Comer ovos com regularidade pode aumentar os níveis de colesterol. Certamente você já ouviu essa afirmação muitas vezes. E é por isso que os especialistas têm se esforçado para quebrar esse mito, pois ao evitar o consumo desse alimento, você perde a oportunidade de ingerir nutrientes essenciais para a sua saúde.
Vários estudos científicos já mostraram que a reação que o ovo produz vai depender das condições do organismo que o consome. Com o fim desse preconceito, eles vêm sendo reincorporados às dietas, principalmente para quem pratica mais atividade física.
Um corpo que pratica atividade física regularmente não terá o mesmo funcionamento daquele que é sedentário. Os atletas e as pessoas mais ativas fisicamente apresentam maior gasto energético, consumo de oxigênio e estresse oxidativo, por isso o desgaste muscular é maior.
Todo esse processo leva o organismo a aumentar a procura de nutrientes, tanto em qualidade quanto em quantidade, na ingestão de alimentos.
Razões para comer ovos se você pratica atividade física
Se você faz parte do grupo de pessoas fisicamente ativas, que pratica exercícios regularmente e que busca um estilo de vida mais saudável, esses são os motivos que explicam por que incluir ovos na sua dieta trará benefícios ao seu corpo.
Com essas razões abaixo, você vai ter a certeza de que essa proteína só trará ganhos para o seu rendimento e bem-estar.
1. Aminoácidos essenciais
O ovo fornece proteínas de alta qualidade, que contém todos e cada um dos aminoácidos essenciais. São nutrientes que o corpo não produz por conta própria, por isso devem ser incorporados por meio da dieta alimentar.
2. Promove a recuperação e o crescimento muscular
Os aminoácidos ajudam a sintetizar novas proteínas corporais, como as proteínas musculares, que devem ser reparadas quando são danificadas após o esforço produzido pela atividade física. Isso significa que os aminoácidos são necessários para a hipertrofia, o crescimento da massa muscular.
3. Faz uma boa contribuição de energia
Alguns aminoácidos e vitaminas do grupo B dos ovos podem ser utilizados para a produção de energia no músculo, tão necessária para continuar a atividade física e evitar um gasto energético maior do que o tolerado.
4. É um alimento de baixa caloria
O ovo é um alimento de baixas calorias - ele fornece apenas cerca de 75 calorias por unidade - e zero gramas de carboidratos, o que o torna um alimento também indicado para diabéticos.
5. Proteína de baixo custo e fácil de preparar
O ovo é um alimento relativamente barato e nutritivo. Ele pode ser preparado de várias maneiras: ovos cozidos, mexidos, fritos e muito mais. Esse alimento é sempre uma opção fácil de incluir em qualquer prato ou como lanche.
6.Tem ação antioxidante
Por serem uma boa fonte de luteína e zeaxantina, dois antioxidantes que combatem os radicais livres e evitam a oxidação de células, os ovos têm um papel fundamental no combate ao envelhecimento precoce. Um aliado para atletas e pessoas fisicamente ativas que apresentam maior gasto energético, consumo de oxigênio e estresse oxidativo devido às atividades.
Veja mais!
Quantas gramas de proteína tem um ovo? Nutricionista revela a VERDADE para salvar sua dieta já!
7 truques com ovos que você não sabia e vão mudar a sua vida