• Entrar
  • Cadastrar
Amiga do emagrecimento: descubra como a linhaça te ajuda a controlar o apetite na dieta

Saiba qual é o melhor horário para incluir a linhaça no seu cardápio.

Linhaça em pó é uma boa opção para adicionar ao iogurte, aos sucos e mais opções (Montagem com fotos Shutterstock e TudoGososo).

A linhaça é uma verdadeira aliada no controle de peso. Além de todos os benefícios que ela oferece para a saúde e que são comprovados cientificamente, o seu poder nutricional tem efeitos no organismo que colabora para o emagrecimento.

Não é questão de mágica. A linhaça possui propriedades que auxiliam nesse processo, já que ela promove uma sensação de saciedade graças ao alto teor de fibras solúveis. Por este motivo, é uma dica saudável e valiosa para quem deseja emagrecer sem dietas milagrosas.

As fibras insolúveis presentes na linhaça atuam no melhor funcionamento do intestino e contribuem para a eliminação de toxinas. Outro fator é que ela também ajuda a eliminar a retenção de líquidos.

Como incluir a linhaça no cardápio para emagrecer

Levando em consideração que a linhaça é um item natural e muito saudável para incluir no cardápio, e isso independe do desejo de emagrecer ou não, é possível incorporá-la em vários alimentos como em iogurtes, frutas, sucos e leite. Mas não esqueça de beber água ao longo do dia para evitar constipação por conta do excesso de fibras.

O melhor horário para ingerir a linhaça para emagrecer

Especialistas afirmam que quando há o desejo de usar a linhaça como aliado à perda de peso, o melhor momento para incluir no cardápio é cedo, ainda no café da manhã. Por ser rica em fibras, há um aumento da sensação de saciedade e a pessoa sente menos fome ao longo do dia.

Saiba qual a quantidade de linhaça deve ser consumida por dia

De acordo com um relatório da Universidade de Harvard, é recomendado consumir uma colher por dia, cerca de 7 gramas de linhaça, que equivale a 2 gramas de fibras, para conseguir ter o melhor aproveitamento dos benefícios da linhaça para a saúde.

Qual o melhor jeito de consumir a linhaça?

A melhor forma de ingerir as sementes de linhaça é moendo para formar um pó. Após ser moída e transformada em pó, deve-se consumir o quanto antes. Depois de exposto ao ar, o pó pode oxidar.

Como consumir a linhaça?

Existem dois tipos de fibra na linhaça: a fibra insolúvel, presente na casca e resistente à digestão, e a fibra solúvel, no interior da semente. Isso explica por que ela não costuma ser consumida no formato original. Os grãos precisam ser manipulados para incorporar os nutrientes de maneira mais eficaz.

Uma opção é moer as sementes até que formem um pó e, assim, fique mais fácil incluir em alimentos variados, desde iogurtes, sucos e saladas a preparações como pães, panquecas de linhaça, pudins e bolos saudáveis.

A hidratação da linhaça também é uma opção interessante para se formar um gel e usá-la como ingrediente culinário. Veganos costumam usar como alternativa ao ovo nos preparos. Em um recipiente, coloque uma colher de linhaça e duas de água e deixe repousar por cerca de 20 minutos.

Veja mais:

Entenda por que as nozes podem ajudar a emagrecer e descubra qual o outro ingrediente saudável que ajuda no processo de perda de peso.

Temas relacionados