As compras do mês costumam ser divididas entre aquelas que vão ser consumidas em pouco tempo e são armazenadas na dispensa ou na geladeira, e as que são guardadas no congelador. Levando isso em consideração, já explicamos tanto como descongelar alimentos corretamente quanto o que fazer se você precisa descongelar um pedaço de carne em menos de 15 minutos.
Só que a maioria das pessoas comete um erro muito comum na hora de guardar seus alimentos congelados que pode colocar a sua saúde em risco! E é congelar um alimento cru que já foi descongelado antes. Entenda por que você deve abandonar esse hábito o mais rápido possível e o que fazer ao invés disso no TudoGostoso.
O que fazer se você precisar congelar alimentos descongelados?
Quem nunca pensou em cozinhar um pedaço de carne ou um filé de peixe, e acabou desistindo dessa ideia, certo? Para muitas pessoas, a lógica dita que simplesmente deveríamos colocar a comida de volta no congelador. No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é contra esse tipo de prática. Isso porque o descongelamento seguido de um novo congelamento de alimentos crus aumenta os riscos de intoxicação alimentar.
Caso você não queira comer o alimento que tirou do congelador, mas também não quer desperdiçar comida (ou dinheiro), a melhor alternativa é cozinhá-los e, depois, congelá-los. O calor vai eliminar ou reduzir todas as bactérias que se proliferaram conforme o alimento descongelava, o que torna um novo congelamento – e consumo futuro – muito mais seguro.
Veja mais!
Nem álcool, nem detergente: como limpar as lentes dos óculos sem riscar com apenas 2 ingredientes de cozinha
7 dúvidas frequentes sobre congelamento de alimentos