• Entrar
  • Cadastrar
Surto de virose e alimentação: é isso que você deve comer para se recuperar com saúde e fortalecer o corpo
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Nutricionista lista os alimentos que são fundamentais no processo de recuperação e um deles é o melhor remédio

Surto de virose e alimentação: é isso que você deve comer para se recuperar com saúde e fortalecer o corpo

Uma dieta estratégica após uma virose gastrointestinal acelera a recuperação (Foto: Freepik)

Quais alimentos consumir após uma virose gastrointestinal? Para muita gente, passada a fase crítica, o corpo já está pronto para receber todos os tipos de alimentos e bebidas. No entanto, não é o que afirmam os especialistas.

Depois que o seu corpo enfrenta uma virose, é fundamental fazer boas escolhas alimentares para equilibrar a microbiota intestinal, hidratar o organismo e acelerar a recuperação.

Durante o verão, os cuidados com devem ser redobrados, já que é uma fase em que aumentam os casos de viroses. A superlotação das praias contribui para a proliferação de vírus transmitidos pela água e as temperaturas quentes favorecem a contaminação e decomposição de alimentos perecíveis. Saiba quais alimentos comer ou evitar.

O que comer para se recuperar de uma virose gastrointestinal

Quando os sintomas de uma virose gastrointestinal amenizam, não significa que o seu corpo já esteja pronto para receber todos os tipos de alimentos.

Segundo a nutricionista Tatiana Pimentel, nessa fase o corpo passa por um processo intenso de recuperação. As diarreias e vômitos impactam a hidratação e, consequentemente, a absorção de nutrientes e a saúde da microbiota intestinal.

Por isso é tão importante focar no restabelecimento e fortalecimento da imunidade. Ao Domingo+, especialista fez uma lista de alimentos que devem ser priorizados nessa etapa para cuidar da microbiota intestinal.

Ela destaca a hidratação como a base e por isso deve ser considerada a reposição de líquidos. Além da ingesta de água, beber água de coco, que é rica em eletrólitos, como potássio e sódio, ajuda a reequilibrar o corpo.

Chás leves, como chá de camomila e o chá de erva-doce, ajudam na digestão e têm efeito calmante para o estômago, além do soro caseiro, para repor minerais.

Alimentos de fácil digestão:

Optar por alimentos de fácil digestão nessa fase de recuperação é uma escolha inteligente.

  • Arroz branco: é fonte de energia e não sobrecarrega o sistema digestivo;

  • Batata e mandioquinha: ricas em carboidratos complexos e que ajudam a restaurar a energia sem irritar o trato intestinal;

  • Sopa de legumes e canja de galinha: são nutritivas e de fácil digestão.

Canja de galinha é um santo remédio para recuperação de uma virose

Os ingredientes presentes no preparo de uma canja de galinha são muito eficientes para uma boa recuperação. Não é por acaso que a ciência reconhece os efeitos da canja de galinha para a recuperação.

Legumes como cenoura, abobrinha e chuchu são ricos em minerais, como potássio, magnésio e sódio, essenciais para recuperar o equilíbrio hidroeletrolítico.

As fibras solúveis presentes na cenoura e na abobrinha auxiliam na recuperação do trato intestinal, promovendo o equilíbrio da microbiota sem irritar o intestino.

O frango é uma proteína de fácil digestão, e ajuda a auxiliar na reparação dos tecidos e na regeneração da mucosa intestinal.

"Após uma virose, a microbiota intestinal precisa ser reequilibrada, por isso, incluir suplementos com probióticos ou alimentos que contenham probióticos", orienta a nutricionista.

O que comer após os sintomas da diarreia acabarem

Com a diminuição dos sintomas de diarreia, é recomendado introduzir fibras solúveis aos poucos, para que alimentem as bactérias boas do intestino e ajudem na formação de fezes mais consistentes.

A especialista recomenda aveia, fonte de beta-glucana, fibra que promove o crescimento de bactérias benéficas.

Outro exemplo é a maçã cozida, que é rica em pectina e contribui para o equilíbrio intestinal (até tem sido usada no cozimento do feijão).

Cenoura também possui fibras que regulam o trânsito intestinal, além de ser fonte de zinco e glutamina que são nutrientes importantes para a regeneração da mucosa intestinal.

Frango e peixe são ricos em proteínas e zinco, nutrientes essenciais para a recuperação do tecido intestinal. E o caldo de ossos ajuda na reparação do revestimento intestinal por conter glutamina (aminoácido).

Veja mais!

O alimento mais saudável do mundo segundo pesquisadores fornece 100% das necessidades diárias de vitaminas e minerais essenciais em apenas 100 gramas

Os valiosos benefícios do chá de caroço de abacate: para que serve e como fazer essa bebida que é um tesouro para a sua saúde

Temas relacionados