A aveia deixou de ser o grão exclusivo do café da manhã e já aparece com mais frequência nas refeições das pessoas que buscam uma alimentação saudável, rica em fibras e mais nutrientes.
Esse superalimento é ideal para lanches, seja com frutas e iogurtes, como o famoso mingau de aveia para quem deseja perder peso, em vitaminas e sucos, dentre tantas outras receitas nutritivas com farinha de aveia ou em flocos.
Ele é uma fonte sólida de grãos integrais saudáveis para o coração e por isso é conhecido pelos seus inúmeros benefícios à saúde. Por este motivo, começar o dia com essa carga nutritiva é uma ótima escolha.
Dentre tantas vantagens já conhecidas desta alimento, pesquisas mostram que a aveia e a farinha de aveia podem apoiar o controle do açúcar no sangue e reduzir os níveis de colesterol, ajudar a controlar o peso, melhorar a saúde digestiva e muito mais.
Conheça os benefícios da farinha de aveia
A aveia é um carboidrato complexo rico em vitaminas, minerais e fibras. Rica em antioxidantes, ela ajuda a reduzir a inflamação do corpo, e também melhora a imunidade graças aos nutrientes essenciais na sua composição, como magnésio, zinco e ferro. Uma porção de 1 xícara de farinha de aveia cozida contém:
- Calorias: 166
- Gordura: 3,56 g
- Proteína: 5,94 g
- Carboidratos: 28 g
- Fibra: 3,98 g
- Cálcio: 21 mg
- Ferro: 2,1 mg
- Magnésio: 63 mg
- Fósforo: 180 mg
- Potássio: 164 mg
- Zinco: 2,34 mg
O tipo de fibra presente na farinha de aveia é o beta-glucano. Segundo pesquisas, ela pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol. Assim como a aveia, a farinha de aveia também tem vários benefícios.
Veja algumas vantagens de consumir esses alimentos a partir de informações já mostradas em estudos, segundo o Verywell Health.
Fornece antioxidantes:
Os polifenóis na farinha de aveia possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, essenciais para combater o estresse oxidativo causado por radicais livres.
Estudos indicam que esses compostos podem ajudar a minimizar os efeitos do envelhecimento e prevenir doenças crônicas, como doenças cardíacas, derrames, diabetes tipo 2 e obesidade.
Reduz o açúcar no sangue:
A aveia é especialmente benéfica para pessoas com diabetes tipo 2, pois a fibra beta-glucana pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina.
Como um carboidrato complexo, a aveia ajuda a estabilizar os níveis de glicose, minimizando picos e quedas após as refeições.
Fornece muitas vitaminas e minerais:
A farinha de aveia é rica em ferro, magnésio, selênio e zinco, que apoiam a função nervosa e muscular. Sua alta quantidade de fibras solúveis, especialmente beta-glucana, pode ajudar a reduzir o colesterol e melhorar a saúde do coração.
Melhora o colesterol:
Estudos indicam que o beta-glucano da aveia pode reduzir o colesterol total e LDL, promovendo a saúde do coração. O consumo de aveia aumenta a ingestão de fibras, isso ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas em pessoas com colesterol levemente elevado.
Ajuda a controlar o peso:
Pesquisadores investigaram como a farinha de aveia pode ajudar no controle do peso. Em um estudo, participantes que consumiram aveia por 12 semanas apresentaram redução do peso, da gordura corporal e da relação cintura-quadril em comparação com o grupo placebo.
Embora mais pesquisas sejam necessárias, outro estudo sugere que o beta-glucano da aveia pode influenciar hormônios do apetite, como a grelina, aumentando a saciedade e reduzindo a ingestão calórica.
Bactérias saudáveis no trato digestivo:
O beta-glucano da aveia é uma fibra solúvel e prebiótico. Estudos indicam que o consumo de aveia promove a quantidade e a variedade de bactérias intestinais saudáveis, seja em pessoas com ou sem problemas gastrointestinais. O cereal ainda melhora a permeabilidade intestinal, facilitando a absorção de nutrientes.
Reduz o risco de asma:
Incluir aveia e mingau de aveia na dieta desde cedo pode ajudar a reduzir o risco de asma em crianças, pois esses alimentos podem diminuir a inflamação. No entanto, são necessárias mais pesquisas para confirmar essa associação.
Alivia a constipação:
O alto teor de fibras da farinha de aveia promove uma digestão saudável e pode aliviar a constipação. A fibra solúvel, especialmente a beta-glucana, normaliza os movimentos intestinais, amolecendo as fezes e facilitando a evacuação.
Saiba qual o tipo de aveia mais saudável para consumir no dia a dia
Você já deve ter notado que existem diversos tipos de farinha de aveia disponíveis no supermercado. Alguns formatos incluem pacotes instantâneos, aveia à moda antiga e aveia cortada em aço. E há também a aveia noturna, que é a aveia preparada na noite anterior.
Ainda que a aveia seja uma opção saudável para o café da manhã, opte por uma versão simples, sem adição de açúcares. O ideal é que você possa adoçar o seu preparo em casa usando canela, nozes, frutas ou mel para limitar a ingestão de açúcar adicionado.
A aveia também é ótima opção para assar biscoitos ou pães ou misturá-la em um smoothie ou shake de proteína para aumentar a espessura.
Quais são os ricos para a saúde se você comer aveia todos os dias?
O consumo regular de aveia vai trazer inúmeros ganhos para a sua saúde, a não ser que você tenha alergia ou sensibilidade à aveia ou ao glúten.
O consumo deste alimento pode aumentar a ingestão de fibras, ajudar a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue e, potencialmente, reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas.
Os especialistas recomendam incorporar lentamente a aveia em sua dieta para evitar uma sobrecarga inicial de fibras. Isso pode causar sintomas como inchaço e gases até que o corpo se acostume com a fibra extra
Veja mais!
Aveia é o melhor cereal para a sua saúde mental e física. Descubra os benefícios!
Como comer aveia à noite ajuda no emagrecimento se você consumir do jeito certo