
Afinal, uma gema alaranjada é mais saudável do que uma amarelada? Descubra! (Créditos: Canva)
O ovo é um alimento rico em diversos nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo. Além disso, ele ainda é prático, versátil e possui um ótimo custo-benefício, motivo que faz com que ele seja uma proteína queridinha no mundo todo. Por isso, dúvidas sobre esse alimento estão sempre surgindo por aí, e uma bastante comum é: a cor da gema do ovo faz diferença? Uma gema de ovo laranja é mais nutritiva do que uma gema amarela? Hoje, eu vou tirar todas as suas dúvidas!
A cor da gema do ovo faz diferença?
Não, a cor da gema do ovo não faz diferença. Eu aposto que por essa você não esperava. A verdade é que a gema de ovo pode ter diferentes tonalidades baseadas em uma série de fatores, como tipo de criação, alimentação, raça e saúde das galinhas.
Normalmente, o que confere uma cor mais alaranjada para a gema de ovo é uma substância chamada xantofila que é encontrada em milho e até na grama que a galinha come. Além de tudo isso, Ibiara Almeida Paz, professora de avicultura da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnica da UNESP, explica que as galinhas que andam mais livres podem comer outras coisas que afetam a cor da gema, como acelora, que deixa a gema mais escura.
No entanto, também existe a tentativa de emular uma gema mais alaranjada por parte da indústria ao adicionar xantofila, ou até mesmo corante, de forma artificial às rações das galinhas. Por isso, a cor da gema não necessariamente tem a ver com o valor nutricional do ovo.
Contudo, a professora também explica que uma galinha não tão saudável tende a produzir ovos com gemas mais claras: “Uma galinha que estiver doente, mesmo comendo os carotenoides, a gema não vai ficar escura. Ela fica clara”. Vale lembrar que os carotenoides são as substâncias corantes naturais, como a xantofila e o caroteno, que estão presentes em diversos alimentos, como o milho, a cenoura e a beterraba.