Só quem sofre com ansiedade, depressão e estresse sabe como é difícil em dias de crise. Mas você sabia que manter hábitos alimentares saudáveis é essencial para que os dias sejam mais tranquilos e felizes? Pois é, existem muitos alimentos que podemos adicionar à dieta para aumentar a sensação de bem-estar e felicidade no corpo, e um deles é o chocolate amargo. Mas calma! Não é para sair por aí comendo uma barra de chocolate por dia, não! Hoje o TudoGostoso explica por que comer chocolate amargo pode te deixar mais feliz e aliviar sintomas de ansiedade. Confira!
Dê preferência ao consumo de chocolate amargo
Comer chocolate amargo ajuda a aliviar a ansiedade?
Sim! Comer chocolate amargo pode ajudar a aliviar sintomas de ansiedade. Para quem não sabe, o chocolate, também conhecido como "alimento dos deuses", é uma iguaria cheia de benefícios para a nossa saúde quando consumido em quantidades moderadas. O motivo é simples: o chocolate é rico em diversas substâncias que aumentam os níveis de seretonina no organismo, o hormônio de prazer e bem-estar, como os flavanoides (um tipo de antioxidante), magnésio e feniletilamina (um aminoácido essencial que não é produzido pelo organismo). Os flavanoides auxiliam no aumento da seretonina; e, quando isso acontece, nosso corpo experimenta uma elevação nas sensações de bem-estar, contentamento e relaxamento, melhorando os sintomas da ansiedade.
Um estudo realizado pela Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, com 85 participantes, revelou que os sintomas de ansiedade diminuíram consideravelmente entre 30 e 60 minutos após a ingestão de chocolate. Além disso, esse estudo também confirma que não importa a porcentagem de cacau presente no chocolate, já que o chocolate ao leite, considerado o chocolate com menos percentual de cacau, revelou o mesmo resultado que o chocolate amargo, com cerca de 70% de cacau. É válido lembrar que o chocolate branco não entra nessa lista, já que ele não possui nenhum teor de cacau, sendo feito apenas com a manteiga do cacau.
Apesar disso, o mais indicado para uma alimentação balanceada é consumir o chocolate amargo porque ele tem uma quantidade menor de açúcar e gordura. O ideal é consumir um quadradinho de chocolate por dia (equivalente a 6 g), dividindo em dois momentos: ao acordar e no final da tarde, já que, nesses dois momentos, os níveis de cortisol (hormônio do estresse) estão no pico.
É possível aliar o consumo de chocolate a uma alimentação saudável
Alimentação balanceada e prática de exercícios físicos
É bom ressaltar que o chocolate não faz milagre! Uma alimentação balanceada, rica em vegetais, grãos e proteínas, bem colorida, é muito importante para manter o corpo e a mente saudáveis. Quem sofre com ansiedade e depressão precisa praticar atividades físicas, já que elas também aumentam o nível de serotonina, endorfina e neuroadrenalina. Essas substâncias, quando liberadas no nosso organismo, agem no sistema nervoso central e fornecem sensação de bem-estar além de alívio da depressão e ansiedade.
É de extrema importância que você procure ajuda profissional para lidar com a ansiedade e depressão, visto que são doenças sérias que podem comprometer seu dia a dia e sua qualidade de vida.
Como adicionar o chocolate nas refeições de maneira saudável?
Comer um bolo de chocolate ou um pavê todos os dias não é lá uma opção muito saudável, não é mesmo? Porém, não se preocupe, existem maneiras práticas e balanceadas de adicionar esse ingrediente no nosso dia a dia. Se você gosta de comer frutas pela manhã, uma excelente ideia é derreter o chocolate e despejar por cima das frutas, como uma calda. Agora, se o que você gosta mesmo é de uma receitinha diferente, nós separamos as duas mais gostosas para você fazer em casa:
A tradicional receita de panqueca usa farinha de trigo comum; porém, essa receitinha fit pode ser feita com farinha de aveia que fica uma delícia! Para a massa, você pode adicionar gotas de chocolate amargo ou até cacau em pó 100%. Uma refeição nutritiva, rica em fibras e muito gostosa.
Essa receita de café da manhã que viralizou na rede social Tiktok é uma ótima maneira de acrescentar chocolate amargo pela manhã. O overnight oats nada mais é do que a mistura de aveia e iogurte em uma tigela, deixando-a descansar durante a noite para ser consumida no dia seguinte. A parte mais legal é que você pode customizar a receita com os ingredientes que você preferir, até para não cair na rotina: morango, banana e outras frutas são os favoritos, mas gotas de chocolate também não ficam para trás.
O overnight oats é uma ótima maneira de adicionar chocolate amargo de forma saudável ao café da manhã
Veja mais:
Como substituir o pão no café da manhã: veja essas dicas incríveis
Lanches fit: receitas e itens práticos para preparar o cardápio da semana