Você já deve ter experimentado alga comestível, principalmente se você for fã de comida japonesa. Mas você sabia que existem quase 50 tipos de algas comestíveis no mundo? Hoje vamos te mostrar 7 delas: confira como e por que devemos incluir essas algas comestíveis na nossa alimentação!
Conheça 7 tipos de algas comestíveis
Nori
A mais famosa das algas, a nori tem um alto valor nutritivo. Ela faz parte do grupo de algas vermelhas, mas no mercado a encontramos desidratadas, o que a deixa mais verdinha. Ela vem em folhas bem finas e secas, que facilita seu uso na cozinha. A nori não só pode ser utilizada em sushis e temakis, como também picada em saladas e sobre o arroz. Diferente das outras algas marinhas, ela ainda pode ser cultivada!
Alga nori
Kombu
O kombu é uma alga bastante utilizada em várias partes do mundo. Seu aspecto é meio pardo e ela pode chegar a quase 2,5 m de altura! Vendida em tiras, pedaços de folha e até em pó, a Kombu possui uma grande quantidade de fósforo e cálcio. Na cozinha, a encontramos em sopas e caldos, massas, acompanhamento de sashimis e até como um aperitivo salgado.
Alga Kombu
Ágar-ágar
Essa alga contém mais de 5 tipos de algas vermelhas, possui baixa caloria e é rica em vitaminas. Tem pouco sabor e uma alta capacidade de absorção, por isso é muito utilizada no lugar da gelatina. Ela é encontrada em forma de tiras ou em pó, e sua cor é meio esbranquiçada.
Alga ágar-ágar
Wakamé
Quer experimentar uma alga mas tem medo do sabor e da textura? Comece pela wakamé! Seu gosto mais adocicado e sua textura menos característica, ajudam os iniciantes dessa culinária. Possui um alto teor de cálcio e vitaminas e uma cor verde mais clara. Muito usado na famosa sopa de missô e em várias saladas.
Alga Wakamé
Hijiki
É uma alga com formato de espaguete, cor forte e sabor muito intenso. Seu maior destaque é possuir uma quantidade de cálcio mais de 10 vezes maior que o leite. Pode ser salpicada em qualquer prato, mas se você está começando a saborear algas agora, deixe a hijiki por último!
Alaga Hijiki
Dulse
Essa alga com a coloração vermelha-escuro, tem uma grande quantidade de minerais. Seu cozimento é muito rápido, mas ela pode ser consumida crua em saladas, sopas ou molhos. O grande atrativo da dulse é possuir 30 vezes mais potássio que a banana e 200 vezes mais ferro que a beterraba. Por isso, aposte nessa alga supernutritiva!
Alga Dulse
Alface-do-mar
Uma das poucas algas que têm um nome ocidental, a alface-do-mar pode ser consumida crua ou cozida. Ela é mais uma alga muito rica em proteínas e vitaminas, usada em saladas e sopas. Você a encontra em casas de produtos naturais ou orientais, na forma desidratada. Lembrando sempre que o sabor fresco e natural é mais suave que o da alga comestível desidratada!
Alface do mar