Quem não tem tempo para cozinhar, opta pela praticidade que os alimentos enlatados fornece. Quem nunca abriu o armário e se deparou com uma sardinha em lata e pensou em prepará-la para o jantar? É mais fácil e rápida, mas será que essa é uma opção saudável? Existe uma maneira de substituí-los? Venha conferir agora no TudoGostoso.
Comida enlatada é prática para o dia a dia, mas pode oferecer malefícios
Quais são as comidas enlatadas?
Os alimentos mais famosos entre os enlatados são a sardinha, o milho e a ervilha. Esses são os principais nomes que associamos aos enlatados, mas as opções são diversas! Você pode encontrar carnes, azeites, tomates, feijão, sopas e até frutas! Muitos os classificam como a comida do futuro graças ao seus longos prazos de vencimentos e pela rapidez para serem feitos. Uma coisa é certa: mesmo sendo difíceis de serem abertos, eles são extremamente práticos.
Os enlatados são saudáveis?
O maior problema entre os enlatados é a quantidade exagerada de sal ou açúcar presente nestes alimentos conservados. Também é comum o uso de conservantes, essenciais para aumentar a vida útil do alimento e garantir que ele não estrague com facilidade. Outro fator está nas latas de metal serem revestidas com resina epóxi que tem bisfenol A, uma substância que está relacionada com problemas de saúde graves, como doenças cardíacas, diabete e câncer.
Dicas na compra de enlatados?
Evite comprar latas estufadas ou amassadas, isso pode ser um indício de proliferação bacteriana. Antes de armazenar os alimentos no armário da cozinha, limpe-os bem com álcool ou em água corrente com sabão. Esses tipos de alimentos podem ser ainda mais prejudiciais à saúde se armazenados de forma errada. Mantenha-os em um ambiente longe da luz e do calor, essas condições adversas podem provocar perda na qualidade dos produtos.
Como substituir alimentos enlatados
A gente entende que as vezes a vida pode ser corrida, mas nada melhor que um bom alimento fresquinho, né? Além de muito mais saudável, o sabor nem se compara, como é o caso das frutas em conserva. Se você não tiver muito tempo ao longo da semana para preparar as refeições, uma boa opção é separar algum dia menos atarefado para fazer o preparo de marmitas. Outra opção é você dar preferência por alimentos congelados. Apesar de não serem tão saudáveis, são menos prejudiciais à saúde em comparação aos enlatados, como no caso do milho e da ervilha. Em último caso, você pode optar por comprar os alimentos em conserva e transferi-los para potes fechados hermeticamente, isso evita que a composição da lata seja traga danos à sua saúde. Vale lembrar que nesse processo, você não deve jogar fora aquele líquido que os acompanha pois ele ajuda no processo de conservação.
Veja mais
Como armazenar comida enlatada? Descubra se você pode colocar a embalagem aberta na geladeira
É verdade que peixe é bom pra memória? Descubra se vale a pena incluir esse alimento no cardápio
Como organizar a geladeira do jeito certo: entenda a função e a temperatura de cada compartimento