de molho estimula a boa digestão devido à eliminação do ácido fítico, encontrado com abundância nesses tipos de grãos. Além de neutralizar o efeito maléfico dessas toxinas para o organismo. Esse ácido trata-se de um anti-nutriente encontrado em vegetais e cereais, podendo atrapalhar a absorção de minerais importantes.
Diminua o desconforto gástrico deixando de molho
O feijão é um dos alimentos que passa pela etapa da fermentação. Ao deixar eles no molho, esse processo acaba acontecendo no recipiente com a água e não dentro do organismo. Sabe aquela espuma que fica na superfície da água? É isso que poderia acontecer dentro do corpo de cada um que o ingere quando não é deixado de molho. Ao colocarmos os grãos em contato com a água, evita possíveis desconfortos intestinais, como o inchaço abdominal, as cólicas e a formação de gases.
Quanto tempo deixar o feijão de molho?
O correto é deixar o feijão de molho de 7 a 12 horas, trocando sempre a água, principalmente antes de ir para a panela. Caso opte por deixá-lo de molho antes de dormir, troque a água ao menos uma vez com duas horas de antecedência antes de dar início ao preparo. A gente sabe que às vezes na correria do dia a dia é difícil seguir essas dicas ao pé da letra, mas você pode optar pelo remolho. Essa prática consiste em colocar o feijão direto na água quente e deixar por, no mínimo, uma hora.
Veja mais
Sopa de feijão é a receita rápida e gostosa para fazer com sobras do alimento nesse inverno!
Polêmica do feijão por cima ou feijão por baixo do arroz: embalagem gera discussão sobre o jeito certo
Qual é a diferença entre feijão-de-corda e feijão-verde? Saiba como é cada grão e prepare receitas deliciosas