Já aconteceu de você comprar mais pães do que precisava? Entre errar para mais ou para menos, deixar faltar nem sempre é uma opção. Ao mesmo tempo, ninguém quer desperdiçar comida: nesse caso, congelar os pães é uma ótima opção. Quer saber como fazer isso? Então veja a seguir no blog do TudoGostoso como congelar e descongelar pães e aprenda a fazê-los durar mais tempo sem perder o sabor e a textura originais.
Veja como congelar e descongelar pães para conservar o sabor e a textura
Como congelar e descongelar pães: veja dicas para 4 tipos
Independentemente do tipo de pão que for congelar, é importante ficar atento ao tempo estimado que ele pode ficar congelado. Para isso, sempre anote a data do congelamento para evitar surpresas. Os pães feitos com farinha integral ou escura e grãos tendem a durar um pouco mais. Pães doces também podem ser congelados, assim como os recheados. No entanto, é necessário prestar atenção nos ingredientes e recheios, que podem interferir na validade dos pães no congelador.
Você pode congelar esse tipo de pão em porções pequenas ou mesmo inteiro. Para isso, coloque-o em um saco plástico fechado. Ele pode ser conservado dessa maneira por até 2 meses e, para descongelá-lo, é só colocá-lo em temperatura ambiente. Esquentar o pão rapidamente em forno preaquecido vai deixá-lo como novo!
Separe as fatias em pequenas porções, coloque-as em um saco e retire o ar. Elas podem permanecer congeladas por até 3 meses e, para descongelar, é só colocá-las em temperatura ambiente. Assim como o pão caseiro, você também pode esquentá-lo, mas lembre-se de que a massa do pão de forma tende a ser mais leve e ter as fatias mais finas, portanto, não ultrapasse o tempo de 5 minutos de aquecimento.
Use plástico filme para embrulhar cada pão e então, congelá-lo por até 6 meses. O descongelamento é similar aos outros: apenas coloque-o em temperatura ambiente, mas caso queira um pão bem crocante, como se tivesse acabado de sair do forno, coloque-o em forno preaquecido por alguns minutos.