Você já deve conhecer alguns benefícios da aveia para a saúde, mas sabia que é bom comer aveia todos os dias? Esse cereal contém inúmeros nutrientes e compostos bioativos que o colocam em uma categoria de superalimento.
Uma das inúmeras coisas boas para destacar, é que ela tem uma fibra solúvel conhecida como beta-gucana, responsável por ajudar a regular os níveis de colesterol e açúcar no sangue. E ainda tem antioxidantes que contribuem para diminuir a pressão arterial. O que isso significa? Prevenção de infarto e mais problemas cardíacos.
Por vários motivos, esse cereal é um potente aliado no cardápio diário, além de ser bastante versátil para inúmeras receitas (muito além de um mingau delicioso!), já que é encontrado na forma de farelo, flocos e farinha. Você nunca mais vai querer tirar a aveia do seu cardápio!
Composição da aveia: nutrientes e compostos bioativos
Os nutrientes presentes na aveia têm respostas anti-inflamatórias, antioxidantes e imunogênicas. Além disso, é uma importante fonte de carboidratos, ácidos graxos, vitaminas do complexo B, cobre, ferro, magnésio, manganês, selênio e zinco.
O cereal é rico em vitaminas, minerais, polifenóis, terpenóides, alcalóides, esteróis e ácidos graxos insaturados, o que colabora para uma melhor imunidade mais para a prevenção de algumas doenças.
Benefícios da aveia: entenda por que é um superalimento
Recomendada para quem faz dietas e para o consumo diário, a aveia possui muitos fatores benéficos e por isso vale a pena conhecer cada caso.
Sensação de saciedade e amiga da dieta
Uma das características do consumo da aveia é o aumento da sensação de saciedade por ser rica em fibras. Não é por acaso que especialistas indicam em dietas de quem deseja emagrecer. E por ter baixo índice glicêmico, a absorção do cereal pelo organismo é mais lenta em comparação a outros carboidratos, por este motivo não costuma estar relacionada ao ganho de peso.
Diminuição da pressão arterial e doenças do coração
Rica em potássio, que oferece benefícios antioxidantes, o consumo da aveia contribui na diminuição da pressão arterial e no equilíbrio dos batimentos cardíacos. Por este motivo, o é um importante aliado na prevenção de casos de infarto e outros problemas cardíacos.
Redução dos riscos de infecções
A aveia ainda pode reduzir os riscos de infecções por vírus e bactérias, uma vez que é rico em selênio. Esse mineral atua no sistema de defesa antioxidante. Outro fator que colabora para o fortalecimento do sistema imunológico é a presença de ferro, polifenóis e aminoácidos.
Saúde digestiva em dia com o consumo de aveia
A saúde digestiva também é beneficiada com o consumo da aveia, já que ela atua na redução dos índices de colesterol ruim por causa da fibra beta-glucana.
Aveia atua na saúde mental: humor, sono e bem-estar
Rica em vitaminas do complexo B, a aveia é uma importante fonte de energia, oferecendo um efeito prolongado, e colabora com o aumento da disposição. E ainda atua na melhora do humor! A presença de fibras, responsáveis pelo melhor funcionamento do intestino, favorecem a síntese de serotonina, neurotransmissor que atua na sensação de bem-estar e proporciona uma boa noite de sono. O magnésio promove um maior relaxamento.
Aveia tem ou não tem glúten? Celíacos podem comer aveia?
Essa é uma dúvida comum entre as pessoas com doença celíacas. Algumas evidências científicas já apontaram que a aveia pode ser tolerada por uma parte dos celíacos, porém é algo que varia de acordo com a gravidade da doença e da contaminação do alimento. Então, melhor não arriscar.
A ingestão da aveia comum por pessoas que são intolerantes ao glúten e celíacos não é segura. Porém, naturalmente, a aveia não contém glúten. Mas no Brasil, a aveia é cultivada e processada nos mesmos locais que o trigo, a cevada e o centeio, cereais que contêm glúten, e acontece uma contaminação cruzada.
Graças às marcas importadas dos Estados Unidos, é possível encontrar no Brasil tipos de aveias isentas de qualquer traço de glúten. Isso porque não são cultivadas por aqui. Mas sempre vale checar as embalagens com atenção ou fazer contato com a marca fabricante para se certificar da segurança.
Quem tem irritação no intestino pode comer aveia?
É importante que as pessoas com intestino acelerado comam o cereal como moderação devido ao alto índice de fibras, caso contrário, o quadro pode piorar. Já quem tem síndrome do intestino irritado, o recomendado é não consumir aveia.
Pessoas que tenham essa inflamação devem ingerir alimentos de fácil digestão. Como as fibras permanecem mais tempo no intestino, a ingestão desses alimentos fibrosos pode provocar ainda mais irritação.
Saiba qual a melhor maneira de consumir aveia
A aveia é bastante versátil na cozinha. É possível incluir na saladas de frutas, no leite, em iogurtes, shakes, snacks, bolos, preparos de salgados e doces. E o grão ainda pode substituir a farinha de trigo em receitas de pratos frios ou quentes e sobremesas.
E para quem não consome o leite animal, é possível preparar o leite de aveia caseiro. E também é possível preparar uma granola saudável e saborosa misturando com outros cereais.
Veja mais:
Saiba qual é a quantidade ideal de fibras que você deve comer por dia.
Aprenda uma receita deliciosa de bolo de cenoura com farinha de aveia (sem glúten!)