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Benefícios do mingau de aveia à noite: o que acontece com o seu sono se comer o prato à noite

O mingau de aveia consumido à noite pode oferecer diversos benefícios para a saúde, principalmente para a qualidade do sono. 

A aveia contém substâncias que melhoram a qualidade do sono e aumentam a sensação de bem-estar. (créditos: Shutterstock)

O mingau de aveia é um prato saboroso e nutritivo que pode ser consumido em qualquer refeição. Inclusive, o preparo é a escolha perfeita para o horário da janta, pois além de ser leve e de fácil digestão, ele ainda ajuda a melhorar a qualidade do sono. Muitas pessoas não sabem, mas a aveia contém substâncias que regulam os ciclos de sono-vigília. Por isso, é um dos melhores alimentos para consumir à noite.

Conheça mais sobre os benefícios do mingau de aveia e como ele pode ser um aliado para quem anda com dificuldades para dormir.

Comer mingau de aveia à noite tem efeitos positivos na qualidade do sono

A aveia é um alimento rico em nutrientes. Um deles é o triptofano, um aminoácido essencial para a produção de melatonina, popularmente conhecida como “hormônio do sono”. A substância recebe esse nome porque participa da regulação do ciclo circadiano, que é o ciclo biológico de aproximadamente 24 horas que influencia os padrões de sono, fome, temperatura corporal e outros processos vitais do organismo. Assim, o aumento da produção de melatonina sinaliza ao corpo que é hora de se preparar para dormir.

O triptofano também participa da produção de serotonina, neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar. Ele também é importante para a qualidade do sono porque participa da produção de melatonina e ainda promove o alívio do estresse e ansiedade. Como todo mundo sabe, para dormir bem é preciso estar com a mente e corpo relaxados, caso contrário, você pode ter dificuldade para adormecer ou ter quadros de insônia.

Dê preferência a alimentos leves durante a noite

A nossa alimentação tem uma influência direta na qualidade do sono. Por isso, procure sempre jantar comidas leves e de fácil digestão. A aveia, por exemplo, é rica em fibras solúveis, que auxiliam na saúde digestiva e regulam o trânsito intestinal. Além disso, ela aumenta a sensação de saciedade, ajudando a controlar a fome durante a noite.

A aveia também estabiliza os níveis de glicose no sangue, evitando picos e quedas abruptas durante a noite. Para quem é diabético, o cereal é ainda mais benéfico porque melhora a sensibilidade à insulina. Além do mingau, a aveia também pode ser consumida em diversas receitas, como panqueca, omelete ou combinada com leite e iogurte.

Como fazer o mingau de aveia

O preparo do mingau de aveia é bem simples e demora cerca de 10 minutos para ficar pronto. Tudo que você vai precisar é de 4 ingredientes. São eles:

  • 2 xícaras de leite integral
  • 5 colheres (sopa) de aveia de flocos finos
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • Canela a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque o leite em uma panela e adicione a aveia e o açúcar.
  2. Mexa bem os ingredientes em fogo médio lentamente até começar a grudar na panela.
  3. Retire do fogo e coloque em um prato fundo.
  4. Polvilhe um pouco de canela para dar mais sabor.

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