Você já ouviu falar do sorgo? Ele é um dos cereais mais importantes do mundo. Ocupando a quinta posição, ele vem depois do trigo, arroz, milho e cevada. Sorgo é o termo que designa todo um gênero de grãos nativos de regiões tropicais e subtropicais. São mais de 30 espécies diferentes, sendo que apenas uma é própria para o consumo humano. As outras espécies possuem aplicações diferentes, podendo ser usadas como biocombustíveis e ração de animais. Descubra mais sobre ele e os benefícios que possui para a sua vida!
Plantação de sorgo
Sorgo
A espécie que é comestível para humanos é o Sorghum bicolor. Amplamente vendido pelo mundo todo, seu uso é mais comum no preparo de melaço, xarope de sorgo e como grão. A versatilidade desse cereal o faz ser um dos mais importantes para o mundo, principalmente por não conter glúten, sendo uma alternativa ideal para quem é celíaco ou possui intolerância. Esse grão tem muitos nutrientes essenciais para o organismo e traz diversas vantagens para quem o consome.
O sorgo é rico em vitaminas, antioxidantes, proteínas, gorduras boas e possui uma quantidade significativa de fibras:a quantidade de fibras presente em uma porção desse grão corresponde a 48% da dose recomendada por dia. Isso significa que o aparelho digestivo trabalha melhor, ajudando a evitar problemas como prisão de ventre e outros. Além disso, essas fibras são importantes para a redução do nível de colesterol ruim (LDL), protegendo a saúde do coração.
Grãos de sorgo
Esse cereal também ajuda a regular o nível de insulina no organismo, por causa da presença de tanino e enzimas que inibem a absorção de amido. Sendo assim, é indicado para diabéticos, já que evita picos no nível de glicose. A alta quantidade de minerais como o cálcio e magnésio também são essenciais para a saúde dos ossos.
Sorgo
São muitos os benefícios desse grão para a saúde. Além de ser uma grande fonte de nutrientes, o seu consumo é uma alternativa incrível para quem tem intolerância à glúten e para quem busca uma alimentação saudável. Você já conhecia o sorgo? Compartilhe conosco a sua experiência pelos comentários do Facebook!