
O que acontece quando você bebe água da chuva? (Foto: Shutterstock)
Beber a água faz mal à saúde? Se você já teve a experiência de tomar um banho de chuva num dia de calor, certamente se arriscou em beber umas gotas de água do céu.
Porém, essa prática que pode parecer inofensiva oferece efeitos adversos à saúde. E os impactos da poluição têm influência nisso.
Saiba quais são os efeitos que essa prática de beber água da chuva pode trazer para o corpo.
Afinal faz mal beber a água da chuva?
Não é recomendado beber água da chuva, pois ela pode conter substâncias químicas tóxicas, como ácidos, fuligem e bactérias, que representam riscos à saúde.
Um estudo da Universidade de Estocolmo aponta que, em nenhum lugar do mundo, a água da chuva é considerada potável.
O artigo, publicado na revista Environmental Science and Technology, analisou amostras de água da chuva com base nas diretrizes da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA).
Foi detectada a presença de Forever Chemicals (PFAS), substâncias tóxicas que persistem no ambiente e podem causar danos à saúde.
A EPA estima que existam mais de 12 mil tipos de PFAS, usados desde a Segunda Guerra Mundial em diversos produtos, como utensílios antiaderentes, embalagens e espumas contra incêndio.
Não há nenhum lugar no mundo onde seja seguro beber água da chuva
Segundo o químico Ian Cousins, autor do estudo, não há nenhum lugar no mundo onde a água da chuva seja segura para consumo, devido à contaminação por essas substâncias.
A equipe do professor analisou dados desde 2010 e descobriu que até em regiões remotas, como a Antártica e o planalto tibetano, os níveis de PFAS na água da chuva superam em até 14 vezes os limites de potabilidade da EPA.
A agência reduziu esses limites após evidências de que os PFAS podem prejudicar a resposta imunológica de crianças às vacinas.
Como é possível aproveitar a água da chuva
Beber a água de chuva não é recomendado, mas você pode utilizar essa água em diversas atividades do dia a dia, como:
- Limpeza de banheiros: vasos sanitários e mictórios;
- Uso na área de Serviço: máquina de lavar roupas;
- Limpeza da casa: lavagem de pisos, fachadas, carros;
- Rega das plantas: irrigação de plantas e jardins;
- Piscinas: complementação da d'água até 1/3 do seu volume total;
- Arquitetura: espelhos d' água e fontes.
Desperdício e uso da água da chuva como alternativa sustentável
O desperdício de água potável ainda é uma realidade alarmante no dia a dia. A simples ação de acionar a descarga sanitária pode consumir até 10 litros de água tratada, enquanto lavar um carro com a mangueira aberta chega a gastar cerca de 360 litros.
Já ao lavar calçadas por 15 minutos, aproximadamente 280 litros são desperdiçados. São hábitos aparentemente inofensivos que, somados, geram um grande impacto no consumo de um recurso essencial e cada vez mais escasso.
Por outro lado, o reaproveitamento da água da chuva surge como uma alternativa eficiente e sustentável. Cada litro de água pluvial utilizado representa dois litros que permanecem nos rios, além da economia de energia elétrica e do custo com tratamento.
Para se ter uma ideia, a cada 10 mm de chuva que caem sobre um metro quadrado de telhado, é possível coletar cerca de 10 litros de água, volume que pode ser reutilizado em diversas tarefas domésticas.
Veja mais!
Tenha hortaliças frescas sempre que quiser usando uma garrafa PET para plantá-las, é muito simples!
Nem feira, nem hortifruti: a nova tendência é plantar em casa; saiba como cultivar hortas em vasos