• Entrar
  • Cadastrar
Feijão com minerais marinhos e sem gases: como cozinhar um feijão ainda mais potente para a saúde!

Adicionar algas marinhas no cozimento do feijão ajuda a deixá-lo mais nutritivo. 

Feijão com kombu é rico em minerais e ainda ajuda a reduz as gases. (créditos: Shutterstock) 

O feijão é um dos ingredientes base da dieta dos brasileiros. Fonte de fibras e proteína, o alimento é rico em sais minerais como ferro e o zinco, nutrientes muito importantes para o bom funcionamento do organismo. O problema é que o cozimento deste grão costuma reduzir uma parte das suas propriedades nutricionais, já que algumas vitaminas e minerais são sensíveis ao calor e solúveis em água. Porém, existe uma forma bem simples de recuperar uma parte dos seus nutrientes. Quer saber como? O TudoGostoso separou uma dica de como deixar seu feijão preto enriquecido com minerais e, de quebra, evitar que ele dê gases.

Usar algas marinhas no cozimento do feijão aumenta o seu aporte nutricional

A dica para enriquecer o feijão com minerais é cozinhá-lo com algas marinhas. Esses organismos fotossintetizantes vivem predominantemente nos oceanos e são ricos em nutrientes, em especial fibras e sais minerais. Além disso, as algas marinhas também são fonte de vitamina K, que melhora a saúde do sistema gastrointestinal e auxilia na digestão.

Existem diversas espécies de algas marinhas. A que vamos usar na nossa receita de feijão preto é a kombu, muito utilizada na culinária japonesa. Ela é rica em iodo e se destaca pelas sua ação macrobiótica, favorecendo a saúde do intestino e a digestão.

O primeiro passo para preparar o feijão preto é deixá-lo de molho por 24 horas. Durante esse tempo, vale a pena trocar a água, pelo menos, umas duas vezes. Essa prática ajuda a diminuir os gases, facilita o cozimento e melhora a digestão pelo organismo.

Na hora de cozinhar o feijão, adicione na panela algumas tiras de kombu. A função da alga na receita é, justamente, enriquecer a receita com minerais vindos dos oceanos. Depois que o feijão estiver pronto, você pode retirar a kombu da mistura ou cortar em pedacinhos e comer junto com a sua refeição.

Algas marinhas comestíveis: saiba por que incluí-las na sua alimentação

As algas marinhas têm um valor nutricional inestimável. Elas são ricas em fibras, vitaminas e minerais, como iodo, cálcio, fósforo, magnésio e ferro. Elas também possuem características anti-inflamatórias e antioxidantes, ou seja, atuam no combate aos radicais livres que causam diversos problemas à saúde. O consumo de algas marinhas ainda ajuda a cuidar da tireoide e reduz as crises de enxaqueca.

Veja também:

Você está jogando fora os nutrientes do feijão por causa de um detalhe no preparo
Deixe o feijão de molho com limão e veja o que acontece
Evite guardar feijão no pote de sorvete: entenda por que hábito prejudica a saúde

Temas relacionados