• Entrar
  • Cadastrar
Um estudo revela que essa bebida dobra o risco de câncer de intestino!

Estudo feito por pesquisadores britânicos mostra que consumo excessivo de certo tipo de bebida aumenta o risco de câncer de intestino. Saiba qual. 

A alimentação é um fator essencial para se manter saudável. Recentemente, um estudo publicado na revista britânica Gut revelou uma ligação entre o consumo de bebidas açucaradas e o câncer de intestino. A doença é um dos tipos de câncer mais comuns no Brasil e se desenvolve a partir do crescimento de tumores no cólon e do reto, duas regiões que fazem parte do intestino grosso. Portanto, pessoas que consomem bebidas doces exageradamente precisam ficar em alerta, pois o hábito pode acarretar em prejuízos para a saúde.

Veja a seguir quais bebidas estão associadas ao aumento do risco de câncer de intestino.

Consumo frequente de bebidas doces é um fator de risco para alterações cancerígenas

Uma pesquisa feita por cientistas britânicos revelou que bebidas açucaradas consumidas em grandes quantidades podem dobrar o risco de câncer de intestino antes dos 50 anos. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após analisarem um grupo de homens e mulheres adultos. No final, eles descobriram que aqueles que tomavam bebidas doces, pelo menos, duas vezes ao dia tinham mais chances de desenvolver a doença do que os outros.

O principal motivo para o aumento do risco de cânceré o impacto do açúcar no sangue. Quando consumimos comidas e bebidas doces, nosso organismo libera uma substância chamada fator semelhante à insulina. Esta, por sua vez, estimula a proliferação celular e inibe a apoptose, um processo responsável pela eliminação de células defeituosas ou com alterações morfológicas. Quando a apoptose não funciona bem, fica mais difícil para o corpo descartar as células problemáticas que podem evoluir para mutações cancerígenas.

Preciso cortar o consumo de bebidas doces para sempre?

Entende-se por bebidas doces aquelas que contêm mais de 5% de açúcar na composição. Entre elas, podemos destacar refrigerantes, energéticos, milk shake e bebidas com sabor de frutas. No entanto, beber um copo de refrigerante uma vez ou outra não significa que você terá câncer. O problema todo está no exagero, pois quanto mais você toma, mais açúcar entra no seu organismo.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal é consumir apenas 25g de açúcar diariamente. Em termos práticos, podemos dizer que o recomendável é beber apenas um copo ou uma lata de bebida doce por dia.

Vale lembrar que o açúcar sozinho não causa câncer. O que leva ao desenvolvimento da doença é uma combinação de hábitos de vida não saudáveis, como dieta rica em gordura saturada, consumo de ultraprocessados e refinados e sedentarismo.

Veja também:

Tem problema comer alimento enlatado? Entenda se é saudável e se pode comer sem moderação
7 opções para substituir a farinha de trigo e ter uma alimentação saudável

Temas relacionados