• Entrar
  • Cadastrar
Comer linhaça te deixa mais magro? Saiba os efeitos da semente na sua dieta

A linhaça é uma semente rica em fibras e gorduras boas. Seu consumo diário regula o apetite e auxilia no controle glicêmico. 

A linhaça prolonga a sensação de saciedade e evita que você sinta fome o tempo todo. (créditos: Shutterstock) 

A linhaça é uma semente oleaginosa muito rica em fibras e ômega 3. O alimento também é conhecido por oferecer bons resultados em dietas com foco na perda de peso. Por isso, muitos especialistas recomendam o consumo de duas colheres de sopa de farinha de linhaça diariamente. O farelo pode ser adicionado nas refeições, no leite, nas frutas ou iogurte. Além disso, a semente também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e o colesterol.

Conheça os efeitos da linhaça na sua dieta e outros benefícios da semente para a saúde.

Consumo de linhaça aumenta a sensação de saciedade e controla o apetite

A linhaça é uma semente com grande quantidade de fibras alimentares. O seu consumo prolonga a sensação de saciedade, o que ajuda a reduzir a ingestão de alimentos ao longo do dia. Sendo assim, a linhaça em si não reduz o peso, mas controla o apetite e retarda o esvaziamento gástrico. Alimentos com fibra também fazem o corpo liberar insulina mais lentamente, mantendo o índice glicêmico em equilíbrio e, consequentemente, reduzindo a fome.

A linhaça ainda é uma grande fonte de ômega 3, um ácido graxo importante para diversos processos metabólicos. Uma de suas funções no organismo é direcionar as calorias ingeridas para serem utilizadas como fonte de energia, ao invés de ficarem armazenadas no tecido adiposo. Dessa forma, o consumo de linha também ajuda na manutenção e na perda de peso.

Como incluir a linhaça na rotina

A melhor maneira de consumir linhaça é moída ou triturada. Você pode incluir a sua farinha em diversos pratos do dia-a-dia ou até mesmo em receitas de bolos, pães, biscoitos, panquecas, tortas e massas. Outra maneira de aproveitar os benefícios da semente é a partir do óleo de linhaça. Ele confere um sabor amendoado aos pratos e pode ser utilizado para temperar saladas e vinagrete. No entanto, seu uso não é indicado para preparos quentes, porque seu ponto de fumaça é baixo.

A linhaça pode ser consumida todos os dias sem nenhum problema. Contudo, por ser rica em fibras, é importante não exagerar na quantidade para não prejudicar a absorção de nutrientes no intestino. O excesso também pode causar prisão de ventre.

Veja também:

Receitas com linhaça: como fazer pães, bolos e mais delícias
4 alimentos que ajudam a emagrecer

Temas relacionados