Congelar alimentos é ótimo para fazer a comida durar, mas é preciso ter cuidado na hora de descongelar para a próxima refeição. Tirar a comida do congelador e colocar na bancada da cozinha pode parecer o método mais prático, mas não é o mais seguro. Esse hábito comum na casa de muitos pode ser um perigo para a saúde, principalmente em ingredientes como carne e frango. Entenda no TudoGostoso os riscos de descongelar alimentos em temperatura ambiente e qual o melhor método para cada tipo de comida.
Descongelar alimentos em temperatura ambiente traz riscos para a saúde
Por que é perigoso descongelar alimentos em temperatura ambiente?
Alimentos perecíveis, especialmente de origem animal como carne, aves e ovos, são muito suscetíveis a micro-organismos. Enquanto congelados eles estão seguros e duram bastante. As carnes cruas duram até 12 meses no congelador e depois do cozimento aguentam de 2 a 4 meses no freezer.
O perigo está quando esses alimentos ficam entre 5° e 60°C. É nessa faixa que as bactérias se proliferam em maior velocidade. Em comidas perecíveis, elas causam um estrago e podem levar para uma intoxicação alimentar mesmo se cozinhar depois. Por causa disso, deixar a comida descongelando em temperatura ambiente é um risco para o nosso bem estar.
Qual é o método mais seguro para descongelar alimentos?
A maneira correta de descongelar alimentos em segurança é realizar o processo gradualmente. Um dia antes de preparar a comida, tire-a do congelador e coloque-a na geladeira. Assim ela começará a descongelar aos poucos enquanto ainda está em uma temperatura segura.
Para preservar bem, lembre-se de seguir as dicas para organizar a geladeira corretamente, sempre deixando alimentos em recipientes fechados para evitar contaminação. Quando quiser preparar o ingrediente, é só tirar da geladeira, preparar como quiser e levar ao fogo. Desse jeito os ingredientes ficam nas condições ideais para fazer a sua refeição mantendo a conservação, o sabor e a textura.
Como descongelar comida rápido?
O micro-ondas pode ser usado para acelerar o descongelamento
Esqueceu de descongelar a comida com antecedência? Existe uma alternativa segura para acelerar o processo. As bactérias não se espalham em temperaturas muito frias ou muito quentes. Ou seja, outra solução para descongelar em segurança é partir diretamente para o calor usando o micro-ondas.
Tire o alimento do congelador e coloque-o direto no micro-ondas. O tempo exato depende da comida, mas é importante conferir e mudar de posição ou mexer a comida de tempos em tempos para descongelar por igual sem cozinhar. Importante! Após descongelar, você deve partir para o cozimento na hora, caso contrário as bactérias podem começar a agir.
A melhor maneira de descongelar cada tipo de alimento
Além das regras gerais, cada comida tem as suas próprias indicações de como descongelar. Veja o que fazer em cada caso:
O tipo e tamanho da carne interfere no tempo de descongelamento
Como descongelar carne ou frango
Descongelar carnes é um processo que deve tomar todo o cuidado possível. Usar a geladeira ou o micro-ondas são os melhores métodos, mas você precisa levar em consideração o tipo e tamanho da carne. Embutidos e cortes especiais como salsichas ou carne moída podem ir direto para a panela para refogar.
Carnes grandes e frangos inteiros, por outro lado, levam mais tempo. Caso vá cozinhar muitos quilos do alimento para um churrasco ou festa em família, vai precisar deixar na geladeira por mais de 24 horas. Se estiver demorando muito, você pode deixar a carne marinar por 10 minutos no vinagre que acelera o descongelamento. Dicaimportante: nunca devolva carne crua e descongelada para o congelador. Se não pretende comer tudo de uma vez, corte e separe a carne antes de começar o processo.
Como descongelar peixe
Além dos métodos já listados, você pode descongelar peixe usando água fria. O método mais recomendado é deixar o peixe embalado sob a água corrente até remover o gelo e poder cozinhá-lo. É uma estratégia eficiente e segura, mas o lado negativo é o gasto de água.
Por isso, uma alternativa popular é deixar o peixe submerso na água fria. Desta maneira, o descongelamento também é gradual e ele fica protegido pela embalagem. Para evitar contaminações, troque a água a cada meia hora. É um método muito usado para dessalgar bacalhau, mas peixes mais delicados como o salmão é melhor descongelar na geladeira.
Como descongelar legumes
O processo de descongelar legumes é mais simples do que você imagina
Descongelar legumes é mais rápido e fácil e não precisa esperar horas. É só tirar do freezer e colocar direto na panela. Cozinhe normalmente na água ou use uma panela de pressão para tirar o gelo e preparar os alimentos de uma vez. Se a ideia não for cozinhar e sim usar frio em uma salada, o jeito é botar em uma tigela com água com um pouco de sal e esperar.
Como descongelar pães
Descongelar pães é simples porque são alimentos menos vulneráveis à contaminação de bactérias e levam menos tempo para perder o gelo. Neste caso, não tem problema deixá-los em temperatura ambiente. Antes de comer, o indicado é colocar no forno pré-aquecido por alguns minutinhos para voltar a ter a textura e o gosto de um pão fresquinho!
Como descongelar marmita
A marmita congelada é um caso especial porque é uma comida que já foi preparada. O jeito certo é colocar o micro-ondas de 2 em 2 minutos e verificar a temperatura dos alimentos. Pode ser necessário mexer a comida para aquecer por igual. É vital usar um recipiente que possa ir para o micro-ondas, como os potes de vidro. Para levar a marmita para o trabalho, o recomendado é deixar na geladeira do escritório ou em uma bolsa térmica para manter a temperatura mais baixa.
Veja mais:
Como descongelar o freezer: veja o passo a passo completo
Sem tempo para cozinhar: aprenda como temperar frango em até 20 minutos