Poucas coisas são tão chamativas no mundo culinário quanto a gelatina, não é mesmo? Ela sempre atrai olhares pela sua coloração, formatos, sabores e a textura incomum. Mas será que a gelatina é vegana ou apresenta produtos de origem animal em sua composição? Quais as opções para substituí-la nas receitas? Vem com a gente descobrir agora no TudoGostoso!
Do que a gelatina é feita?
A gelatina é comercializada no formato em balas de mascar, iogurte ou pó, no qual esse último é necessário misturar com água quente para criar uma sobremesa doce e agradável para o paladar. O que poucos se perguntam é como ela é feita ou de onde vem a sua origem. Se você é vegano, a gente sente muito em te informar, mas a resposta não é lá muito agradável. A consistência tão característica da gelatina é feita a partir do colágeno encontrado nos músculos, ossos, tendões e peles de animais, principalmente de bois e de porcos. Sendo assim, ela torna-se imprópria para o consumo de quem é vegano, ou seja, quem não come nada que é destinado a partir de animais.
Existe gelatina de origem vegetal?
Sim, algumas marcas comercializam uma opção de gelatina feita a partir da polpa de frutas e não leva em conta nenhum ingrediente obtido a partir de animais. Ela é feita à base de amido de milho e não vem adoçada. Mas não se engane! Não é por ela ser feita de origem vegetal que, necessariamente, ela é vegana. Esse tipo de gelatina é desenvolvido no mesmo ambiente em que outros produtos são feitos, podendo assim trazer traços de ovos, leite ou quaisquer outros resquícios que venha de animais. Esse tipo também possui transgênicos, corantes e aromatizantes em sua fórmula, não sendo uma opção saudável.
Como substituir a gelatina
Não pense que está tudo acabado! Uma boa alternativa é o uso do ágar-ágar, ingrediente extraído a partir de algas marinhas. O processo para o seu preparo se assemelha com o da gelatina, no qual deve ser servido com algum líquido, mas a grande diferença é que ele não precisa ir na geladeira para ficar firme e também não derrete em temperatura ambiente. Ela possui fibras, fósforo, potássio, ferro, celulose e proteínas. Aposte no ágar-ágar e não se arrependa!
Outros alimentos que parecem veganos, mas não são
Se você está surpreso por não saber que a gelatina possui ingredientes de origem animal, então prepare-se para as próximas informações: o vinho e a cerveja também não são veganos! Apesar de serem feitos a partir de uvas e da cevada, eles possuem caseína, isinglass e albumina, compostos obtidos a partir de origem animal, como de peixes e aves, com o objetivo de branquear as bebidas. Outros nomes conhecidos e que podem entrar para essa lista são o chocolate, os figos, o molho inglês e entre outros.
Veja mais
Doce de leite vegano: como fazer esse doce tradicional numa versão sem ingrediente de origem animal
Omelete sem ovo? Saiba como isso é possível para fazer uma receita vegana
Estrogonofe, bobó, moqueca e coxinha: veja as versões vegetarianas e veganas de vários pratos deliciosos