• Entrar
  • Cadastrar
Comer aveia te deixa com mais energia? Saiba os efeitos do cereal no seu corpo

É verdade ou não que a aveia dá energia? Descubra agora!

A aveia é um dos cereais mais utilizados no dia a dia de quem deseja seguir um estilo de vida mais saudável pelos seus inúmeros benefícios, mas será que entre eles está uma carga extra de energia para o corpo? Ela é um dos alimentos que melhoram o desempenho físico? Temos a resposta aqui no TudoGostoso! Confira agora mesmo e surpreenda-se.

A aveia dá mais energia?

Não é à toa que a aveia é bastante consumida durante o café da manhã: ela é uma grande fonte de energia para aguentarmos o restante do dia. Isso porque o cereal é um tipo de carboidrato recomendado para quem pratica atividades físicas por aumentar a disposição e afastar a preguiça. Entre os seus compostos está a fibra betaglucana, responsável por liberar a energia de forma lenta e constante, fazendo com que quem a consuma tenha ânimo por um período de tempo prolongado. Tudo de bom, né? Às vezes tudo o que você precisa pro seu dia começar melhor seja uma porção de aveia!

Efeitos da aveia no corpo

O alimento contém diversos nutrientes como fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, potássio, fósforo, cobre, manganês, vitaminas, carboidratos e proteínas. A aveia libera a serotonina, uma molécula responsável pela regulação dos níveis de humor no cérebro, fazendo com que tenhamos mais pensamentos e sentimentos positivos ao longo do dia e isso contribua para a saúde mental. Ela diminui os níveis de glicose no sangue, sendo ótima para o controle do açúcar! Além desse fator, também melhora a sensibilidade à insulina, sendo indicada para pessoas que possuem diabetes tipo 2. Esse cereal é ótimo para quem tem problemas de prisão de ventre, pois acelera a digestão.

Aveia engorda?

Atenção! Será que a queridinha do mundo fitness por ser uma escolha saudável e rica em proteínas também pode ser considerada uma ameaça para a balança? Mesmo o cereal sendo uma fonte de carboidrato, consumir aveia com moderação não contribui para o ganho de uns quilinhos. Pelo contrário, quem inclui aveia na dieta costuma ter mais saciedade, ajudando no processo de emagrecimento. A aveia é um alimento rico em fibras e carboidratos, o que faz com que proporcione uma maior saciedade por um período prolongado de tempo. Mas tome cuidado! Como nada em excesso é bom para o organismo, se ela for consumida em grandes quantidades pode gerar problemas pelo seu nível calórico. É importante fazer uma dieta balanceada, para alcançar os resultados desejados.

Como utilizar a aveia em receitas

Esse alimento pode ser encontrado em formato de flocos, em farelos ou como farinha. A aveia geralmente é usada no cereal matinal, acompanhada de frutas, leite ou iogurtes. Ela também pode fazer parte do preparo de bolos e pães. Mas sem dúvidas não tem como falarmos de aveia e não mencionar o seu produto mais famoso: o mingau! Essa é uma refeição que garante que fiquemos saciados por bastante tempo, além de facilitar a digestão e ajudar o fígado em seu trabalho de desintoxicação.

Veja mais

Bolo de cenoura com farinha de aveia: aprenda como fazer a receita sem glúten deliciosa para o lanche
Pão de aveia de frigideira fica pronto em menos de 5 minutos e leva poucos ingredientes. Veja como fazer!
Vitamina de banana e cacau com leite de aveia: como fazer

Temas relacionados