
Descubra os benefícios desse tempero e motivos para incluí-lo na sua rotina alimentar (Créditos: Shutterstock)
O feijão é um alimento que está presente no dia a dia de muita gente. Além de ser a combinação perfeita para acompanhar o arroz soltinho, o feijão é cheio de benefícios, sendo fonte de ferro, fibras e proteínas. Na hora de prepará-lo, o mais comum é utilizar a folha de louro para garantir um aroma e sabor especial e uma linguiça calabresa para deixá-lo ainda mais gostoso.
Mas você sabia que existe um tempero que pode potencializar os benefícios do feijão e ainda melhor a digestão do alimento? Estamos falando do cominho, um tempero em pó que muitas pessoas têm em casa, mas que, muitas vezes, não sabem como utilizar e não conhece seus benefícios. Abaixo, nós vamos te mostrar como vale a pena utilizá-lo no preparo do feijão!
Por que colocar cominho no feijão?
O cominho é um tempero muito comum, que pode ser facilmente encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais. Ele oferece muitos benefícios para a saúde, mas a grande vantagem de colocá-lo na água do feijão durante o preparo é devido às suas propriedades digestivas.
Estando presente no feijão, o cominho estimula a produção de enzimas digestivas, contribuindo para uma melhor digestão da leguminosa e evitando os temidos gases.
Além disso, ele consequentemente também pode ajudar a reduzir aquele desconforto abdominal, por contribuir para o equilíbrio da flora intestinal, azia e refluxo. Essa dica ficará ainda mais eficaz se você deixar o feijão de molho, eliminando os antinutrientes e facilitando ainda mais a digestão.
Os benefícios do cominho para a saúde
O cominho é uma especiaria muito antiga e versátil, que pode ser utilizado para aromatizar receitas, temperar carnes e até mesmo preparar chás. Além de ser fonte de ferro, o cominho também conta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias impressionantes. Veja outros benefícios de incluir essa especiaria na sua alimentação:
Ajuda a regular a pressão arterial
A presença de antioxidantes e anti-inflamatórios no cominho contribui para a regulação da pressão arterial. Ele ajuda a deixar os vasos sanguíneos relaxados, diminuindo o estresse oxidativo e a inflamação.
Melhora o sistema imunológico
O cominho é uma especiaria cheia de nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, zinco e vitamina C. Esses compostos são muito importantes para o funcionamento do sistema imunológico, por isso o consumo regular da especiaria pode ser muito benéfico a longo prazo.
Favorece a saúde dos ossos
Esse tempero versátil também é rico em cálcio e fósforo, minerais fundamentais para a saúde dos ossos. Dessa forma, seu consumo pode prevenir o surgimento de doenças como a osteoporose.
Ajuda a diminuir o colesterol
A ação antioxidante do cominho também pode atuar no colesterol. Ele conta com uma boa quantidade de saponinas, um composto que ajuda a diminuir a LDL, também conhecido como colesterol ruim.
Veja mais:
Nem linguiça, nem bacon: esta é a minha carne preferida para dar sabor e adicionar proteína ao feijão
Veja por que você deve adicionar uma pitada de cominho aos ovos mexidos no café da manhã ou omelete no jantar