• Entrar
  • Cadastrar
Evite guardar feijão no pote de sorvete: entenda por que hábito prejudica a saúde
Veja os motivos pelos quais você não deve usar os potes de sorvete para guardar sobras de comida!

Guardar as sobras de comida em potes de sorvete é uma tradição brasileira há anos, afinal, já virou até meme abrir um pote que estava no congelador e ficar decepcionado ao se deparar com feijão. Seja dentro da geladeira ou fora, a verdade é que os potes de sorvete parecem perfeitos para ajudar a organizar as comidas e mantimentos da casa, tendo o tamanho perfeito para deixar tudo muito bem encaixadinho. Mas e se a gente te contar que essa prática pode ser prejudicial a sua saúde? Entenda a seguir por que reaproveitar potes de sorvete pode ser perigoso.

por que não guardar comida em pote de sorvete Entenda por que guardar feijão no pote de sorvete faz mal para a saúde

Por que não devemos reaproveitar potes de sorvete para armazenar comida?

Com certeza você já reaproveitou potes de sorvete na sua casa para guardar comidas, principalmente congelada, não é mesmo? O problema é que esse hábito não é nada saudável. A gente sabe que essa informação vai deixar muita gente triste, e, acreditem, nós também ficamos, mas é para o seu bem!

Existem muitos motivos para não reutilizar os potes de sorvete para armazenar comida e nós vamos explicar todos eles. O primeiro é: assim como o próprio sorvete, o pote também possui uma data de validade e usabilidade. Depois de passado esse tempo, pode ser que ocorra a liberação das substâncias tóxicas que compõem o material. A mesma coisa acontece com as garrafas plásticas de água; você já reparou que elas também possuem data de validade? Aquela data não é por causa da água, afinal, ela não tem validade! A data de validade das garrafas de água são por causa da própria garrafa, que pode se deteriorar e contaminar o líquido.

O segundo, e mais sério, motivo para não reusar o queridinho pote de sorvete é o fato de que as bactérias e outros micro-organismos se proliferam com muita facilidade nesses materiais. Não importa se você higienizou superbem, fervendo e tudo mais, ele nunca estará completamente livre de micro-organismos que podem fazer mal a saúde. Esse problema também ocorre com as garrafas PET, em que a higienização é ainda mais difícil por conta de seu bocal pequeno.

Para a sua segurança, invista em potes e garrafas apropriados para o armazenamento caseiro, que possam ser levados à geladeira e ao congelador. Esses produtos são atóxicos, e não correm risco de liberar substâncias nocivas na sua comida e bebida.

Como reutilizar os potes de sorvete em casa

Calma, você não precisa jogar todos os seus potes de sorvete fora! Eles podem, sim, ser reutilizados fora da cozinha. Por exemplo, os potes de sorvete são ótimos para organizar os materiais de limpeza e a área de higienização da lavandeira. Outra maneira maravilhosa de usá-los é na organização de itens de higiene pessoal como sabonetes, pastas de dentes e produtos capilares.

Uma dica é customizar os potes de sorvete para deixá-los ainda mais bonitos. Você pode usar retalhos de tecido, corda, barbante e outras fitas para dar um acabamento rústico e interessante. Use e abuse da sua criatividade!

por que não guardar comida em pote de sorvete Potes de sorvete e açaí não devem ser reutilizados para guardar comidas

Receitas de sorvete caseiro para não sofrer com os excesso de pote

Uma maneira de não ter aquele monte de pote de sorvete vazio em casa é fazendo o seu próprio sorvete! Nada de achar difícil, o TudoGostoso tem receitas de sorvete que são de dar água na boca e que são muito simples de fazer. E sem falar que você ainda vai economizar, tá? Olha só a nossa lista:

Sorvete caseiro de mousse de limão

Refrescante e delicioso, o sorvete de mousse de limão é fácil de fazer e possui um sabor diferenciado, que vai deixar todo mundo querendo mais!

Sorvete caseiro de gelatina

Nada mais fácil do que fazer sorvete com gelatina! O melhor é que você pode fazer com o sabor que quiser.

Sorvete caseiro de ovomaltine

Um clássico das lanchonetes na sua casa com facilidade. E por que não usar esse sorvete para fazer um incrível milkshake caseiro de ovomaltine?

Sorvete caseiro de cupuaçu

Quem gosta de cupuaçu sabe que o sorvete feito com a fruta é um dos mais gostosos sabores brasileiros. E se você nunca provou, chegou a hora!

Sorvete caseiro de doce de leite

Com apenas 3 ingredientes você consegue fazer uma sobremesa incrível. E caso você queira deixá-la ainda mais gostosa, experimente fazer o doce de leite em casa!

Veja mais:

Pare de descongelar comida em temperatura ambiente e aprenda como fazer do jeito certo

10 alimentos que você nunca deve colocar no micro-ondas

Temas relacionados