Para congelar alimentos, você precisa entender a forma correta de armazená-los no freezer, pois existem recomendações diferentes para cada alimento. Você sabia, por exemplo, que refeições já aquecidas não devem ser congeladas? Para te ajudar a entender mais sobre o congelamento dos alimentos, o TudoGostoso preparou esse conteúdo para tirar algumas das principais dúvidas e ainda te ajudar com alguns truques de cozinha para evitar desperdícios. Confira como congelar alimentos corretamente e nunca mais erre nessa tarefa!
Confira dicas sobre como congelar alimentos da forma correta
Quais alimentos podem ser congelados?
No geral, as frutas, os legumes, as verduras, as ervas finas, as carnes, os ovos, os queijos e o café podem ser congelados no freezer.
Como congelar alimentos e evitar desperdício?
Para cada alimento, existe uma recomendação diferente. Confira algumas dicas para congelar corretamente o alimento do seu interesse:
Frutas
É preciso ter cuidado com as frutas mais delicadas, como as peras, bananas e mangas. O ideal é cortar a fruta em pedaços e colocá-los em um recipiente ou forma aberta dentro do freezer. As frutas que possuem mais água, como abacaxi, melão e melancia, podem ficar mais aguadas, por isso o ideal é que, quando descongeladas, elas sejam consumidas apenas em forma de sucos.
Legumes e verduras
Esses alimentos podem ser mantidos congelados por até seis meses. O ideal é armazená-los em recipientes de vidro temperado ou em saquinhos plásticos.
Ervas finas
Você pode armazená-las no freezer em forminhas de gelo com um pouco de água ou em um saquinho plástico bem fechado.
Carnes
Você sabe como congelar carnes? A primeira dica é: você não deve temperar a carne antes de congelá-la. Isso porque alguns temperos, como alho, cebola e pimenta, podem alterar o sabor da carne durante o processo de congelamento. A orientação é armazená-las em potes de vidro ou saquinhos de plástico, mas lembre-se de retirar todo o ar. No geral, os bifes de carnes podem durar de 2 a 3 meses se mantidos congelados corretamente no freezer.
As carnes podem ser congeladas no freezer
Como congelar alimentos já cozidos?
Os pratos já prontos podem durar de 15 dias a 2 meses no freezer. Os alimentos já cozidos devem ser congelados a uma temperatura de -10ºC. Essa é uma maneira eficaz de eles não perderem seus nutrientes. Para congelá-los, utilize potes de vidro temperado. Uma orientação é ferver bem o recipiente com água quente antes de colocar o alimento, pois a água quente ajuda na esterilização, matando bactérias e microrganismos.
Apesar de os alimentos já estarem cozidos, lembre-se de nunca guardá-los ainda quente. Quando você armazena um alimento quente no freezer, automaticamente a temperatura dele diminui, prejudicando, dessa forma, os outros alimentos que também estão congelados.
Qual a melhor embalagem para congelar alimentos?
O ideal (e melhor opção) é congelar os alimentos em um pote hermético de vidro temperado, aquele que no congelamento ou descongelamento não trinca ou racha. Além disso, vale prestar atenção sobre como é o material da tampa do pote. Normalmente, são vendidos potes de vidros com tampas de plástico. Verifique se elas estão livres de besfenol (também conhecido pela sigla BPA, composto químico que traz alguns riscos à saúde).
Outra opção é congelar pequenas porções, molhos e ervas finas em formas de gelo. Eles são práticos e facilitam na hora de cozinhar os alimentos. Você pode ainda utilizar formas retangulares antiaderentes para alimentos que podem ficar abertos, como algumas frutas mais delicadas.
Existem sacos próprios para congelamento de alimentos
Uma alternativa é armazenar os alimentos em saquinhos reutilizáveis com fechamento hermético. Eles são materiais produzidos com uma estrutura específica para entrar em contato com o freezer. A composição do saco é feita em Polietileno (PEBD/PELBD) e Polipropileno (PP).
Esse material possui diversas vantagens: eles evitam a perda das propriedades dos alimentos, resistem a passagem de aroma e ainda aumentam a durabilidade do produto.
Como congelar alimentos: os saquinhos plásticos são uma ótima opção
Confira quais alimentos não podem ser congelados
Deve-se evitar o congelamento de vegetais e frutas que levam muita água, pois o processo de descongelamento tira a textura deles. Veja mais sobre outros alimentos que não devem ser congelados:
Carne já descongelada
Quando a carne é descongelada, o alimento automaticamente produz microrganismos e só o calor é capaz de matá-los. Por isso, ela não deve ser congelada novamente.
Ovo cru
Como o ovo cru tem líquido por dentro (clara e gema), ele não deve ser congelado. Se você congelá-lo, ele aumentará de tamanho e explodirá. Por isso, o correto é armazená-lo na geladeira.
Comida enlatada
Esse tipo de alimento já foi feito para ser armazenado por um período longo fora da geladeira. Por isso, ele pode ser guardado na dispensa da cozinha. Se, por acaso, você utilizar apenas parte da comida enlatada, você pode retirar o que sobrou e armazená-lo em um pote de vidro temperado no freezer.
Batata
Como a batata é um legume com muita água, ao ser descongelada, ela perde o sabor e fica aguada. Por isso, é melhor evitar!
Laticínios
O leite e o iogurte perdem toda a cremosidade ao serem descongelados. Além disso, eles podem ficar granulados, derreterem mal e até mudarem o sabor.
Gelatina
Não adianta tentar colocar a gelatina no congelador para acelerar o processo de preparo, pois ao descongelá-la, ela vai derreter e perder o ponto.
Queijos moles
Não deve-se congelar queijos de pasta mole, como o Camembert ou queijo Brie, pois eles perdem a consistência ao serem descongelados.
Molhos que levem farinha ou amido de milho
Esses tipos de molhos separam-se do resto do alimento ao serem descongelados e podem não voltar à consistência original.
Chantilly e glacê
Normalmente, as pessoas não congelam chantilly e glacê puros, mas a dúvida pode surgir quando sobra algum prato doce, como bolos e tortas, que leve um dos dois ingredientes. Como um é feito de creme de leite e o outro de ovo, eles não devem ser congelados, pois, como já mencionado, são alimentos líquidos que ficam extremamente aguados com o descongelamento.
Como descongelar os alimentos do freezer?
Para descongelar o alimento corretamente, você precisa retirá-lo 24 horas antes de prepará-lo. Coloque-o na geladeira durante esse tempo. Nunca descongele o alimento em temperatura ambiente, pois ele pode entrar em contato com bactérias existentes na cozinha e, como consequência, resultar em uma intoxicação alimentar.
Outra opção é utilizar o micro-ondas para descongelar o alimento, mas tome alguns cuidados: assim que você verificar que o alimento perdeu o gelo, coloque-o direto na panela e prepare-o. Não deixe-o fora da geladeira!
Com essas medidas, você garante uma alimentação mais saudável, sem desperdício e eficiente.
Como descongelar alimentos: veja a maneira correta
Veja também: