A gelatina é um ingrediente muito utilizado no preparo de diversas sobremesas. Ela é conhecida por ser rica em colágeno, a proteína mais abundante em nosso corpo e responsável pela saúde dos ossos, cartilagens, cabelo, unhas e pele. Por isso, muitas pessoas consomem o alimento para aproveitar todos os seus benefícios. Mas será que a gelatina é realmente saudável, afinal, ela é um produto industrializado e, dependendo do tipo, é rica em corantes, aromatizadores e outros aditivos químicos.
Nós do TudoGostoso fomos atrás de descobrir se a gelatina é mesmo um alimento que oferece benefícios à saúde. A resposta vai te surpreender!
Gelatina faz bem para os ossos?
A gelatina é uma versão processada de colágeno dos ossos e tecidos de vacas e porcos. Contudo, a quantidade da proteína não é tão significativa a ponto de oferecer muitos benefícios à saúde. Até existem versões enriquecidas de colágeno, mas o teor é muito baixo se comparado a alimentos como carne, ovos e peixes. Além disso, a maioria das gelatinas saborizadas e com cor que encontramos para comprar nos supermercados são ricas em açúcar, corantes e outros aditivos químicos que reduzem o valor nutricional do alimento.
A única gelatina considerada realmente saudável é a incolor. Ela é mais “pura” já que 98% da sua composição é proteína. Outra vantagem da gelatina incolor é a presença de glicina, um aminoácido que estimula a síntese de colágeno nos tendões e músculos do esqueleto. Porém, a quantidade da substância no alimento ainda é bem pequena, logo, para usufruir desses benefícios seria necessário consumi-lo em grandes quantidades.
Gelatina é pouco calórica e pode ajudar na qualidade do sono
A gelatina é um alimento de baixo teor calórico. Sendo assim, ela é uma boa opção de sobremesa para pessoas que estão de dieta com foco em emagrecimento. Estudos também sugerem que o ingrediente ajuda a tratar insônia e outros distúrbios do sono. Isso porque a glicina e outros aminoácidos presentes na gelatina aumentam a produção de melatonina, um hormônio responsável por induzir o estado de relaxamento do corpo ao dormir.
A glicina da gelatina também tem efeito calmante. Sua ação reduz a produção de hormônios relacionados à ansiedade, estresse e pânico. Claro que sozinha ela não faz milagres, mas é uma opção de alimento para quem está em busca de investir em hábitos mais saudáveis para tratar quadros emocionais.
Como consumir gelatina de maneira saudável?
A melhor forma de aproveitar os benefícios da gelatina é consumi-la sozinha. Mas isso só vale para a versão incolor, já que ela é livre de corantes e não tem adição de açúcar. Você também pode adicioná-la em receitas doces e preparar sobremesas deliciosas. Porém, lembre-se que dependendo dos outros ingredientes, o prato fica mais calórico e anula as vantagens da gelatina.
Agora, se você não resiste à gelatina com cor, não tem problema em consumi-la vez ou outra. Por ser pouco calórica, ela acaba sendo uma boa escolha de sobremesa para quem está de dieta. Basta consumir em quantidades moderadas.
A gelatina pode ser encontrada em dois tipos: tradicional e vegana. A diferença entre elas é que a versão vegana é feita com proteína de origem vegetal, enquanto a tradicional com proteína animal. Por conta da sua composição, a gelatina de origem animal possui um teor proteico maior, ainda que seja considerado baixo comparado a outros alimentos.
Veja também:
Pepino com gelatina para emagrecer: estratégia de famosa para lutar contra TCAP gera polêmica. O que dizem os especialistas?
Como fazer gelatina em 10 receitas de sobremesas deliciosas