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Aminoácido da felicidade: o que é triptofano e quais alimentos são ricos na substância
O triptofano ajuda no controle da ansiedade e depressão, favorecendo o emagrecimento. Veja quais são os outros benefícios do aminoácido e como consumir!

A alimentação influencia muito na nossa saúde mental, afinal, inúmeros nutrientes adquiridos através dos alimentos são essenciais para o funcionamento do nosso sistema nervoso e dos nossos hormônios responsáveis pelo humor. Por isso, é indispensável entender os impactos de uma alimentação inadequada na nossa vida e buscar maneiras de comer mais saudavelmente. Aqui no TudoGostoso você encontra diversas dicas de como realizar refeições mais balanceadas, como escolher legumes e verduras e até dicas de alimentos ricos em nutrientes específicos. Hoje vamos falar do triptofano, conhecido como aminoácido da felicidade. Veja qual a importância do triptofano para o organismo e alimentos ricos na substância!

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O que é o triptofano e qual sua importância?

O triptofano é um aminoácido essencial responsável pela construção e manutenção dos músculos e, principalmente, pela síntese da serotonina e da melatonina. É por sua importância na produção da serotonina que o triptofano ganhou o apelido de aminoácido da felicidade, visto que esse hormônio, junto com a melatonina, atua diretamente no sistema nervoso a fim de regular o humor, o sono, a fome e a memória. Por conta disso, o triptofano é imprescindível para o tratamento de ansiedade, depressão, insônia, défict de atenção e hiperatividade.

alimentos ricos em triptofano As oleaginosas e frutas secas são alguns dos alimentos ricos em triptofano

O que causa a falta do triptofano?

Antes de mais nada, é importante entender que o triptofano, assim como o ômega 3, não é produzido pelo corpo, e precisamos buscar fontes externas dessa substância. A melhor maneira de adquirir triptofano é através da alimentação. Ou seja, uma alimentação inadequada, com o consumo de alimentos ultraprocessados, rica em açúcares, prejudica o funcionamento do sistema digestivo, causando uma má absorção do triptofano.

A falta do triptofano causa um aumento nos níveis de estresse, ansiedade, depressão e insônia. Com uma alimentação balanceada, você notará a diferença no seu humor rapidamente, assim como na qualidade de seu sono. Se você já sofre com insônia, procure adicionar alimentos ricos em triptofano nas refeições noturnas, deixando de lado alimentos gordurosos como frituras, carboidratos simples e açúcares, que tendem a despertar o organismo ainda mais.

Como repor triptofano no organismo?

Como falamos anteriormente, o triptofano é adquirido através de uma alimentação saudável e balanceada, rica em frutas, vegetais, proteínas e gorduras boas. No entanto, é possível fazer a reposição do aminoácido através de suplementos orais como 5HTP; mas essa suplementação só deve ser feita com indicação de um nutricionista ou médico.

O triptofano ajuda a emagrecer?

Sem dúvidas, o triptofano tem um grande papel no emagrecimento e na manutenção do peso. Isso porque ele auxilia na produção da serotonina, que controle os sintomas de ansiedade, diminuindo a compulsão alimentar, uma das principais causas do ganho de peso excessivo.

Não é de hoje que a alimentação e a emoção andam juntas. Momentos de estresse e ansiedade fazem com que procuremos alimentos que proporcionem prazer, como doces e frituras, levando a uma alimentação desbalanceada que favorece o aumento do peso.

Outro ponto importante é que o triptofano acelera o metabolismo e diminui a fadiga, aumentando a queima de calorias e garantindo mais disposição e energia para praticar atividades físicas, melhorando o seu desempenho nas suas tarefas diárias. As atividades físicas também são essenciais para o controle da ansiedade e da compulsão alimentar. Como você pode perceber, tudo está interligado, então levar uma vida saudável com certeza irá melhorar sua qualidade de vida.

Quais os alimentos mais ricos em triptofano?

Muitos alimentos em diversos grupos alimentares são ricos no aminoácido essencial. Isso já facilita na hora de aumentar o consumo diário do triptofano, garantindo uma alimentação diversificada. Veja a seguir alguns desses alimentos:

Oleaginosas

Algumas oleaginosas como castanhas e amêndoas são ricas na substância e fáceis de adicionar ao cardápio. Elas podem ser consumidas puras, com iogurtes, frutas e até em saladas. Aqui mesmo no TudoGostoso você encontra diversas receitas com esses ingredientes como bolinho de castanha-do-pará com queijo e salada de repolho com castanha-de-caju.

Proteínas

Um dos grupos alimentares mais presente no nosso dia a dia, a proteína é, sem dúvidas, a mais fácil de repor. Para garantir um aumento no consumo de triptofano, invista em ovos, peixes como atum e salmão e carne vermelha. A gente sabe que a maioria desses alimentos estão com preços bem salgados, e aqui no TudoGostoso você encontra várias dicas de como escolher cortes mais em conta que cabem no seu bolso.

Frutas

Muitas frutas são ricas em triptofano, e a que possui um maior teor do aminoácido é a banana. Vamos combinar que isso já facilita muito, visto que essa é uma das frutas favoritas da população, podendo ser usada em receitas doces, salgadas, no café da manhã, no almoço. Enfim, a banana é muito versátil! Mas não para por aí, não, viu? Outras frutas como abacate, cacau e frutas secas em geral também são fonte de triptofano.

Chocolate amargo

Nós já abordamos o tema por aqui de como o chocolate amargo ajuda a melhorar a ansiedade. Por conter mais cacau e menos açúcares do que os outros tipos, o chocolate amargo é muito indicado para aumentar os níveis de triptofano do organismo, promovendo sensação de felicidade e bem-estar. O melhor é que ele ainda é delicioso!

Adicionando esses alimentos de forma balanceada a sua rotina será muito benéfico para você. Contudo, busque sempre a ajuda de um nutricionista ou médico para qualquer mudança na sua alimentação.

alimentos ricos em triptofano O cacau e o chocolate são alimentos ricos em triptofano, e aumentam a sensação de felicidade e bem-estar no corpo

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