• Entrar
  • Cadastrar
Muitos fazem errado, mas aqui está o jeito certo de deixar o feijão de molho (e outras leguminosas)
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Cientista explica se eliminar a espuma do feijão durante o cozimento é suficiente para acabar com o incômodo dos gases

Muitos fazem errado, mas aqui está o jeito certo de deixar o feijão de molho (e outras leguminosas)

Retirar a espuma formada durante o cozimento do feijão é opcional, mas não interfere nos gases (Foto: Shutterstock)

Muita gente reclama que feijão dá gases, mas será que o método de preparo está sendo feito do jeito certo? Para quem é fã desse prato tão brasileiro, nutritivo e que funciona como um laxante natural, a barriga estufada depois do almoço é um incômodo.

A boa notícia é que esse problema pode ser resolvido com um simples ajuste na forma de preparar o feijão e outras leguminosas.

Se você tem o hábito de preparar feijão em casa, confira a orientação da bioquímica Laura Marise (@nuncavi1cientista)

Por que o feijão dá gases?

Feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha e outros membros da família das leguminosas são fontes incríveis de fibras, proteínas vegetais e minerais. Mas de acordo com a pesquisadora, eles também contêm rafinose, um tipo de açúcar que o nosso corpo não digere bem.

Quem entra em ação são as bactérias do intestino, que fermentam essa rafinose e, como resultado, liberam gases como hidrogênio, dióxido de carbono e metano. E por isso muita gente sofre com inchaço, desconforto e gases.

E aqui entra o truque: deixar o feijão de molho reduz consideravelmente essa rafinose. Mas não é só jogar o feijão ou outro tipo de leguminosa na água e esquecer por horas.

O jeito certo de deixar o feijão de molho

Para tirar o melhor das leguminosas e evitar o pior (os gases), siga esse passo a passo:

  1. Coloque o feijão cru em uma tigela grande e cubra com bastante água;

  2. Adicione uma pitadinha de bicarbonato de sódio na primeira água (isso ajuda a amolecer a casca e facilita o cozimento);

  3. Deixe de molho por até 24 horas, trocando a água 2 a 3 vezes durante esse período (se estiver calor, coloque a tigela na geladeira para evitar a fermentação da água);

  4. Descartar a água do demolho é fundamental. Essa água está carregada de rafinose e de antinutrientes como o fitato, que dificultam a absorção de minerais importantes;

  5. Use água nova na hora de cozinhar. Seja na panela de pressão ou comum, essa nova água é o que garante um feijão mais leve e digestivo;

Uma orientação importante da bioquímica é com relação à espuma que aparece enquanto o feijão está cozinhando.

Segundo ela, você não precisa descartá-la. Ela vem das saponinas, compostos naturais que fazem espuma, mas não causam gases.

E se você esqueceu de deixar de molho?

Caso você tenha esquecido de colocar o feijão de molho no dia anterior, tem uma solução "urgente" que pode facilitar o seu preparo:

  • Ferva água, coloque o feijão cru e deixe de molho por 2 a 4 horas;
  • Depois, jogue fora essa água e cozinhe com água nova;
  • O método não é tão eficaz quanto o demolho longo, mas já ajuda bastante.

Comer leguminosas sem desconforto é possível

Quando bem preparadas, as leguminosas são verdadeiros tesouros nutricionais. E com esse método simples de demolho correto, você pode aproveitar todos os benefícios do feijão.

Veja mais!

Sou nutricionista e garanto: "Coloque no feijão que ajuda a aliviar inchaço e gases"

Poucos sabem: esse tempero em pó evita gases ao comer feijão e ainda ajuda na digestão

Temas relacionados